segunda-feira, 25 de junho de 2018

ABALADO PELAS MUDANÇAS DA VIDA


Pergunta: Prefiro estabilidade e rotina às grandes mudanças dramáticas. Entretanto, ultimamente, os últimos têm sido inevitáveis. Isso é inquietante. Como posso aprender a lidar com circunstâncias dinâmicas sem ficar tão abalado?

 

Resposta: Você tem razão: mudanças são inevitáveis. Na verdade, a vida é uma sequência interminável de curvas e voltas. Tornar-se um adulto demora cerca de 20 anos. Para se chegar a ser a pessoa que Deus deseja é preciso a vida inteira. Ajudar nossos filhos a lidar com as dores de crescimento causa em nós mudanças tão significativas quanto as que eles vivenciam.

 

Quando as pessoas que nos são mais próximas passam por mudanças muito profundas, também somos afetados. Transformações macro como as que ocorrem na economia, na política ou no ambiente também têm seu impacto em nós. Não podemos fugir das mudanças, mas podemos nos beneficiar ao máximo delas. Veja como:

 

Identifique as condições. Separe os aspectos sobre os quais você exerce algum controle dos demais e entregue todos a Deus que, em última análise, controla todas as coisas.

 

Entenda as condições. Faça a diferença entre os aspectos práticos e os emocionais, e lide com cada um segundo seus respectivos méritos. Juntos, podem ser difíceis de enfrentar, mas individualmente se tornam, de um modo geral, administráveis.

 

Mantenha a mente aberta. O que você tem feito ou como tem agido pode ter produzido bons resultados até agora, mas pode haver alternativas melhores.

 

Evoque a ajuda de Deus. As circunstâncias podem ser demais para você, mas não para Ele. “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.” Esse é o fator Deus.

 

Permaneça positivo. Concentre-se nas oportunidades, não nos obstáculos.

 

Dê e receba apoio. É muito possível que você não seja a única pessoa envolvida na questão. Comunique-se com os demais e encontre formas que gerem benefícios que possam ser compartilhados por todos.

 

Tenha paciência. O progresso é, muitas vezes, um processo de três passos: um passo para trás e dois para frente.

 

Pense no longo prazo. “Aquele [Deus] que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.”

 

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

 

1 Coríntios 15:41-42 – Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;

 

Malaquias 3:6 – De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos                         Fonte: Devoções Diárias        Ministério Evangelizar