quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SUPORTANDO DIFICULDADES





Os cristãos não estão imunes às dificuldades da vida, mesmo que alguns achem que deveriam. A expectativa de que a fé nos protegerá de todos os problemas, lutas e sofrimentos pode, diante de intempéries, produzir um “complexo de mártir”, a ponto de acharmos não haver situação pior que a nossa.

 

Quem pensa assim deve dar uma olhada nas situações com as quais os outros — crentes e não crentes — têm de lidar no dia a dia. É possível que alguns pareçam estar materialmente melhores, mas há muitos que não conseguem sequer atender às necessidades básicas à sobrevivência.

 

Apesar de os cristãos enfrentarem dificuldades físicas semelhantes às dos outros e terem muitos problemas, podem, de um modo geral, pelo menos entender pela palavra de Deus que existe uma boa razão para o que está acontecendo, um propósito divino, que sua provação é parte da operação nos bastidores da vida. Mesmo quando não vemos nenhum benefício imediato que possa advir de nossas dificuldades, elas têm o potencial de nos ensinar lições e nos tornar mais fortes. E isso basta para fazer com que seja mais fácil suportá-las.

 Algumas pessoas lidam por anos com aflições, com um patrão difícil, ou com um trabalho que odeiam. Outros — cristãos e não cristãos — são ridicularizados, criticados, rejeitados ou até abertamente perseguidos por suas convicções. Nossa fé em Cristo muitas vezes nos permite entender como até mesmo nossas dificuldades servem para nos ajudar. Os que não creem não contam com um Salvador que os auxilie na compreensão do motivo de suas aflições. As dificuldades existem, mas nossas vidas provavelmente parecem comparativamente fáceis para tantos que não dispõem do senso de propósito que nossa fé nos dá.

 

Podemos aprender e crescer a partir de nossos problemas. Nossas lutas nos ensinam a ter paciência, a persistir, a nos apegarmos às promessas de Deus e suportar sofrimentos como bons soldados de Cristo Jesus — não só por um dia, uma semana ou um mês, mas, se preciso, por muitos meses ou até anos.

 

A Bíblia ensina que Deus abençoa os que pacientemente suportam os testes. “Vocês precisam ter paciência [ao passar por problemas] para poder fazer a vontade de Deus.”

 

Paulo chegou a declarar: “Gloriamo-nos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”

 

Às vezes, passamos por períodos prolongados durante os quais não devemos de forma alguma nos orientar por nossos sentimentos ou pelas circunstâncias. É nessas horas que é importante nos agarrarmos aos fatos claramente estabelecidos na palavra de Deus, dentre eles, o Seu amor. Ele nos ama e se importa conosco, independentemente de como nos sintamos. Mesmo quando tudo parece se voltar contra nós ou dar errado, podemos confiar que o bem triunfará no fim e Jesus sempre estará conosco.

 

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. — 1 Coríntios 10:13 NVI

 

Quem me dera ver adiante

 Quem me dera ver adiante

 Como o faz Deus

 Que a nuvem escura ficasse distante

 Dos filhos Seus

 Não temeria as dores do agora

 Que logo irão embora

 Pois alegrias esperam lá fora

 Por você e por mim

 Quem me dera ver adiante

 Como o faz Deus

 Entender o pranto perseverante

 Nos olhos meus

 Veria que a aurora a noite sucede

 Que o riso ao choro excede

 Os erros a verdade despede

 Assim a fé ensina

 Quem me dera ver adiante

 É sempre o desejo

 Mas Deus oculta do viajante

 Após a curva está o ensejo

 Não saber o que aguarda

 Torna a alma felizarda

 Pois Sua bênção já não tarda

 Vou confiar e obedecer

—Norman J. Clayton (1903–1992)

 

Ele me dá a graça

 Mais graça Deus dá quando as cargas aumentam,

 Mais força concede ao crescer o labor,

 Em grandes angústias envia consolo,

 Em todas as provas dá paz e valor.

 E, quando os recursos em nós se esgotarem

 E em meio ao caminho a força faltar,

 Veremos a fonte da graça divina

 Em nós Seu poder começar a jorrar.

 Tua necessidade maior que Sua provisão?

 Ora isso não tema o teu coração

 Aconchega-te nos braços eternos

 E o Pai delas se ocupará então

 Amor sem limites, poder sem barreiras,

 Que graça infinita, inefável tem Deus!

 E desses tesouros, guardados em Cristo,

 Em grande medida dará sempre aos Seus.

—Annie Johnson Flint (1866–1932)

 


 

2 Timóteo 2:3 (NVI-PT) Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

 

Tiago 1:12 (NVI-PT) Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

 

Hebreus 10:36 (NVI-PT) Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 3:9

 

 

Pensamento: Longe de ser um Deus vingativo, procurando alguma razão para nos condenar, Deus quer que todos os povos, de todas as raças e línguas, O conheçam, sejam alcançados pelo Seu amor, e recebam a Jesus como Senhor e Salvador. Nossa paixão pela vinda do Senhor deve ser igualada por nossa paixão de compartilhar a Sua graça. Se nosso desejo é fazer a vontade do Senhor e agradá-lo no que fazemos, devemos estar sempre atentos às oportunidades que o Espírito Santo nos dá, para anunciar o evangelho de Jesus para aqueles que ainda não foram alcançados.

 

 

Oração: Pai querido, ensina-me a anunciar Seu evangelho com amor, ensinando o verdadeiro significado do arrependimento, da vida em comunhão com o Senhor, e da salvação através de Jesus. Perdoa porque muitas vezes tenho sido negligente, e tenho deixado de falar do Seu amor. Que o Espírito Santo possa me conduzir, criando boas oportunidades para falar de Ti para aqueles que ainda não foram reconciliados. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Fonte : Devocional Diário.