quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PESPECTIVA

Dois tipos de relógios oferecem uma boa ilustração de como o homem e Deus vêem as coisas.
 Um deles, o relógio digital, nos informa a hora, o minuto, o segundo e, às vezes, até a fração do segundo, em um formato de fácil leitura.

 É assim que o homem vê as coisas: uma foto do presente. Mas no relógio de ponteiros, também conhecido por analógico — vemos todo o círculo do tempo, como Deus vê toda a eternidade.
Consultar um relógio digital é como ver apenas uma árvore, enquanto o analógico mostra toda a floresta. No primeiro não se pode ver a floresta, apenas a árvore; o passado e o futuro são obscurecidos pelo presente. Mas o outro permite que cada árvore seja vista em relação às outras; em um único olhar, percebe-se, a distância entre um momento qualquer no passado e quanto falta para qualquer outro, no futuro.
Orientar-se por um relógio digital é como dirigir em uma estrada sinuosa ou à noite em uma rodovia não iluminada. O motorista só vê o que está imediatamente à sua frente. Tudo pelo que você passou é apenas uma memória e não é possível ver no futuro além do próximo momento. Você não consegue saber exatamente aonde vai. Por outro lado, orientar-se por um relógio analógico é como viajar com a ajuda de um mapa. Em qualquer momento, você pode ver não apenas onde está, mas também o seu progresso, ou seja, quanto avançou e quanto ainda lhe falta até o seu destino.
A Bíblia pode ser comparada a um relógio de ponteiros. Assim como este oferece uma imagem melhor do seu dia ao colocar o momento em perspectiva com o tempo decorrido e o que ainda não passou, as Escrituras oferecem uma visão mais ampla da sua vida em relação ao todo — da Criação à eternidade.
O relógio analógico é mais complicado que o digital, mas também mais abrangente. Aprender a ver as horas nele demora mais e exige mais esforço, mas é um bom investimento, porque informa muito mais. Entender a Bíblia requer estudo. É preciso algum compromisso e exige mais esforço do que simplesmente viver cada momento, conforme as coisas acontecem, mas é uma maneira muito mais inteligente de encarar a vida.
O apóstolo Paulo disse: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” Em outras palavras, devemos olhar além dos problemas pelos quais estamos passando hoje para ver a meta de longo prazo, a felicidade e as recompensas eternas que nos estão prometidas, se fizermos as escolhas certas e vivermos como Deus quer que vivamos.
Mateus 10:38-39 (NVI-PT) e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.
1 João 2:28 (NVI-PT) Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.
2 Samuel 24:12 (NVI-PT) “Vá dizer a Davi: Assim diz o Senhor: ‘Estou lhe dando três opções de punição; escolha uma delas, e eu a executarei contra você’”.