quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lindas mensagens edificantes...

O PERDÃO NOS LEVA AO PARAISO

Frase para refletir:
“Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!” (São Francisco de Assis, místico italiano, 1182-1226).

O acesso ao paraíso passa primeiro pelo perdão
. Quando temos consciência que ofendemos alguém de alguma forma, é até fácil pedir perdão, mas quando alguém tem algo contra ti e você “desconhece”, aí fica mais complicado.
 Mas é isso que encontramos no Evangelho de Mateus (5,23) “Assim se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta tua oferta” (são palavras de Jesus).

O perdão se dá em dois níveis, o horizontal, um com o outro e o vertical, você com Deus. Quantas vezes apenas esquecemos-nos das ofensas ou mágoas que praticamos, mas quem as recebeu ficou com o coração machucado, e isso um dia nós teremos que prestar contas
. São as consequências de nossos atos. 
Isso preocupava muito São Francisco.


A cidade de Assis na Itália fica no alto de um monte
. Muitos turistas visitam Assis e se esquecem de visitar a Porciúncula que fica no pé deste monte. Foi nesta igrejinha (hoje está dentro de uma basílica) que começou a ordem franciscana e foi nela (em 1216) que São Francisco teve uma visão (enquanto orava) de Jesus e de Maria, circundada por anjos.


E Jesus lhe pergunta, o que ele queria para salvação das almas, e ele responde; “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um misero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com a completa remissão de suas culpas”. E ouve a resposta; “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis; acolho seu pedido …”. São Francisco com lágrimas de alegria anuncia a todos esta graça com as palavras; “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”. Ficou desde então estabelecido o dia 2 de agosto como o dia do “Perdão de Assis”. Com o tempo, esta graça foi estendida a todas as Igrejas Franciscanas do mundo. Pratique o perdão e abra portas.Fonte Meditação Diária.