terça-feira, 12 de abril de 2016

A PRÁTICA DA GRATIDÃO










Cada um de nós é um beneficiário do amor e desvelo de Deus.

Desenvolver uma atitude de gratidão para com Deus gera em nós uma atitude de gratidão pela vida e por tudo mais que ela nos traz.
 Quando paramos um momento para olhar à nossa volta, vemos os pássaros, o céu, a paisagem, as flores, o verde e refletimos nas coisas que desfrutamos — o amor que temos e que compartilhamos com os outros, nossos filhos, nossas experiências — descobrimos muitas razões para sermos gratos. 

Não surpreende que a Bíblia fale tanto sobre gratidão e ações de graças.

É uma atitude que nos leva a nos concentrar em todas as coisas maravilhosas que temos, em vez de ficarmos pensando em tudo de que abrimos mão ou ainda não recebemos.
  Reconhecer que temos tanto e estar gratos por essa abundância abre a porta para que mais bênçãos de Deus venham para as nossas vidas, como vivenciei faz algum tempo, quando comecei a gravar uma série de vídeos sobre as parábolas de Jesus.1

Minha primeira sessão de gravação não foi muito bem. Na verdade, foi horrível!
 Demorei muito mais horas do que imaginei que precisaria para chegar ao produto final e saí dessa experiência bem decepcionado com minha falta de habilidades de comunicação.
 Mais tarde, ao orar sobre isso, percebi haver muitas coisas pelas quais estar grato.
 Sinto-me verdadeiramente abençoado por estudar essas passagens e compartilhar as palavras transformadoras que Jesus nos deixou por meio de Suas parábolas.
 Sou grato pelo bom equipamento ao qual temos acesso e pela tecnologia que permite a disseminação de conteúdo
 — especificamente a mensagem cristã — em grande escala.
 Sou agradecido por como minha fé está sendo renovada diariamente conforme estudo e preparo esse material, e por Deus me usar apesar de minhas muitas limitações.
O que esse exercício de gratidão fez 
or mim?
 Para começar, alegrou-me o coração e o espírito, um tanto abatidos pela decepção inicial.
 Ajudou-me a me concentrar de novo em Jesus e no propósito real do projeto, valorizá-lo e me lembrou do motivo de eu estar fazendo aquilo.

Tudo isso renovou em mim a esperança de que apesar de minha primeira filmagem ter sido uma experiência penosa, a próxima seria melhor.
Ajustar a perspectiva renovou-me a coragem.

Antes de fazer o segundo vídeo da série, orei com grande fervor para que a sessão se desenrolasse melhor, além de agradecer a Deus pela bênção que esse projeto é e pelos dons que me concedeu. Estou feliz em dizer que a experiência foi muito mais tranquila e demorou muito menos.
Algo que está me ajudando a cultivar mais gratidão em minha vida é um diário de gratidão que passei a manter
. Adoro como me lembra do que Deus fez por mim — sobre as alegrias que tenho em minha vida, as orações que Ele atendeu, as vitórias conquistadas, as coisas que fez nas vidas de meus amados. Lembrar de que Deus é parte de minha vida aumenta meu amor por Ele e me faz agradecer-Lhe ainda mais.

Passei a incentivar os outros a também ter um diário de gratidão. Ajuda a perceber quão especial cada dia é e como pequenas coisas podem verdadeiramente ser maravilhosas.
 Parar para escrever nossas bênçãos nos deixa atentos a elas e as valorizamos mais
. A gratidão pelas coisas boas faz com que mais coisas boas aconteçam.

Quanto mais você expressa gratidão pelo que tem, mais terá pelo que expressar gratidão. —Zig Ziglar (1926–2012)

A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Faz com que percebamos que o que temos como suficiente. Transforma a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em claridade. 
Pode fazer de uma refeição, um banquete; de uma casa, um lar; de um estranho, um amigo.
 A gratidão dá sentido ao passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã. —Melody Beattie (n. 1948)
Comece por Lhe agradecer pelas coisas pequenas e, dia a dia, faça crescer a lista de motivos para louvor. Verá que ela crescerá maravilhosamente e, na mesma proporção, diminuirão aos seus olhos os motivos de queixas e reclamações, até que você passará a ver em tudo uma causa de gratidão. —Priscilla Maurice (1811–1854)

Cultiva um espírito de gratidão! Será para ti banquete perpétuo.
 Não há nem deve haver para nós coisas que chamam pequenas graças, pois todas são grandiosas e delas somos indignos, mesmo da menor de todas. De fato, um coração verdadeiramente agradecido extrairá de tudo motivo para dar graças, elevando ao máximo os benefícios das mais escassas bênçãos. —John Ross Macduff (1818–1895)
Oramos pelas coisas grandes e nos esquecemos de dar graças pelas dádivas comuns e pequenas, as quais, na verdade, não são pequenas.—George A. Buttrick (1892–1980)

Tiago 1:17 (NVI-PT) Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Hebreus 12:28 (NVI-PT) Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

Colossenses 3:15 (NVI-PT) Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
 não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Pensamento:

Renovar a mente é um processo que pode durar muito ou pouco, dependendo de cada um. O Espírito Santo sempre nos ensinará a sujeição de nossa mente a Deus desde o momento em que somos feitos novas criaturas em Cristo. Só que muitos de nós simplesmente não aprendem, não enxergam ou não aceitam os ensinamentos do Espírito Santo e insistem em continuar pensando e se comportando como antes. A mente ainda inclina para as coisas da carne. Então vamos consagrar nossa mente a Deus e experimentar a perfeita vontade de Deus.



Oração: Pai querido, quero Te pedir perdão pelas vezes que inclinei minha mente para as coisas da carne, mesmo sabendo dos Teus ensinamentos. O meu sincero desejo, Pai, é inclinar a minha mente para as coisas do Espírito. Então, quero agora consagrar toda minha mente e meus raciocínios a Ti, para que eu fique atento aos ensinamentos do Teu Santo Espírito e para que eu aja, não com passividade em minha mente, mas conforme meu livre arbítrio, de modo a alinhar minha mente com a mente de Cristo. Ajuda-me e ensina-me Senhor, a pensar do mesmo jeito que Jesus pensa e que isto reflita imediatamente no meu agir. Te peço e Te agradeço, em nome de Jesus Cristo. Amém.Fonte:Meditação Diária.