sábado, 23 de dezembro de 2017

ANJOS DE NATAL


 

 
 

Para os Cristãos, todo dia pode ser Natal! Entretanto, ainda que Jesus derrame Seu amor sobre nós todos os dias do ano, infelizmente não é o que vivenciam muitos que ainda não conhecem o verda­deiro sentido no Natal.
Tanta gente anda perdida, solitária, oprimida, fraca e cansada. Alguns sofrem fisicamente; outros, angústias mentais, mas há aqueles que se encontram fracos em corpo, mente e espírito.
Muitos são maltratados: os pobres, os perseguidos, os que passam fome, as vítimas da guerra, do crime e da exploração. São pessoas com as quais ninguém quer se envolver nem se importa, e que têm tão pouco materialmente que lhes faltam até as necessidades básicas.
Por outro lado, existem aqueles de boa condição material, que aparentam ter tudo “sob controle”, mas, perdidos e solitários, são prisioneiros de seus próprios desej
os egoístas. Estão desgastados e sobrecarregados por problemas, estresse, temores e fobias.
Alguns, apesar de estamparem um sorriso, no seu íntimo vivem em dor, dominados pelo vazio e sofrimento. São pessoas amarguradas, com sentimento de culpa. Têm remorso do passado e medo do futuro. Como existe gente perdida e desesperançada no mundo hoje!
É como a canção dos Beatles: “Toda essa gente solitária, de onde vêm?” Bem, posso lhe dizer de onde elas vêm: são fruto do egoísmo do ser humano.
Todas as pessoas sozinhas, perdidas e infelizes são o resultado de um sistema no qual cada um dá prioridade às próprias necessidades e não às dos outros. É aí que nascem as vítimas da solidão: numa sociedade em que as pessoas são predadoras do seu próximo. Elas são os resultados de muitos estilos de vida errados, que, por sua vez, são produto das doutri­nas do próprio Diabo que ensinam: “siga os seus interesses” e “cada um por si”. É daí que provêm todas as pessoas solitárias, de um mundo que se esqueceu do Criador. Elas são as vítimas e o lastimável subproduto de vidas que não se deixam reger pelo amor.
As trevas se adensam
O mundo está ficando cada vez mais frio e escuro, e muita gente sente isso. Talvez não entendam ou não queiram admitir, mas é um fato inegável. O Sol começa a se esconder no horizonte e a noite avança, enquanto o mundo tateia em busca de esperança e algum raio de luz.
Uma sequência de eventos tem deixado as nações se perguntando a razão disto e daquilo. “Por que tanta dor e dificuldade? Por que a matança dos inocentes? Por que tanta angústia e aflição?” São per­guntas que brotam nos corações e nas mentes daqueles cujas vidas estão alicerçadas sobre a areia, ou que simplesmente não têm qualquer fundação e que não sabem as respostas. O mundo nunca sentiu tanta necessidade de verdadeiro amor e soluções como agora!
Faz lembrar o famoso cântico natalino Ó, Noite Santa: “Ó, noite santa, as estrelas brilham tanto! Esta é a noite em que nasceu o Salvador. O mundo espera em pecado e pranto…”
Fala-se tanto dos “avanços” e “progressos” da humanidade na medicina, da tecnologia moderna, de melhores governos e de novas invenções para tornar o mundo um lugar melhor onde se viver, mas, em vez de progredir, na realidade o homem regride cada vez mais. Olhe ao seu redor! As pessoas vivem em pecado, angústia, e definham por dentro. Jamais se conheceu tamanha confusão nem se ouviu tantas vozes proclamando ao mesmo tempo: “Este é o caminho” — tantas falsidades e ilusões. O mundo precisa ouvir a verdade!
Levantem-se, anjos!
Como é o resto da canção? “Em esperança, o mundo enfim exulta. Um novo dia de glória amanheceu!…” O mundo precisa desse raio de esperança! As pessoas precisam ouvir sobre a nova e gloriosa manhã que está bem ali, pertinho delas.
O refrão também é muito significativo: “Caiam aos Seus pés! Escutem a voz dos anjos!” O Senhor quer que as pessoas escutem os anjos, tal como os pastores ouviram quando lhes foi anunciado o nascimento de Cristo.
E trago novidades: você pode ser um desses anjos do Natal, enviado pelo próprio Jesus para anunciar as Boas Novas aos per­didos e solitários deste mundo, e lhes dar o raio de esperança pelo qual têm esperado.
Nesta era de ódio, corações embrutecidos, confusão, engano, intrigas, malícia, fachadas e fingimentos, é tremenda a necessidade do Seu amor. Neste momento, em que as trevas se adensam e sopram os ventos frios, você precisa erguer a tocha. Levante-a firme para que todos a vejam.
Amor em ação
O mundo não apenas precisa ouvir a verdade, mas também vê-la, e nunca a necessidade foi tão grande. Elas precisam, além de ouvir sobre o amor verdadeiro, observá-lo ser traduzido em ação!
Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Não basta falar de amor. Jesus disse que é necessário ter e viver o amor.
O que você pode dar para Jesus?
Neste Natal e durante todo o ano que vem, dê ao Senhor os presentes que mais Lhe agradam — presentes de amor! Dê o seu amor! Doe a si mesmo! Emane o amor e a doçura de Jesus através dos seus olhos, olhe para as pessoas com carinho, seja amável ao falar e aja com amor. Seja para os outros como Jesus: um exemplo vivo da mensagem, a prova viva de que o sermão funciona!
Que melhor maneira de viver o Natal todos os dias do ano do que dar de si constantemente às pessoas ao seu redor, vivendo verdadeira­mente como Ele nos ensinou, demonstrando o Seu amor em todas as pequenas coisas durante o dia, sendo uma prova viva de que o amor de Jesus funciona!
De volta à canção natalina:
“Ele nos ensinou a amar uns aos outros. Sua lei é o amor, boas novas de paz!” Ele confiou a você, Seu filho, a Sua lei: o amor. Agora espera que a observe, que a materialize e viva em amor, para que todos vejam em você um dos Seus discípulos.
Ore e peça ao Senhor para ajudá-lo a viver o Natal cada dia do ano e a guardar o Seu grande mandamento de amar o seu próximo como a si mesmo. Essa é a verdadeira razão do Natal. É a razão para tudo. Para começar, foi por isto que Jesus veio no primeiro Natal: para podermos ter vida eterna, mas também para nos ensinar a amar, para que então compartilhássemos essa vida com os demais.
Doe-se! Dê aos outros o seu amor, as suas orações, o seu tempo, a sua atenção, o seu cuidado. Ame Deus, amando o seu próximo! Expanda o seu amor neste Natal! Seja um anjo!
Romanos 1:12 (NVI-PT) isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
1 Pedro 3:15 (NVI-PT) Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Colossenses 4:5-6 (NVI-PT) Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
Fonte:Devoções Diária