quarta-feira, 5 de julho de 2017

O PODER DAS PALAVRAS

                                                                                        Frase para refletir:
“A palavra uma vez falada voa e não retorna” (Quinto Horácio Flaco, poeta e filósofo Romano, 65-8 a.C.).                                                                                                                                 


                                 

Além de sons, as palavras transmitem emoções. 
A palavra tem um poder incrível de sugestionar, influenciar, seduzir, induzir, controlar, manipular, etc., que dificilmente nos damos conta de seu alcance e de sua potência.

 Observe uma criança quando quer chamar a atenção, inicia um pequeno teatro de choro sem nenhuma lágrima.
 Ao mesmo tempo observa a reação dos pais, que com palavras tentam controlá-la, “oh meu Deus, quanto sofrimento, quanta dor do meu pequeno”.
 Para os pais parece brincadeira, mas no seu inconsciente a criança registra e começa a chorar de verdade.
 Quando os pais percebem e reverte o processo com outras palavras, “todo bem, filho, agora está tudo bem”, tudo volta ao normal.
Basta algumas palavras apropriadas para influenciar no comportamento do bebê. 
Primeiramente o bebê ouviu a palavra como se fosse um comando e começou a sofrer de verdade. 
Quando ouviu outras palavras de carinho e apoio, tudo se normalizou
. Embora muitos céticos digam e se recusem a acreditar que um simples bebê possa fazer associações ao ouvirem, mas as palavras carregam consigo algo além de sons; carregam “emoções” em forma de energia que influenciam as pessoas.

Por isso devemos ter um cuidado no que dizemos; principalmente para as crianças, pois elas podem marcar por toda uma vida. 
Uma palavra dita será sempre uma palavra dita, seja ela bendita, ou maldita. Ela “voará” e não retornará. Ficarão apenas os sinais de seus efeitos benéficos ou maléficos.

 O mais importante, então, é cuidar para o que falamos e como falamos cada vez com aqueles que nos circundam, especialmente, com os mais próximos de nosso convívio diário. 


E a grande notícia é que do mesmo jeito que podemos destruir com o poder da palavra, podemos, também, construir. Sabendo disso, cuidemos e nos esforcemos para que toda palavra que sai de nossa boca edifique, construa, eleve, ajude, crie e transforme para melhor tudo e todos ao nosso redor.

                           O Senhor executa atos de justiça, e juízo a favor de todos os oprimidos." Salmos 103:6
          Pensamento: 
Às vezes na história do mundo, esta promessa de Deus parece ser uma miragem perante governos brutais, ódio racial e injustiça humana.
 Ao longo do tempo, porém, governos brutais são esmagados. Déspotas são enterrados. Indignação moral substitui complacência. Como pessoas do Reino, não acha que somos chamados para modelar a ética e valores da vontade de Deus? Então, vamos renovar a oração que Jesus nos ensinou: “Seja feita a Sua vontade, assim na terra como nos céus”! E vamos demonstrar a vontade de Deus nas nossas famílias, amizades e igrejas!
Oração: Santo e justo Deus, eu sei que o Senhor se repugna mais do que nós ao ver a desumanidade que mancha nosso mundo e esmaga pessoas preciosas e inocentes. Por favor, Pai, mostre sua vontade e discipline aquelas nações que são cruéis na sua injustiça. Convença-nos, seu povo, de que como indivíduos e como congregações, devemos ser lugares de reconciliação, justiça, cura e esperança. Use-me, junto com meus irmãos e irmãs na nossa congregação, para mostrar sua justiça e santidade para com aqueles da nossa comunidade que precisam de liberdade de opressão, e que precisam de alguém que os ajude a defender a justiça em todas as áreas da vida. No nome de Jesus eu oro. Amém.Fonte :Devocionário Diário.