quinta-feira, 31 de agosto de 2017

UMA VIDA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Não há por que gritar através dos espaços para um Deus ausente
. Ele está mais próximo do que nossa própria alma, mais perto de nós que nossos pensamentos mais íntimos.
—A. W. Tozer (1897–1963)

É no silêncio que Deus se faz conhecer e pelos mistérios que Ele se revela.
—Robert Hugh Benson (1871–1914)

Encontrar Deus não é em si um fim, mas um começo.
—Franz Rosenzweig (1886–1929)

Busque na leitura e encontrará na meditação; bata pela oração e portas lhes serão abertas na contemplação.
—São João da Cruz (1542–1591)

Sempre que alguém me diz “Meu problema é que não amo o Senhor o suficiente”, respondo: “Não. Seu problema é não saber quanto o Senhor o ama.”
—Selwyn Hughes (1928–2006)

Chega uma hora que nada tenho para dizer a Deus. Se eu continuasse a orar em palavras, ficaria repetindo o que já disse. É então que é maravilhoso poder dizer: “Posso ficar na Tua presença, Senhor? 
Não tenho nada a dizer, mas gostaria de ficar na Tua presença.”
—Ole Kristian Hallesby (1879–1961)


Deus dá esperança aos que sonham. Concede milagres aos que creem. Jamais decepciona os que confiam e nunca desampara os que com Ele caminham.
—Nishan Panwar


1 João 4:8 (NVI-PT) Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a Ele mesmo." 1 João 3:1
Pensamento: Que privilégio é poder ser chamado de filho de Deus !!! Como é maravilhoso pensar que Deus nos coloca em igualdade a Cristo, que é o filho primogênito de Deus. Fomos chamados para ser um só corpo com Cristo Jesus, e no céu seremos todos uma única família, repletos do amor inexplicável de Deus. E além de tudo, somos herdeiros de todas as coisas que Deus criou.

Oração: Pai querido obrigado pelo Seu amor revelado nesta palavra, que maravilhoso é poder ser chamado de Seu filho. Obrigado também porque foi o Senhor que me escolheu, e me convidou para fazer parte dessa grande família. Obrigado por ter enviado Jesus Cristo para me salvar e livrar de todo de pecado, para que eu possa morar no céu. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Hebreus 1:3 (NVI-PT) O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Colossenses 1:16 (NVI-PT)
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Fonte :Devocional Diário.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

RÁPIDAS

Deus não é um mistério absoluto.
 Ele nos conta muito sobre Ele mesmo na Sua Palavra. Puxe uma cadeira e ouça o que Ele tem a dizer.
 Não vai descobrir tudo, mas dá para começar. “Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; Eu não disse [a vocês]: Procurem-Me à toa.”

De onde Você vem?
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim … aquele que é, que era e que há de vir.

Onde Você mora?
Eu moro … com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças.
 Se alguém me amar, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada!

Conte-me um pouco sobre Seu trabalho. Gosta do que faz?
Sou o que faço todas as coisas. Faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas me agrado.

Você tem alguma preferência em especial?
Amo a justiça … os que praticam a verdade são o Meu deleite.
 São eles os ilustres em quem está todo o Meu prazer!

E do que Você não gosta?

Existem sete coisas: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.


Como Você vê o futuro de nosso relacionamento?

Os planos que tenho para você … são planos de paz, e não de mal, para lhe dar uma esperança e um futuro.
 Então me invocará, e orará a mim, e eu te ouvirei. [Eu te farei] prosperar grandemente em toda a obra das tuas mãos. [Eu enxugarei] de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor. Faço novas todas as coisas
. Eu Me engrandecerei e Me santificarei, e Me darei a conhecer aos olhos de muitas nações.

O que Você pensa de mim?

Com amor eterno te amei
. Embora as montanhas se desviem, e os outeiros tremam, contudo o meu constante amor não se desviará de ti. Chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.

Como posso conhecê-lO melhor?
Volta para Mim e Eu … voltarei para ti. Não temas; Eu te ajudarei.

Há algo mais que gostaria de me dizer?
Quem ouve a Minha palavra e crê naquele que Me enviou, tem a vida eterna.


João 14:23 (NVI-PT) Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.

Jeremias 9:24 (NVI-PT)
mas quem se gloriar, glorie-se nisto:
em compreender-me e conhecer-me,
pois eu sou o Senhor
e ajo com lealdade,
com justiça e com retidão sobre a terra,
pois é dessas coisas que me agrado”,

declara o Senhor.Fonte: Devoções Diária.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Olavo Guerrero: É MUITA AGITAÇÃO

Olavo Guerrero: É MUITA AGITAÇÃO: Uma narração criativa dos eventos que culminaram em Atos 2 “Agitação” é a palavra que me ocorre quando penso nele . Não consigo esq...

É MUITA AGITAÇÃO



Uma narração criativa dos eventos que culminaram em Atos 2

“Agitação” é a palavra que me ocorre quando penso nele
. Não consigo esquecer quando o vi pela primeira vez, durante um culto sabático. Judite, uma viúva idosa que tinha as costas terrivelmente deformadas, aproximou-se de um rabi que estava de passagem por aquelas bandas, implorando ajuda.
Logo depois, estava de pé, ereta, pela primeira vez em anos! Como pôde ser possível?

Eu o vi mais vezes, em geral à distância
. Com boa saúde e relativamente bem sucedido, não acompanhava o desenrolar do trabalho daquele homem por nenhuma necessidade premente que eu tivesse.
 Era que eu adorava ouvi-lo ensinar, ver o semblante das pessoas quando ele as aliviava da dor, as curava ou lhes dava esperança.
.
Eu não tinha o tempo ou a inclinação para largar tudo como fizeram alguns dos seus seguidores mais próximos, mas gostava de vê-lo e ouvi-lo, sempre que nossos caminhos cruzavam
. Eu imaginava que o viria em Jerusalém na Páscoa¸ e não deu outra
. Ali também se instalou uma agitação quando ele entrou na cidade.
 Envolvido pela atmosfera de alegria, lá estava eu balançando ramos de palmeira com a multidão
. Talvez ele fosse mesmo mudar nosso mundo! Sem dúvida era um homem bom e, quem sabe ele não seria mais do que apenas mais um professor?
 Alguns o chamavam de Messias, o salvador do nosso povo.

Mas foram os rumores que surgiram alguns dias depois que deixaram meu coração em grande angústia: diziam que ele havia sido preso.
 Quando soube que ele fora levado diante de Pilatos, mal pude acreditar. Condenado à morte como um criminoso comum? Não podia ser verdade! O que fizera para merecer tal sentença? Não havia dúvida de que os líderes do templo invejavam sua popularidade e sucesso, mas daí a entregá-lo aos romanos era outra história.

Eu não suportaria passar perto de onde se deu a execução. Parecia tão injusto. Quando mais eu pensava no que estava acontecendo, menos entendia. Ele pregava uma mensagem de amor por Deus e pelo próximo e andara por toda parte ajudando os desassistidos. Abrira mão de tudo por amor aos outros. Será que Deus não poderia ter intervindo, feito algum milagre para salvá-lo?

Eu queria falar sobre minha confusão com alguns de seus amigos mais próximos, mão não conseguia encontrá-los. Diziam que estavam em um esconderijo. Então voltei para minha vila, ainda atordoado. Sabia que não havia chance de Jesus aparecer de novo naqueles lados e sentia saudades. Aquele professor maravilhoso que, tudo indicava, não tinha sido nada além disso, estava morto e enterrado.

Sete semanas depois, eu estava de volta a Jerusalém para o Shavuot —a festa de celebração da revelação das Leis de Moisés. Ainda queria conversar com seus seguidores sobre tudo que havia acontecido, mas como haviam desaparecido depois da sua execução, não tinha lá grandes esperanças de isso acontecer.

Nada parecia ter mudado na cidade ou em minha vida. Desde a Páscoa, Jerusalém parecia estar sob uma sombra, como se sentisse culpada por tantos dos seus cidadãos terem apoiado a execução de um inocente.

A cidade estava cheia de gente de toda parte, inclusive estrangeiros. Foi quando os avistei de novo e, como não podia deixar de ser, estavam em meio a uma agitação. Foi bom ver que os seguidores de Jesus estavam bem. Fiquei feliz por eles e também por mim, pois queria muito lhes perguntar sobre o que havia acontecido. Contudo, antes que eu tivesse a chance de me aproximar muito, um deles começou a falar em alto e bom som.

Era difícil de acreditar. Eu sabia que Jesus havia morrido, mas, segundo Pedro, que discursava, ele havia ressurgido dos mortos! Atônito ouvi-o citar e explicar as Escrituras. Não poupou críticas à maneira como as multidões apoiaram a crucificação de Jesus¸ mas ofereceu um caminho de reconciliação: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados.”

Foi um discurso longo, em que, além das explicações, Pedro nos pedia que recebêssemos a “dádiva de Deus”. Não consegui conversar com ele ou qualquer dos outros pessoalmente, mas tampouco precisei. Abri o coração em oração e me entreguei. Foi a melhor coisa que já fiz! Agora estou trabalhando com outros crentes para falar aos outros que Deus nos amou tanto que enviou Seu filho para morrer por nós, para que pudéssemos ser salvos.

Sim, Jesus continua agitando.


Lucas 13:10-13 (NVI-PT) Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e passou a louvar a Deus.

Atos 2:38 (NVI-PT) Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

João 3:16 (NVI-PT) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
"Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe." Hebreus 12:5-6

Pensamento: As tribulações e dificuldades que se apresentam diante de nós muitas vezes não são compreendidas, mas o Senhor permite que sejamos provados para que nosso caráter seja moldado, para que estejamos mais próximos do Senhor, e para que tenhamos uma vida melhor logo após sermos corrigidos. Por isso, não precisamos murmurar em meio a tribulação, vamos adorar ao Senhor em todos as circunstâncias e certamente haverá recompensa.

Oração: Pai querido, obrigado pelas correções e pelas provações que fazem aproximar mais do Senhor. Ajuda-me a suportar sem murmurar e louvando ao Senhor em toda circunstância. Sei que minha vida lhe pertence, meus caminhos estão nas suas mãos, e o Senhor é pai e jamais deixaria seus filhos desamparados. Por isso guarda meu coração de toda tristeza, medo e amargura. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

Fonte: Devocional Diário.



segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CHEGAR A¨LUGARES APRAZÍVEIS¨

Adoro o Salmo 23. Talvez seja principalmente por causa dos versículos sobre lugares calmos, lindos e tranquilos. “Faz-me deitar em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; me guia pela vereda da justiça por amor do seu nome.”
Meditando neste salmo percebi que, de certa forma, é como uma foto da minha vida. Esse pequeno capítulo de apenas seis versículos apresenta um breve retrato dos ciclos da vida, os altos e baixos, os bons e os maus momentos, a tranquilidade e o caos. No entanto, em tudo isso, a presença de Deus é uma constante. É uma verdade imutável e permanente: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”
Gosto de rotina e conforto. Gosto dos momentos em que fico descansando nos pastos verdejantes bebendo das deliciosas águas tranquilas —aqueles períodos em que tudo transcorre bem, quando vejo e sinto as bênçãos, quando as coisas se desenrolam com facilidade.
Para mim, é natural sentir mais a presença do Senhor nos períodos de tranquilidade e abundância. As necessidades são poucas e me sinto mais confiante de que Ele está comigo. De um modo geral, nessas ocasiões, não precisamos ser lembrados de que Deus está conosco, pois sentimos Sua presença, estamos nos pastos verdejantes e ao lado de águas tranquilas.
Às vezes, entretanto, quando as coisas ficam confusas ou não seguem de acordo com o planejado —os momentos “vale das sombras”— começo a sentir menos Sua presença. O rei Davi conhecia bem essas situações e, por isso, deixou um lembrete no quarto versículo: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam.”
Deus está conosco. Consola-nos, mesmo quando não sentimos Sua presença com tanta intensidade. Ele está lá, mesmo que o trecho do vale das sombras na nossa jornada seja um pouco (ou muito) mais demorado do que esperávamos.
Estou passando por um momento assim e, infelizmente, sou impaciente. Quero que tudo acabe rápido, que Deus supra o que preciso imediatamente, sair do trecho do “vale das sombras” e passar para os “pastos verdejantes” o mais rápido possível. E sei que quando isso acontecer, vou querer que meu tempo aí dure o máximo possível, antes de ser novamente interrompido por novo vale escuro.
“Deus gosta de surpresas. Queremos uma vida simples e previsível, com caminhos tranquilos e planos até onde a vista alcança. Mas Deus prefere o estilo off-road. Põe-nos em situações difíceis que parecem além da nossa capacidade de suportar, mas não estão. Com Seu amor e graça, conseguimos perseverar. Os desafios que dão nós no nosso estômago sempre acabam fortalecendo nossa fé e nos recompensam com sabedoria e alegria que não teríamos se a situação fosse diferente.”
Eu gostaria que esses nós no estômago parassem, mas também gosto de pensar que Deus está desfrutando da viagem e que de alguma forma Ele vai fazer tudo contribuir para o meu bem. Enquanto isso, espero conseguir conquistar tudo que Ele tem reservado para mim antes dessa viagem off-road chegar ao fim e eu voltar aos pastos verdejantes. Só preciso ter paciência e esperar pelo cronograma de Deus.
Outra promessa que gosto muito é “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” Eu sei que esse versículo se refere ao que o Senhor nos reserva no Céu, mas gosto de clamá-o também para as coisas que tenho certeza Ele tem reservadas para mim aqui na Terra. Como O amo e Ele a mim, sei que tem boas coisas preparadas para mim no futuro.
Salmos 23:2-3 (NVI-PT)
Em verdes pastagens me faz repousar
e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor.
Guia-me nas veredas da justiça
por amor do seu nome.
1 Coríntios 2:9 (NVI-PT)
Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; Devocional Diário.

sábado, 26 de agosto de 2017

CANDELABRO

   



                        
                                        






















































































Manifestar o amor de Deus para aqueles que Ele coloca em nosso caminho cada dia é a essência da vida cristã
. O Apóstolo Paulo foi enfático ao explicar o porquê
: “O amor de Cristo nos constrange”.

Independentemente da forma como orienta cada um a alcançar sua respectiva parte do mundo com Seu amor, Deus nos chamou para sermos “a luz do mundo” e para deixarmos nossa luz brilhar diante dos homens para que vejam nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está no céu.


Ao longo dos séculos —na verdade desde os primórdios da cristandade— os cristãos muitas vezes influenciaram o mundo pela sua contribuição às comunidades das quais participavam. Mesmo quando os outros não necessariamente abraçavam o cristianismo ou sequer o entendiam, e até em situações em que seus adeptos eram perseguidos e difamados, as obras de bondade dos seguidores de Cristo reluziam com força diante de todos, o que deixava muitos curiosos para saber o que tornava os cristãos tão diferentes de grande parte da sociedade. Como ensinou o apóstolo Pedro: “Vivam entre os [descrentes] de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus.”


Ao ajudarmos nossos semelhante e participarmos de forma ativa em nossas comunidades, oferecendo assistência —espiritual, ou prática "Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." 2 Tessalonicenses 1:12


Pensamento: O nome de Cristo tem sido glorificado em sua vida ??? O que temos feito para o Senhor ??? Temos ido à igreja e achamos que isso é suficiente ??? Será que isso é tudo o que temos para oferecer ao Senhor ??? Deus nos chamou para sermos testemunhas do Seu amor, para que Sua glória seja manifestada em nossa vida, para que tenhamos uma vida abundante e que sejamos modelo para as outras pessoas, sal desta terra, e luz deste mundo. Seguimos o exemplo maior de Jesus, e anunciamos o Seu evangelho a todos, porque ganhar almas para Deus é o melhor que podemos fazer. Que o nome do Senhor seja glorificado em sua vida.


Oração: Pai querido, eis-me aqui diante do Senhor para entregar e consagrar minha vida a Ti, pois eu quero ser usado cada dia mais, levando a Sua palavra, anunciando sua graça, para que aqueles que ainda não Te conhecem possam ser alcançados pelo Seu amor. Perdoa pelas vezes que eu tenho sido negligente e deixado de falar do Seu amor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
ou dos dois tipos— àqueles que Deus coloca em nosso caminho; conforme fizermos nossa parte para levar Seu amor aos outros e melhorar suas vidas de qualquer forma que pudermos, nosso exemplo crescerá e será como uma “vela em um candelabro.”

Ao estender a mão aos que nos cercam e expressar nossas crenças em práticas tangíveis que expressem nosso amor e interesse pelos demais, podemos nos tornar exemplos vivos do amor de Deus. Mesmo que você não tenha muito tempo e recursos, pode participar da sua comunidade, tomar iniciativas para, sempre que possível, atender a uma necessidade, mostrando solidariedade e interesse pelo bem-estar e qualidade de vida dos outros. Ao fazer assim, você estará traduzindo o amor de Deus em ações.

Trate todos com educação, inclusive os que são rudes com você. Não faça isso porque as pessoas são boas, mas porque você o é. —Anônimo

O menor ato de bondade vale mais que a maior das intenções.—Kahlil Gibran (1883–1931)


2 Coríntios 5:14 (NVI-PT) Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

1 Pedro 2:12 (NVI-PT) Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

Mateus 5:15 (NVI-PT) E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

"Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." 2 Tessalonicenses 1:12

Pensamento: O nome de Cristo tem sido glorificado em sua vida ??? O que temos feito para o Senhor ??? Temos ido à igreja e achamos que isso é suficiente ??? Será que isso é tudo o que temos para oferecer ao Senhor ??? Deus nos chamou para sermos testemunhas do Seu amor, para que Sua glória seja manifestada em nossa vida, para que tenhamos uma vida abundante e que sejamos modelo para as outras pessoas, sal desta terra, e luz deste mundo. Seguimos o exemplo maior de Jesus, e anunciamos o Seu evangelho a todos, porque ganhar almas para Deus é o melhor que podemos fazer. Que o nome do Senhor seja glorificado em sua vida.

Oração: Pai querido, eis-me aqui diante do Senhor para entregar e consagrar minha vida a Ti, pois eu quero ser usado cada dia mais, levando a Sua palavra, anunciando sua graça, para que aqueles que ainda não Te conhecem possam ser alcançados pelo Seu amor. Perdoa pelas vezes que eu tenho sido negligente e deixado de falar do Seu amor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
                                          Fonte Devoções Diárias.            

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A COMPREENSÃO NOS DEIXA MAIS HUMILDESNO SABER



                                                                                                   Frase para refletir:
                                          “O que não compreendemos; também não o possuímos” (Johann                                  Wolfgang von Goethe, autor e estadista alemão, 1749-1832).
                                                                         






ompreender é mais do que saber ou entender
. É um movimento de apreender o sentido global de uma coisa.
 Apreender aqui é como agarrar a coisa e ir se beneficiando de sua revelação
 Beneficiar como possuir e ser possuído pela amostragem da coisa por ela mesma.
Semelhante a uma planta daquelas trepadeiras que vai se agarrando ao muro, e que na medida em que vai se agarrando vai crescendo, se avolumando, se expandindo e robustecendo e revigorando suas raízes.
 Ela cresce não só em extensão e para o alto, mas, também, para a raiz.


Esse crescimento em todas as direções e sentidos é a compreensão.

 Ela é diferente de saber. Hoje sabemos muito sobre quase tudo.
 Há quem saiba tudo sobre economia, mas não compreende a economia.
Há quem saiba tudo sobre Política, mas não compreende a Política.
Há quem saiba tudo sobre a Bíblia, mas não compreende a Bíblia; há quem sabe tudo sobre a Fé, a Religião, mas não Compreende nem a Fé, nem a Religião. Há quem sabe tudo sobre o ateísmo, mas não compreende nem o ateísmo nem os ateus.
 Há quem domina com um saber incrível as informações dos problemas das pessoas e do mundo, mas não compreende nem as pessoas nem o mundo.
 Do mesmo modo, Compreensão é diferente de entender.
 Entendemos, por exemplo, que um funcionário ou seu chefe chegue atrasado ao serviço, baseado em suas explicações lógicas e justas dentro do funcionamento da empresa, mas não compreendemos esse mesmo atraso e suas implicâncias dentro da totalidade de sua existência, seja como funcionário, seja como patrão.


Nesse caso se entende o “entender” sempre dentro de um padrão de explicações aceitáveis e já dados no âmbito de um sistema de convívio
. A compreensão não se prende a esses esquemas pré-estabelecidos e, muitas vezes, se vale até do silêncio como ausência ou presença de toda e qualquer explicação.
 A compreensão, diferente do saber que quer saber algo sobre alguma coisa, ou do entendimento, que entende as coisas dentro de um espaço de explicação, é uma abertura de sentido e para o sentido amplo das coisas, e que abre infinitas possibilidades de saber e de entendimento acerca do que nos vem ao encontro como desafio de pensar.

 A compreensão abarca uma totalidade de sentido e, por isso mesmo, nos deixa mais humildes no saber e no entendimento do que quer que seja.


Quase ao modo de Sócrates que em sua frase traduzida para um grego meio aportuguesado ficou mais ou menos assim: “Só sei que nada sei”. Isto é, em não sabendo, mas buscando saber na sua profundidade e amplidão, na sua largura e largueza, é que a via do saber vai se dando aos poucos como compreensão.
 Talvez, hoje, o que necessitamos mais é de compreensão.
Sem compreensão continuaremos nessa corrida estafante e estressante de dominar o saber que se dá em tudo, e inflacionados de informações diárias em todas as direções, porém, anêmicos no sentido mais real e profundo das coisas, que nos liberta para uma serenidade de visão e ação efetiva na vida e nas relações com todos e com tudo. Pode estar aí, quem sabe, nossas dificuldades para empreender hábitos, gestos, ações e transformações significativas e efetivas no mundo em que estamos inseridos. Pois o que não compreendemos, não o possuímos, ou melhor, não podemos ser possuídos e nem possuir (de forma salutar) aquilo que ainda não compreendemos.
Fonte: Meditação Diária.


segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O O DA SUAVIDADE E DA FORÇA DE DEUS











Frente fria, massa de ar, brisa, vento, tufão, ciclone, tsunami… Estes são nomes que, frequentemente, aparecem nos
noticiários e servem para designar os fenômenos climáticos relativos ao deslocamento do ar. Revelam o dinamismo, a força e a imprevisibilidade da natureza que está sempre em movimento e transformação
 Assim são os ares, as águas, a terra, os seres vivos criados. Assim é o Espírito de Deus, Espírito Santo que sopra onde quer.


Apresenta-se como suavidade ao Profeta Elias, que reverentemente reconhece a presença do Senhor na leve brisa que sopra no Monte Horeb.
 A sensibilidade de Elias é importante para quem pretende viver a vida da fé: saber munir-se da certeza de que, mesmo quando nada parece acontecer, muita coisa pode estar ocorrendo, o que faz lembrar a frase de Guimarães Rosa: “Quando nada está acontecendo, há um milagre que não estamos vendo”.  Uma das maiores graças alcançadas pelo crente é poder, mesmo em meio à correria, “saborear a suavidade do Senhor” (Sl 26).

Às vezes também aparece subitamente, como vento contrário.
 Vem abalar as estruturas daqueles que navegam, ainda que bem intencionados, numa direção que contraria os rumos do Evangelho. 
Todos nós estamos sujeitos a estes equívocos e aí não resta outra opção: precisamos novamente recorrer a Jesus.


No decorrer da história, não foram poucas as vezes em que a Barca de Pedro, a Igreja, desviou-se da rota proposta e, balançada por suas próprias contradições, precisou humildemente recordar-se d’Aquele que é a razão e o motivo de toda e qualquer opção e empreitada eclesial:
Jesus Cristo. Neste sentido, o Pontificado do Papa Francisco tem sido um verdadeiro “vendaval divino” que está nos ajudando a retomar o prumo de nossa navegação sob a bússola do diálogo, da misericórdia, da acolhida, da justiça e de todos os valores do Evangelho.


Na turbulência que temos enfrentado no Brasil, que vive um contexto eivado de ódio, corrupção, desonestidade, má fé pública, exploração e desrespeito, cada cristão deve ser brisa suave e vigorosa de contradição. Nossa força deve brotar de uma leitura atenta e comprometida da realidade à luz do Evangelho, para não sermos “tragados” pela truculência de vendavais destruidores que, por onde passam, só deixam dor, 0abandono, miséria , miséria e destruição, ao modo de como temos experimentado na vida pública de nosso país.Fonte: Meditação Diária.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

13/082017 HINO DE GRATIDÃO AOS PAÍS












Do coração dos filhos brota, no segundo domingo de agosto, um hino de gratidão por esses homens que levam o nome de pai. Esse é tão belo que o Deus do céu o pediu emprestado para ele.
• Antes de ser pai, esse homem é esposo.
No tempo da juventude encontrou uma mulher com a qual desejou criar vida comum, comunhão de sonhos, de corpos e de tudo.
 Essa mulher que chegou veio quebrar-lhe a solidão.
Não é bom que o homem viva só.
O marido é companheiro, amigo fiel de todos os momentos, parceiro de destino
. Os filhos, pequenos e os filhos crescidos, sentem-se profundamente arrumados pro dentro quando têm a certeza de que existe um sólido amor entre o pai e a mãe.
 Sim, os pais começam a ser bons quando são ternos amigos da mãe de seus filhos. Certamente, uma das experiências mais doloridas que os filhos podem experimentar é a de ver o pai deixando a casa e interrompendo a caminhada venturosa de amor com a mãe deles.

• O pai é presença densa, presença de qualidade, presença forte e meiga no seio da casa. Não é apenas um provedor.
 Sua missão não consiste apenas em conseguir para sobrevivência de sua família
. O que importa é a qualidade de sua presença. Os seres humanos chamados filhos e que enchem a casas são um dom de Deus confiado ao pai e à mãe.
Os pais, na verdade, administram o presente que Deus lhes deu
. Presença de qualidade. Presença forte mesmo quando tenha ocorrido a separação do casal.

• O pai sempre presente vai se tornando amigo e confidente. Aos poucos, conquista a confiança e a amizade dos filhos. Faz-se amigo de muito particular na turbulência da adolescência.

• Os pais não querem que seus filhos sejam cópia-xerox de sua vida
. Eles observam o que vai acontecendo na vida dos filhos ao longo do tempo. Ajuda-os a discernir. Nada impõem. Importante que os filhos não sejam meros joguetes de circunstâncias nem adeptos de uma sociedade consumista e exploradora.


• O pai é como um vigia. Sim, o pai é vigilante sem ser autoritário, “castrador” ou déspota. Mas, não podem ser omissos, covardes e desatentos.
 Há valores que precisam ser abraçados. Necessário vigiar carinhosamente o crescimento da vida afetiva dos filhos para não venham eles a se machucar.
 Uma vigilância discreta e amorosa.
• O pai procurará também ser pai dos filhos que não gerou, mas que sua companheira trouxe de um união anterior. 
Não existe apenas o pai biológico, mas o pai que adota um filho e o conduz até os aposentos íntimos de seu coração.
• O pai da terra o ocupa-se também das coisas do Pai do céu. É alguém que anda numa séria busca do Senhor. 
Ele e a mulher criam em casa um espaço para que o Senhor possa entrar e sentar-se com a família à mesa da refeição. O pai não é um “beato”, mas alguém que denota uma inquietude de estar sempre na busca das estrelas.
 Os filhos ficam felizes de saber que se pai é amigo e confidente de Deus.
Fonte: Meditação Diária.



quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NENHUMA REFORMA SE DÁ SEM ESFORÇO PESSOAL

Nenhuma reforma se dá sem esforço pessoal
                         Frase para refletir:
“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço” (Immanuel Kant, filósofo alemão, 1724-1804)
Sem a “reforma” da maneira de pensar do cidadão nada acontecerá na política.
 Às vésperas de um ano de eleição no Brasil, ouve-se falar muito em reforma política.
Reforma política pode ter muitos sentidos, mas aqui se entende esforços de todos e de cada um para reencontrar e fazer a política como política, na sua forma original e originária
. Ou seja, nos moldes como ela desde seu nascimento foi pensada e vivida para proporcionar o bem comum. Reformar, então, tem o sentido de buscar a forma originária da política e de fazer política, para purificá-la de seus abusos, instrumentalizações, e perversões na pessoa e no Corpo Social.

É ir às fontes do modo de ser político para reaprendermos a sermos políticos.
 Toda Legislação, Constituição, eleição, modo de governar, modo de votar, economia, enfim, tudo o que diz respeito ao público, aos cidadãos, aos governantes, aos rumos da justiça e do direito em uma nação, tem que estar pautado, antes de tudo, nessa capacidade de ir às fontes da política como forma de reformar a política
. Isso exige envolvimento de cada um e de todos, especialmente na mudança interior.
Mudança interior aqui é mudança de si e do próprio Sistema Político vigente.
Gritar pela reforma política sem consciência clara do que seja política e a forma de fazer política, é querer fazer nascer “pelo em casca de ovo”. Consciência clara do que seja política é importante para se pensar e agir politicamente bem, caso contrário, nós estaremos condenados a repetir os mesmos padrões políticos que nos fez chegar aonde chegamos
. A mudança para melhor, neste caso, que sonhamos e queremos, passa pela mudança interior. Mudança interior não é algo subjetivo, intimista e egoísta.

Refere-se ao mudar em si o modo superficial, ingênuo, corrosivo, infantilizado, e criminoso de conceber a política e o ser político, que se dá, sobretudo, em época de eleições. As eleições, muitas vezes, apenas materializam e expõem esse jeito imbecilizado de entender e fazer política de um povo.
Quem sabe para as próximas gerações e dentro de uma reforma, ou mudança política, se comece pensando em dar aos futuros candidatos uma boa preparação
. Boa preparação significa; serviços prestados em comunidades carentes envolvendo práticas ligadas à saúde pública, à segurança, à educação, ao cuidado do meio ambiente, a questões trabalhistas como de desemprego, ao transporte público etc. Mais ainda, com no mínimo dois anos de curso universitário voltados ao estudo da Política, filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, cultura, ética e economia.

Sendo que ao final, todos seriam submetidos a um concurso ou seleção para assumir cargos na política com tempo determinado de mandato.
 Pode ser que nesse estilo o número de candidato ficassem reduzidos para menos da metade. Porém, o retorno e a qualidade na consciência e prática política seria, quem sabe, diferente, melhor, e mais cheio de qualidade para o próprio cidadão e para aqueles que dependem de um bom exercício do bem comum. Reforma política sem reformar a pessoa ou as pessoas que são e fazem acontecer a Política, é como querer apagar o fogo de uma churrasqueira com ar (oxigênio) soprando a brasa incandescente.

Nenhuma reforma se dá sem esse esforço pessoal de clareza e prática, seja em que nível for
. A Política, enquanto tal, para ser reformada, não é uma área entre outras áreas em que as pessoas atuam
. É o próprio modo de cada pessoa e todo um povo se compreender e agir.
 Política não é uma parte da vida do cidadão que de vez em quando precisa ser acionada em reforma, assim como na reforma de uma casa.
Ela é o próprio cidadão o tempo todo pensando, agindo, sofrendo, ajudando, colaborando etc…enfim.. sendo. E reformar a política nada mais é, neste caso, do que formar-se ou recuperar a boa forma da política no seu ser cidadão. No seu início, produz de fato mobilização. Com o tempo, produz, sim, mudança efetiva ou melhoria no todo do Corpo Social.

"Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque ele que te dá força para adquirires riquezas" Deuteronômio 8:17-18


Pensamento: Quanto sabedoria há nesse versículo, pois ele não somente nos traz uma recomendação muito importante que é dar honras e glórias a Deus, como também nos ensina que o Senhor é quem nos sustenta com vida, pois se Ele assim não quisesse não teríamos nem sequer vindo ao mundo.
 Só mesmo pessoas arrogantes e soberbas, tomadas pelo orgulho, para não reconhecer que o fruto do seu trabalho é resultado da graça de Deus.
 Vamos agradecer mais ao Senhor, pois ele nos dá em justa medida e vamos começar a ser mais generosos com aqueles que necessitam.


Oração: Pai querido, obrigado mesmo por tudo que o Senhor colocou nas minhas mãos, entendo que sou apenas um administrador pois tudo te pertence, e deve ser usado conforme sua vontade. Livra-me da ganância sem limites, que faz com que eu coloque meu coração nas coisas deste mundo. Não permita que eu coloque o Senhor em segundo plano, pois quero sempre te adorar, louvar, dar glórias ao Senhor e testemunhar como o Senhor é bom.

Fonte: Devocional Diário.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Olavo Guerrero: Permanecersaudável não é algo que acontece automa...

Olavo Guerrero:
Permanecersaudável não é algo que acontece automa...
: Permanecer saudável não é algo que acontece automaticamente.  Requer esforço e, em geral, uma dose de sacrifício.  É preciso realinhar...

Permanecer saudável não é algo que acontece automaticamente.
 Requer esforço e, em geral, uma dose de sacrifício.
 É preciso realinhar prioridades e se abster de certas coisas que são agradáveis, mas prejudiciais.
 A saúde prolongada depende de investimentos de longo prazo e fazê-los é a opção mais sensata.
 É preferível investir um pouco cada dia para fortalecer nossos corpos a negligenciá-los e sofrer sérios problemas de saúde.

Como de costume, Deus não fará por nós o que podemos e devemos fazer.
 Espera que cuidemos bem de nossos corpos e, geralmente, não anulará as consequências negativas resultantes de não termos feito as escolhas saudáveis que estavam ao nosso alcance.

Regras básicas
Felizmente, Deus definiu regras bem claras para a boa saúde, agrupadas em três categorias principais: espiritual, emocional e física.
 A chave para a saúde espiritual é andar em retidão peran
te Ele, encontrar e seguir Seu plano para sua vida tão bem quando lhe for possível.

O segredo para o bem-estar emocional é ter uma atitude confiante, que reduz o estresse, a preocupação, o medo e quaisquer outras emoções negativas, as quais prejudicam tanto nossa condição física quanto nossa felicidade. O aspecto físico se resume a “comer direito, dormir direito e exercitar-se direito”, fatores que alguns especialistas consideram fundamentais ao bem-estar.

“Comer direito” depende de respeitar algumas poucas diretrizes

. A fórmula é simples, mas a prática nem sempre fácil.
É preciso determinação e planejamento para mudar maus hábitos de alimentação, mas, por outro lado, surpreende descobrir com que rapidez é possível desenvolver o gosto pelos tipos certos de alimentos e perder o desejo de comer os menos recomendáveis.
“Dormir direito” pode não parecer algo difícil, mas, atualmente, muitas pessoas tentam conviver com o déficit de sono.
 É verdade que há pessoas que precisam dormir menos que outras e, em muitos casos, essa necessidade diminui com o avançar da idade, mas as pressões da vida moderna têm levado muitos a sobrecarregar seus dias e dormir menos do que seria necessário para manter o corpo em sua melhor condição.
 Trata-se de uma troca nada inteligente, pois produzimos mais quando estamos descansados.

As pessoas que não têm o hábito de se exercitarem regularmente facilmente negligenciam a prática
. É mais difícil abrir mão do sono, porque os efeitos da falta de dormir são sentidos imediatamente.
 Por outro lado, muitas das consequências de uma dieta inadequada e os efeitos ruins da falta de exercícios, apesar de mais lentos, são certos
. Os exercícios físicos dão ao nosso corpo a capacidade de se autolimpar e de autoregeneração. Além disso, a atividade física fortalece os músculos, os ossos, os órgãos internos e melhora nosso sistema imunológico.
Praticamente cada célula viva em nossos corpos se beneficia quando o tipo certo de exercício físico é feito com regularidade.
Programa personalizado


As regras básicas são universais, mas devido ao processo de envelhecimento e pela grande diversidade de biótipos e preferências pessoais, as alternativas para se obter os melhores resultados variam de pessoa para pessoa. Além disso, as necessidades dos indivíduos também variam com o tempo e outros fatores. Então, como saber o que é bom para você? Muitos “entendidos” no assunto oferecem informações e conselhos conflitantes e, às vezes, algumas dietas e tipos de exercícios são altamente aclamados por um tempo, mas, depois, desacreditados. Que programa você deve seguir? Somente o seu Criador sabe de fato o que é melhor para você e quer trabalhar com você para lhe proporcionar a saúde ideal.
Por que não
 O consultar sobre sua dieta e rotina de exercícios? Uma das maneiras que Ele tem para se comunicar com você é pelo seu corpo
. Se as dores musculares ficarem continuamente piores, pode ser um sinal que você está exagerando ou não realizando o exercício corretamente.
Manter-se em forma é um estilo de vida

A meta é tornar a boa alimentação, o sono apropriado e os exercícios adequados hábitos permanentes, e não algo que se faz por alguns dias ou semanas para eliminar “pneus” e reduzir medidas.
Os quilos perdidos logo voltarão, se os hábitos errados que fizeram que se acumulassem não forem corrigidos. Tipicamente, as dietas e exercícios que prometem soluções instantâneas não têm êxito porque se concentram em resultados imediatos em vez de mudanças de longo prazo. Em alguns casos, talvez a pessoa precise adotar um programa com efeitos rápidos para se tornar saudável ou perder peso, mas para manter essas conquistas terá de formar hábitos saudáveis duradouros.

Se estiver de fato determinado a adotar um estilo de vida mais saudável, deve se fazer duas perguntas: “Como posso transformar em práticas diárias a maneira saudável de me alimentar, dormir e me exercitar?” e “Que programa é o melhor para mim?”
Determinação, estudo e planejamento são essenciais para substituir hábitos ruins por saudáveis, mas a maior vitalidade que isso gera é o que torna o processo autossustentável. O bem-estar que sentimos é tal que queremos continuar fazendo as coisas que nos fazem sentir bem.
1 Timóteo 4:8 (NVI-PT) O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
1 Coríntios 6:19 (NVI-PT) Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Provérbios 24:5 (NVI-PT)
O homem sábio é poderoso,
e quem tem conhecimento
aumenta a sua força; Fonte : Devocional Diário.


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

DISPOSIÇÃO PARA FAZER ACONTECER

A Caridade é uma das virtudes mais agradáveis aos olhos do Pai.
 Porque a Caridade exige a humildade e o amor, pois quando se pratica a Caridade sem interesses aos olhos do Pai, o amor entre as criaturas cresce e renova-se a cada ação para o bem
. Sejamos gratos pelas oportunidades de ajuda para aqueles que necessitam dela, pois quando agimos através do bem ao outro, na verdade estamos acariciando e afagando nosso coração o tornando mais bondoso, portanto os mais beneficiados no ato da Caridade somos nós mesmos, porque estamos promovendo em nós mudanças morais, que vão nos fazer pessoas melhores.
 Lembremos que a Caridade para com o próximo é um degrau que estamos subindo para a nossa regeneração moral e espiritual. Pensemos nisso!               
           Frase para refletir:
“Movimento é o passo de passar da capacidade ao ato” (Aristóteles, filósofo grego, 384-322 a.C.).
Uma pedra só sairá de sua inércia se forças externas atuarem sobre ela, pois ela não tem a capacidade de se mover.
 Com os seres vivos é diferente.
 Conhecer nossa capacidade sem invejar a dos outros é o primeiro passo para realizar o movimento.
 Uma das definições de inveja é não ver o que se é e se tem e achar que quem é e tem é o outro
. Inveja leva tantas vezes ao complexo de inferioridade, que é achar que o outro é melhor do que sou, ou que tem mais do que tenho.
 Mesmo quem ostenta superioridade, no fundo, no fundo, esconde esse complexo de inferioridade no ar de supremacia.

E no caso do complexo de inferioridade, o outro é sempre mais e melhor do que eu
. E todo sofrimento pessoal, toda intriga, toda agressão, toda rivalidade, e toda perseguição, nasce, muitas vezes, por ignorar a si mesmo. Isso, porque cada pessoa tem dentro de si todas as capacidades humanas possíveis
. Se quisermos voar, por exemplo, isso não é uma capacidade humana, mas dos pássaros, a não ser que voemos de avião ou aeronaves que nos respondam a essa necessidade.
 Desta forma, ninguém precisa invejar ninguém, nem sentir-se inferior ou superior a quem quer que seja.
Basta colocar em ato o que já possui. Colocar em ato é movimento de ir fazendo aos poucos, de ir conquistando, de ir aperfeiçoando dia após dia, até fazer o que se deseja e precisa vir à luz.
 É fazer acontecer, e deixar aparecer.
 Para algo tornar-se realidade é necessário passar da capacidade ao ato, num movimento lento, leve, dinâmico, assíduo e insistente.
O Ato que vem desse movimento, por sua vez, vira atitude. E
 atitude nada mais é do que disposição para fazer acontecer o que se quer de fato. E querer nunca se pode querer de uma vez por todas. Tem que se querer a cada momento, a cada dia, de novo, sempre de novo, pra valer, até que se realize o que se busca. Isso é movimento de passar da capacidade ao ato.
 Sem isso ficamos apenas na “boa vontade”, na “neutralidade”, na inércia, na crítica distante, na ignorância de nós mesmos,
"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Provérbios 3:5-6


Pensamento: A confiança do cristão está baseada na fé depositada em Deus.
 Não importa se o nosso próprio entendimento mostra um caminho diferente, somente Deus pode guiar nossos passos na direção certa.
 À medida que confiamos e reconhecemos sua vontade, o sentimento de bem-estar e realização se fortalece.
 A pessoa confiante é segura e positiva. Vê o futuro com uma certeza interior que o impulsiona para frente.
 Uma pessoa confiante sabe como encarar as derrotas da vida. Otimismo e alegria são frutos naturais de pessoas confiantes.



Oração: Senhor Deus, reconheço que os meus pensamentos podem acabar me levando a atitudes precipitadas, por isso confio a minha vida e os meus caminhos ao Senhor, meu coração é totalmente Seu, minha mente é totalmente Sua, pois eu vivo para te adorar e te servir. Revela Seu propósito para minha vida, e abençoa-me com discernimento e sabedoria para que o meu caminhar seja segundo a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. Fonte: Devocional Diário.