terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SEm lIMITES

Acho que nunca assisti a um número de pulgas amestradas — o clássico quadro circense em que os insetos são os protagonistas —, mas li um artigo fascinante descrevendo como as “artistas” são treinadas.


Ao saltar, as pulgas podem atingir alturas extraordinárias em relação ao seu minúsculo tamanho. No treinamento, as pequenas saltadoras são colocadas em uma caixa ou em um vidro e, como poderiam facilmente escapar, o amestrador tampa o receptáculo e espera.
Ao saltarem para tentar fugir, as pulgas se chocam contra a tampa e caem no fundo de sua prisão. Por várias vezes, a cena se repete: os insetos pulam, acertam a tampa e caem. Até que, depois de um tempo, passam a não saltar tão alto. Quase atingem a altura da tampa, mas não a tocam.

Depois de algum tempo, o treinador remove a tampa e, apesar de que poderiam, então, fugir com facilidade, nem mesmo o tentam. Acostumaram-se a não ultrapassar aquela altura, como se houvessem decidido que aquele seria seu limite, e deixam de tentar saltar além.
 A liberdade está a um salto, um salto que elas não dão. “Pulgas tolas”— criticamos. “Tão desprovidas de inteligência que não percebem que a tampa foi removida.”

Mas, pensando bem, às vezes, também nos permitimos ser limitados por barreiras que existem apenas em nossas mentes. Quando tentamos e falhamos em algo, nossa confiança fica de tal forma abalada que da próxima vez que surge a oportunidade de tentarmos algo novo ou maior, não atendemos ao desafio, por nos julgarmos incapazes.
A vida está cheia de novos começos e possibilidades inéditas.
 Ao iniciarmos um novo ano, devemos nos lembrar da lição das pulgas e não permitir que obstáculos, reveses ou erros do passado nos detenham, como a tampa inexistente de um vidro com pulgas.

Não aceite limites imaginários. Com a ajuda de Deus, podemos alcançar maiores alturas.
Não desista!
Às vezes, o desafio que Deus coloca diante de você pode parecer insuperável, mas para os homens e as mulheres de fé não existem impossibilidades. 
Então o que você está esperando? Comece a escalar! Talvez seja uma subida íngreme, mas a visão lá do alto vale cada pedra no caminho! Olhe adiante e para cima, para as alturas que você logo atingirá e pense na vista com a qual se emocionará se continuar lutando, escalando, vencendo e não desistir.
Filipenses 4:4-7 (NVI-PT) Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
2 Coríntios 12:9-10 (NVI-PT) Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
Romanos 5:3-5 (NVI-PT) Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu."Os espinhos da vida se transformam 
em flores por toda a eternidade."
Dom Bosco