sexta-feira, 23 de junho de 2017

Olavo Guerrero: A MENTALIDADE POSITIVA

Olavo Guerrero: A MENTALIDADE POSITIVA: Recentemente, durante um curso para conselheiros do qual participei, discuti com meus colegas a questão do discurso auto deprec...

A MENTALIDADE POSITIVA













Recentemente, durante um curso para conselheiros do qual participei, discuti com meus colegas a questão do discurso auto depreciativo.
 Logo ficou claro se tratar de um hábito ruim que, na vida de cada um de nós, em algum momento havia servido como inibidor de sucesso, sufocado grandes ideias em fase embrionária, influenciado reações e percepções sobre situações.
A negatividade, que vai de pesares por oportunidades perdidas a rancores, julgar-se inferior aos demais, ciúmes, a frases do tipo “Como sou desastrado!”, “Como pude ser tão burro?” ou “Como alguém poderia gostar de mim?” é muito comum. Até mesmo aqueles do grupo que se consideram pessoas em geral positivas, admitiram ter esse hábito.

Decidi trabalhar para mudar minha maneira de pensar e passei a ficar atento às mensagens que passam pela minha mente. Estas são algumas estratégias que tentei implementar:
Quando uma mensagem negativa surge, procuro substituí-la logo por uma positiva “Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos!”
Quando me vejo diante de um obstáculo ou recebo uma notícia ruim, oro por uma solução e imagino as coisas boas que Deus pode produzir, mesmo de uma situação adversa. 
“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.”

Quando parece que tudo dá errado, lembro-me que, por menor que seja o raio de esperança, ele existe em toda situação.
 É a famosa luz no fim do túnel.
 “Caímos, mas ficaremos novamente de pé; agora, estamos na escuridão, mas o Senhor será a nossa luz.”


Na hora de dormir ou enquanto faço exercícios, em vez de vagar em pensamentos auto depreciativos, conto minhas bênçãos e medito nas coisas em minha vida que deram certo. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre,
 tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
Quando me sinto sobrecarregado ocupo a mente com pensamentos sobre a bondade de Deus e Seu amor para comigo. “Conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Apesar de o progresso, às vezes, parecer lento, cada passo me aproxima da minha meta e já consigo vislumbrar o “meu novo eu”.
Romanos 8:28 (NVI-PT) Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Miquéias 7:8 (NVI-PT)
Não se alegre a minha inimiga
com a minha desgraça.
Embora eu tenha caído,
eu me levantarei.
Embora eu esteja morando nas trevas,
o Senhor será a minha luz.
Filipenses 4:8 (NVI-PT) 
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 

"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos." Deuteronômio 11:18-19

Pensamento: Moisés nos dá três mensagens cruciais sobre os mandamentos de Deus. Primeiro, como pais, é nossa responsabilidade ensiná-los aos nossos filhos – não é responsabilidade do governo, ou das escolas, nem das nossas igrejas. Segundo, devemos ensiná-los no dia-a-dia da nossa rotina como família. Terceiro, devemos ensiná-los continuamente, tanto com as nossas palavras, assim como, com as nossas vidas enquanto os estamos criando.

Oração: Ó Senhor Deus, por favor, abençoe-me na minha busca de compartilhar a minha fé com outros, especialmente os da minha família. Por favor, abençoe-me com um testemunho fiel a eles, as palavras certas na hora certa e a coragem e sensibilidade de dar meu testemunho com um respeito amoroso e a coragem de viver como um forte exemplo cristão para meus filhos e netos. No nome de Jesus eu oro. Amém.Fonte :Devoções Diárias.