quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NENHUMA REFORMA SE DÁ SEM ESFORÇO PESSOAL

Nenhuma reforma se dá sem esforço pessoal
                         Frase para refletir:
“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço” (Immanuel Kant, filósofo alemão, 1724-1804)
Sem a “reforma” da maneira de pensar do cidadão nada acontecerá na política.
 Às vésperas de um ano de eleição no Brasil, ouve-se falar muito em reforma política.
Reforma política pode ter muitos sentidos, mas aqui se entende esforços de todos e de cada um para reencontrar e fazer a política como política, na sua forma original e originária
. Ou seja, nos moldes como ela desde seu nascimento foi pensada e vivida para proporcionar o bem comum. Reformar, então, tem o sentido de buscar a forma originária da política e de fazer política, para purificá-la de seus abusos, instrumentalizações, e perversões na pessoa e no Corpo Social.

É ir às fontes do modo de ser político para reaprendermos a sermos políticos.
 Toda Legislação, Constituição, eleição, modo de governar, modo de votar, economia, enfim, tudo o que diz respeito ao público, aos cidadãos, aos governantes, aos rumos da justiça e do direito em uma nação, tem que estar pautado, antes de tudo, nessa capacidade de ir às fontes da política como forma de reformar a política
. Isso exige envolvimento de cada um e de todos, especialmente na mudança interior.
Mudança interior aqui é mudança de si e do próprio Sistema Político vigente.
Gritar pela reforma política sem consciência clara do que seja política e a forma de fazer política, é querer fazer nascer “pelo em casca de ovo”. Consciência clara do que seja política é importante para se pensar e agir politicamente bem, caso contrário, nós estaremos condenados a repetir os mesmos padrões políticos que nos fez chegar aonde chegamos
. A mudança para melhor, neste caso, que sonhamos e queremos, passa pela mudança interior. Mudança interior não é algo subjetivo, intimista e egoísta.

Refere-se ao mudar em si o modo superficial, ingênuo, corrosivo, infantilizado, e criminoso de conceber a política e o ser político, que se dá, sobretudo, em época de eleições. As eleições, muitas vezes, apenas materializam e expõem esse jeito imbecilizado de entender e fazer política de um povo.
Quem sabe para as próximas gerações e dentro de uma reforma, ou mudança política, se comece pensando em dar aos futuros candidatos uma boa preparação
. Boa preparação significa; serviços prestados em comunidades carentes envolvendo práticas ligadas à saúde pública, à segurança, à educação, ao cuidado do meio ambiente, a questões trabalhistas como de desemprego, ao transporte público etc. Mais ainda, com no mínimo dois anos de curso universitário voltados ao estudo da Política, filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, cultura, ética e economia.

Sendo que ao final, todos seriam submetidos a um concurso ou seleção para assumir cargos na política com tempo determinado de mandato.
 Pode ser que nesse estilo o número de candidato ficassem reduzidos para menos da metade. Porém, o retorno e a qualidade na consciência e prática política seria, quem sabe, diferente, melhor, e mais cheio de qualidade para o próprio cidadão e para aqueles que dependem de um bom exercício do bem comum. Reforma política sem reformar a pessoa ou as pessoas que são e fazem acontecer a Política, é como querer apagar o fogo de uma churrasqueira com ar (oxigênio) soprando a brasa incandescente.

Nenhuma reforma se dá sem esse esforço pessoal de clareza e prática, seja em que nível for
. A Política, enquanto tal, para ser reformada, não é uma área entre outras áreas em que as pessoas atuam
. É o próprio modo de cada pessoa e todo um povo se compreender e agir.
 Política não é uma parte da vida do cidadão que de vez em quando precisa ser acionada em reforma, assim como na reforma de uma casa.
Ela é o próprio cidadão o tempo todo pensando, agindo, sofrendo, ajudando, colaborando etc…enfim.. sendo. E reformar a política nada mais é, neste caso, do que formar-se ou recuperar a boa forma da política no seu ser cidadão. No seu início, produz de fato mobilização. Com o tempo, produz, sim, mudança efetiva ou melhoria no todo do Corpo Social.

"Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque ele que te dá força para adquirires riquezas" Deuteronômio 8:17-18


Pensamento: Quanto sabedoria há nesse versículo, pois ele não somente nos traz uma recomendação muito importante que é dar honras e glórias a Deus, como também nos ensina que o Senhor é quem nos sustenta com vida, pois se Ele assim não quisesse não teríamos nem sequer vindo ao mundo.
 Só mesmo pessoas arrogantes e soberbas, tomadas pelo orgulho, para não reconhecer que o fruto do seu trabalho é resultado da graça de Deus.
 Vamos agradecer mais ao Senhor, pois ele nos dá em justa medida e vamos começar a ser mais generosos com aqueles que necessitam.


Oração: Pai querido, obrigado mesmo por tudo que o Senhor colocou nas minhas mãos, entendo que sou apenas um administrador pois tudo te pertence, e deve ser usado conforme sua vontade. Livra-me da ganância sem limites, que faz com que eu coloque meu coração nas coisas deste mundo. Não permita que eu coloque o Senhor em segundo plano, pois quero sempre te adorar, louvar, dar glórias ao Senhor e testemunhar como o Senhor é bom.

Fonte: Devocional Diário.