segunda-feira, 23 de maio de 2016

Onde Começar









                          U  ma reflexão sobre a leitura da Bíblia

Eu era jovem quando me converti e me disseram que deveria ler a Bíblia, mas eu não tinha nenhuma ideia de onde começar
. Tinha o hábito de dar uma olhada nas últimas páginas antes de começar um livro, só para ter uma ideia de como a história terminaria. No caso da Bíblia, o que aconteceu foi que caí de cabeça no Livro do Apocalipse. E não fez nenhum sentido para mim!

Felizmente, alguns cristãos mais experientes vieram em meu socorro e me deram alguns conselhos de como eu deveria ler a Bíblia: 
“Os Evangelhos são objetivos e a ajudarão a aprender sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, entender a essência da mensagem de Jesus
. O melhor ponto de partida é o Evangelho segundo João.”
 Foi interessante descobrir depois que é o livro que contém mais palavras de Jesus em toda a Bíblia. Cada capítulo revela um aspecto da Sua personalidade, mensagem e vida.
Mas a leitura não foi isenta de dificuldades.
 Ao terminar de ler os quatro Evangelhos, via contradições entre eles. Se aquela era a Palavra de Deus, por que os autores contaram algumas histórias ou citaram Jesus de forma diferente?
 Alguém me ajudou: 
“Quando você conta um filme a um amigo, não narra toda a história, apenas as partes que lhe chamaram mais a atenção. Outra pessoa provavelmente escolheria outras cenas que lhe pareceram mais relevantes. Não foi diferente com os evangelistas. Cada um relatou alguns aspectos da vida e ministério de Jesus e omitiu outros.”
 Fez sentido.
Na sequência recomendada para leitura, os próximos livros eram Salmos e Provérbios.
 No primeiro encontrei uma coletânea inspiradora de orações, súplicas, louvores, promessas e profecias. No outro, senti-me diante de uma riqueza de sabedoria prática.
 Como o Livro de Provérbios encontra-se dividido em 31 capítulos, proporcionou-me a conveniência de poder ler um capítulo por dia, durante um mês.
Mas se desejar um plano de ação, não apenas para crescer em fé, mas para dividir o que aprender com os outros, leia o Livro dos Atos.
 Ele relata as atividades dos discípulos, como trabalharam juntos e espalharam as Boas Novas, durante os primeiro 30 anos após a ressurreição de Jesus.

Certamente, a Bíblia tem muito mais do que os livros que aqui citei, mas foram um bom começo para minha jornada de fé e ainda hoje são meus favoritos.

Josué 1:8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
Romanos 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.


"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22


Pensamento: Perdoar não é opcional !!! Se alguém te feriu, e você guarda alguma mágoa dessa pessoa, saiba que Jesus assim como ele morreu para perdoar os teus pecados, ele também morreu pelos pecados dessa pessoa. Mesmo que seu coração não queira, faça uma oração a Deus e entregue a vida dessa pessoa nas mãos do Senhor, e peça a Deus que retire todo sentimento ruim que há dentro de você. Há poder no perdão, Deus se agrada quando perdoamos, milagres acontecem, o perdão faz bem a nós mesmos.

Oração: Pai querido, se tenho algo contra alguém, mostra-me quem é essa pessoa e ajuda-me a perdoá-la. Se há algum sentimento de ódio, vingança, amargura, retira-os de mim, e torna-me a dar a alegria plena de comunhão com o Senhor. Eu oro em nome de JesusAmém.Fonte:Meditação Diária.