terça-feira, 12 de setembro de 2017

Olavo Guerrero: DINHEIRO E PODER

Olavo Guerrero: DINHEIRO E PODER: “O dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor” (Francis Bacon, filósofo, político inglês, 1561-1626     É a ação do homem que ...

DINHEIRO E PODER


“O dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor” (Francis Bacon, filósofo, político inglês, 1561-1626

 

 

É a ação do homem que tornam algo bom ou ruim.
 Quem se serve do dinheiro pode fazer dele um bom criado, isto é, poder usá-lo para criar relações de justiça, de fraternidade, de solidariedade e amor-serviço entre os homens, com os homens e para os homens.
 Mas, quem serve “ao dinheiro”, pode encontrar nele um senhor mau e opressor capaz de destruir toda sua vida e lhe conduzir para bem distante de sua liberdade.
 Sob as mais variadas faces o dinheiro seduz, ilude, e trapaceia os homens na sua ânsia de possuir.

 

 
O universo da Política, da Economia e da Religião é, talvez em todos os tempos, a maior vítima do “poder sedutor do dinheiro”. Ele tem poder de seduzir bons e maus, ricos e pobres, santos e pecadores. Todos são tentados pela sua sutileza de convencimento para se adquirir poder.
 E com o poder, a submissão do que quer que seja.
O cenário político do Brasil, de modo particular, representa um desses universos onde o dinheiro seduziu e destruiu a consciência e a honra de muitos políticos.
Muitos deles conquistaram dinheiro, e com o dinheiro, status, fama, cargos, viagens, mansões, carrões de marca maior, comidas e roupas finas, iates, facilidades de entrar e sair de lugares de luxo etc.

 

Numa palavra, com o dinheiro ganharam/conquistaram o mundo. Porém, como adverte o texto bíblico dos cristãos, perderam a alma. Ao perderem a alma começaram a perder também o dinheiro e tudo o que o dinheiro lhes proporcionou. Eis o preço de quem serve “ao dinheiro” e não se serve “do dinheiro”: a ruína total. Talvez, nessa época em que o dinheiro sob suas mais diversas máscaras se propõe e se dispõe ao uso e abuso dos homens, as palavras “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perdera a sua alma”, e, também, daquelas pronunciadas pelo Santo da Pobreza Evangélica, São Francisco de Assis, ao dizer que “O dinheiro é esterco do diabo”, mereça mais nossa atenção e reflexão acerca do sentido do dinheiro em nossas vidas e em nossas relações. Ele por si mesmo aparentemente é inocente, indiferente e incapaz de nos fazer mal. Mas, nas mãos de pessoas ávidas de desejo de poder e de ambição desmedida, torna-se instrumento de corrupção e destruição do caráter do homem.

"Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14:27

 

 

Pensamento: Enfrentamos muitas dificuldades em nossas vidas, um emprego que não chega, um homem de Deus que ainda não apareceu, desentendimentos em família, problemas de saúde, causas que achamos impossíveis de resolver etc. Mas diante de todas essas dificuldades temos a certeza do amor de Deus em nossas vidas, a certeza de que tudo isso é passageiro e que no momento certo o Senhor vai entrar com providência. O Diabo sabe dos planos de Deus para nossas vidas e ele tenta fazer tudo para atrapalhar. Mas nessa hora entra o Espírito Santo de Deus com todo seu amor e justiça para determinar nossa vitória. Pois o Senhor fala e cumpre, porque Ele nem é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa!



Oração: Pai te agradeço por estar comigo em todas as minhas dificuldades me dando força e esperança, com a certeza que Tu vais suprir minhas necessidades de acordo com a Tua vontade.Te peço em nome de Jesus que abençoe minha vida e de todos meus irmãos em nome de Crist. Amém.
\fonte : Devocional Diário.