sábado, 13 de agosto de 2016

MAIS RÁPIDO QUE OS BADIDOS


Cresci assistindo televisão em preto e branco, quando os filmes de bangue-bangue eram tremendamente populares. 

Os seriados como Bonanza, ou os filmes do Buffalo Bill e Cisco Kid não contavam com os recursos que o computador hoje oferece, não tinham os efeitos especiais hi-tech atuais nem as perseguições em carros, praticamente obrigatórias nos filmes destes dias.

 Naquela época, o auge da ação se dava quando uma diligência ou um trem sofria o ataque de bandidos, que em geral usavam chapéus pretos (para os diferenciar dos mocinhos que costumavam preferir os brancos).

 Os animais que puxavam as pesadas carruagens não eram páreos para os velozes cavalos dos malfeitores, mas os trens eram presas mais difíceis.


Conforme a música se intensificava em um crescendo, a tensão aumentava e na tela se alternavam o herói tentando impedir que os maus se aproximassem do trem, o maquinista sob grande tensão e o caldeireiro desesperado, lançando sucessivas pazadas de carvão na fornalha da máquina a vapor. 

Quanto mais combustível o homem jogava, mais quente era o fogo e maior a velocidade da composição. Enquanto não faltasse carvão, havia esperança.


Nosso bem-estar espiritual é um pouco assim. Quando acontecem coisas más, ou pensamentos negativos e emoções ruins nos perseguem, corremos o risco de perder a capacidade de lutar, se não conseguirmos avançar e deixar essas ameaças para trás.
 Como nossa própria capacidade de lutar é insuficiente, se dependermos apenas dela ficaremos tão vulneráveis quanto as diligências dos antigos filmes de faroeste.
 Mas a fé em Deus é como uma locomotiva, muito mais poderosa que a nossa força de vontade. 
Alimentamos essa máquina declarando Seu poder e Sua bondade, isto é,  agradecendo-Lhe pela ajuda que sabemos nos dará, mesmo antes de Sua intervenção.


 Quanto mais fizermos isso, mais rapidamente nos distanciaremos das forças negativas e mais longe permaneceremos delas.


Na próxima vez em que você se vir em circunstâncias ruins e a negatividade se aproximar, ponha a fé em ação, concentrando-se em Deus, no seu amor infalível e na Sua ajuda sempre presente. Fogo na máquina — como diziam os ferroviários! E deixe os bandidos para trás.



Efésios 6:12 Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

2 Coríntios 10:3-5 Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

1 Pedro 5:8 Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
"Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá." Provérbios 19:20-21


Pensamento: Fazemos nossos planos e projetos e logo queremos colocá-los em prática. Muitas vezes ignoramos os conselhos e as instruções que podem fazer toda a diferença. O homem sábio nos lembra que se ouvirmos os conselhos encontraremos a sabedoria. Portanto, é melhor deixar seus planos amadurecerem um pouco mais à luz do Senhor antes de lançá-los. Tiago, no Novo Testamento, nos lembra que Deus dá sabedoria se pedirmos sem duvidar. Então enquanto oramos por sabedoria, vamos orar também por paciência para ouvir a Voz do Senhor e para reconhecê-la no tempo certo!


Oração: Todo Poderoso Deus, abra meus ouvidos para que eu possa escutar o Seu conselho, e ajuda-me a discernir os Seus caminhos para minha vida. Tenho tantos planos e projetos, mostra-me quais são do Seu agrado. Guia-me à Sua sabedoria e ensina-me a viver na direção e no poder fornecido pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus eu oro. Amém.