sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CÍRCULO VISIOSO


“Descreve um círculo em seguida vá acariciá-lo e ele se converterá em um círculo vicioso” (Eugene Ionesco, professor romeno considerado o pai do teatro do absurdo, 1909-1994).




Círculo vicioso na concepção popular é aquele modo de ser e agir que volta sempre ao início de um “empreendimento” em repetições intermináveis.
 O vício é para dizer que esse gesto se torna um hábito difícil ou quase impossível de tirar, por mais esforço que se faça.
 É como ficar lambendo a própria “ferida” achando que ela vai sarar, quando na verdade se está apenas mantendo sua exposição.
 Em termos do cenário político brasileiro (e aqui estamos nós num círculo vicioso a falar dele de novo), dá a impressão que estamos num círculo vicioso, no sentido de andar apenas numa direção e, ao final, ter a percepção de que já passamos por aquele lugar, por aquela reflexão, por aquela murmuração, por aquela indignação etc..

Ou seja, se investiga; se denuncia; se prende; se faz acordo de delação premiada, se solta e, depois, começa tudo de novo.
Este círculo já existe a tanto tempo e com mecanismos internos de se perpetuar, que neutraliza todos os esforços de uma renovação.
 E dizemos que o povo continua inerte e quando toma alguma iniciativa de reação é também dentro de um circulo vicioso de vai para as ruas e depois se aquieta.
Se não tivermos claro o que queremos, para onde podemos ao menos querer ir como sociedade organizada num projeto social, político e econômico comum, voltado aos anseios, ás iniciativas, à participação e às necessidade da população como um todo, voltamos ao ponto de partida da crítica, da murmuração, do prender, do delatar etc., sem resultados efetivos para a nação.


Ou seja, caímos de novo no eterno círculo vicioso, onde só se sai muitas vezes na base da força ou da fuga covarde
 Sair de um círculo vicioso com consciência e clareza do que se quer e para onde se quer ir é mais salutar e menos desgastante para cada um e para todos.
Pode ser que o círculo vicioso em que estamos metidos no momento seja o alerta final para sairmos dele sem a necessidade da insanidade humana que, em última instância, apela para os meios desumanos para tentar sobreviver.
 Isso pode funcionar por um momento, mas depois se revela como circulo vicioso que traz novas tragédias e novas formas de opressão para a população.
 É o momento, quem sabe, ainda que questionado por alguns, de pensar antes de agir para não agir sem pensar.

Círculo vicioso é resultado de ações e reações cheias de boa vontade, mas impensadas. Por essa razão é que não se consegue sensibilizar, motivar, aglomerar e conglomerar as pessoas para um projeto de reconstrução ou de transformação da Sociedade que seja um anseio comum para um bem comum. Pensar (quando bem entendido esse termo) é mais do que urgente para quebrar o círculo vicioso em que temos os pés e a vida.

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo de que aquilo que se vê não foi feito do que é visível." Hebreus 11:3

Pensamento: Por mais que a humanidade avance em seus conhecimentos, descobertas e invenções, uma análise científica de inúmeros textos e profecias bíblicas nos revela o quanto a Palavra de Deus continua sendo atual e verdadeira.
Tanto a narrativa da criação registrada por Moisés quanto as mais modernas teorias científicas da formação do Universo apontam para a obrigatória existência de um Criador.

Oração: Senhor Deus, agradeço por todas as coisas que o Senhor criou neste mundo com tantos detalhes, com tanta perfeição, e com tanta beleza. Isso tudo mostra o amor que o Senhor tem para cada um de nós. E é incrivel pensar que o Céu será ainda mais maravilhoso. Obrigado meu Deus e Criador de todas as coisas. Oro em nome de Jesus. Amém.
Fonte Meditação Diária.