quinta-feira, 15 de junho de 2017

Olavo Guerrero: COM RAIVA DO MAL

Olavo Guerrero: COM RAIVA DO MAL: Pergunta: Entendo que o amor e a humildade sejam virtudes cristãs, mas como agir diante da injustiça?  Às vezes, fico muito zangado...

COM RAIVA DO MAL


Pergunta:
Entendo que o amor e a humildade sejam virtudes cristãs, mas como agir diante da injustiça? 
Às vezes, fico muito zangado quando leio sobre as coisas terríveis que estão acontecendo no mundo. 
É sempre errado sentir raiva?

Resposta: “Devagar com o andor que o santo é de barro” é uma interpretação do conselho nas Escrituras sobre raiva., mas não quer dizer que não deveríamos nos perturbar com coisa alguma.

Pense quando Jesus chegou ao templo em Jerusalém. 
Uma multidão se apertava no pátio externo do templo.
 Havia muito barulho e movimentação causados pelos vendedores ambulantes que anunciavam seus produtos: pombas, ovelhas, gado e tudo mais que era preciso para os sacrifícios do templo.
 O dinheiro mudava de mãos enquanto as pessoas pechinchavam, discutiam, pediam. Era o mercado vendedor.

Jesus ficou furioso. 
Ali era para ser uma casa de oração, mas estava tomada de atividades e de um comércio não necessariamente honesto. 
Ele poderia ter sido compreensível com os comerciantes e seu interesse por lucro, pois pelo menos prestavam um serviço útil ao fornecer aos adoradores o que precisavam para obedecer à lei de Deus. Além disso, quanto mais as pessoas pagassem para fazer seus sacrifícios, mais os valorizariam. 
Ele poderia ter visto o lado bom da situação e seguido Seu caminho sem falar nada.
Mas não foi o que aconteceu.
 Jesus virou as mesas dos cambistas, derrubou os assentos dos que vendiam pombas e os repreendeu por transformarem a casa de seu Pai em um covil de ladrões, incidente registrado em todos os quatro Evangelhos,, o que mostra a sua importância.

Há situações em que precisamos enfrentar as coisas que estão erradas, mas isso não quer dizer que devamos ter um espírito irado e sair por aí “virando mesas”. Sua Palavra ensina: “Quando vocês ficarem irados, não pequem.
 Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.” Contudo, há ocasiões em que deveríamos defender o que acreditamos ser o certo. 

Defender nossas convicções sobre a verdade e a justiça é parte de seguir Cristo.
Um homem que não sabe se irar não sabe ser bom. Volta e meia, é necessário ter o íntimo abalado com indignação contra o mal.—Henry Ward Beecher (1813–1887)
Salmos 37:8 (NVI-PT)
Evite a ira e rejeite a fúria;
não se irrite: isso só leva ao mal.
Provérbios 14:29 (NVI-PT)
O homem paciente
dá prova de grande entendimento,
mas o precipitado revela insensatez.
Tiago 1:20 (NVI-PT) pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

"Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo." 2 Coríntios 1:5


Pensamento: Quem de nós nunca precisou de um consolo em meio a tribulações, é um momento para desabafar e reanimar. 
Mas o verdadeiro consolo é aquele que vem de Deus, nos enche de paz, e permanece em todo o tempo, nos vivifica, da forças e alegria mesmo na tribulação, faz-nos sentir seguros, não termos medo seja qual for o inimigo.
Que nunca percamos a esperança em nosso Deus, que estejamos sempre buscando de seu consolo através de Jesus nosso Salvador.


Oração: Senhor Deus, obrigado por estar presente em todos os momentos da minha vida, obrigado porque nas horas mais difíceis eu sinto que o Senhor está mais próximo, me sustentando, me consolando, me guardando, me livrando do mal, trazendo a paz mesmo em meio às dificuldades, a paz que só Jesus pode trazer aos nossos corações. Obrigado Senhor, porque eu sei que minha luta é passageira, logo eu poderei testemunhar o livramento e a vitória que o Senhor trouxe a mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém. Fonte: Devoções Diárias.