quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Olavo Guerrero: Permanecersaudável não é algo que acontece automa...

Olavo Guerrero:
Permanecersaudável não é algo que acontece automa...
: Permanecer saudável não é algo que acontece automaticamente.  Requer esforço e, em geral, uma dose de sacrifício.  É preciso realinhar...

Permanecer saudável não é algo que acontece automaticamente.
 Requer esforço e, em geral, uma dose de sacrifício.
 É preciso realinhar prioridades e se abster de certas coisas que são agradáveis, mas prejudiciais.
 A saúde prolongada depende de investimentos de longo prazo e fazê-los é a opção mais sensata.
 É preferível investir um pouco cada dia para fortalecer nossos corpos a negligenciá-los e sofrer sérios problemas de saúde.

Como de costume, Deus não fará por nós o que podemos e devemos fazer.
 Espera que cuidemos bem de nossos corpos e, geralmente, não anulará as consequências negativas resultantes de não termos feito as escolhas saudáveis que estavam ao nosso alcance.

Regras básicas
Felizmente, Deus definiu regras bem claras para a boa saúde, agrupadas em três categorias principais: espiritual, emocional e física.
 A chave para a saúde espiritual é andar em retidão peran
te Ele, encontrar e seguir Seu plano para sua vida tão bem quando lhe for possível.

O segredo para o bem-estar emocional é ter uma atitude confiante, que reduz o estresse, a preocupação, o medo e quaisquer outras emoções negativas, as quais prejudicam tanto nossa condição física quanto nossa felicidade. O aspecto físico se resume a “comer direito, dormir direito e exercitar-se direito”, fatores que alguns especialistas consideram fundamentais ao bem-estar.

“Comer direito” depende de respeitar algumas poucas diretrizes

. A fórmula é simples, mas a prática nem sempre fácil.
É preciso determinação e planejamento para mudar maus hábitos de alimentação, mas, por outro lado, surpreende descobrir com que rapidez é possível desenvolver o gosto pelos tipos certos de alimentos e perder o desejo de comer os menos recomendáveis.
“Dormir direito” pode não parecer algo difícil, mas, atualmente, muitas pessoas tentam conviver com o déficit de sono.
 É verdade que há pessoas que precisam dormir menos que outras e, em muitos casos, essa necessidade diminui com o avançar da idade, mas as pressões da vida moderna têm levado muitos a sobrecarregar seus dias e dormir menos do que seria necessário para manter o corpo em sua melhor condição.
 Trata-se de uma troca nada inteligente, pois produzimos mais quando estamos descansados.

As pessoas que não têm o hábito de se exercitarem regularmente facilmente negligenciam a prática
. É mais difícil abrir mão do sono, porque os efeitos da falta de dormir são sentidos imediatamente.
 Por outro lado, muitas das consequências de uma dieta inadequada e os efeitos ruins da falta de exercícios, apesar de mais lentos, são certos
. Os exercícios físicos dão ao nosso corpo a capacidade de se autolimpar e de autoregeneração. Além disso, a atividade física fortalece os músculos, os ossos, os órgãos internos e melhora nosso sistema imunológico.
Praticamente cada célula viva em nossos corpos se beneficia quando o tipo certo de exercício físico é feito com regularidade.
Programa personalizado


As regras básicas são universais, mas devido ao processo de envelhecimento e pela grande diversidade de biótipos e preferências pessoais, as alternativas para se obter os melhores resultados variam de pessoa para pessoa. Além disso, as necessidades dos indivíduos também variam com o tempo e outros fatores. Então, como saber o que é bom para você? Muitos “entendidos” no assunto oferecem informações e conselhos conflitantes e, às vezes, algumas dietas e tipos de exercícios são altamente aclamados por um tempo, mas, depois, desacreditados. Que programa você deve seguir? Somente o seu Criador sabe de fato o que é melhor para você e quer trabalhar com você para lhe proporcionar a saúde ideal.
Por que não
 O consultar sobre sua dieta e rotina de exercícios? Uma das maneiras que Ele tem para se comunicar com você é pelo seu corpo
. Se as dores musculares ficarem continuamente piores, pode ser um sinal que você está exagerando ou não realizando o exercício corretamente.
Manter-se em forma é um estilo de vida

A meta é tornar a boa alimentação, o sono apropriado e os exercícios adequados hábitos permanentes, e não algo que se faz por alguns dias ou semanas para eliminar “pneus” e reduzir medidas.
Os quilos perdidos logo voltarão, se os hábitos errados que fizeram que se acumulassem não forem corrigidos. Tipicamente, as dietas e exercícios que prometem soluções instantâneas não têm êxito porque se concentram em resultados imediatos em vez de mudanças de longo prazo. Em alguns casos, talvez a pessoa precise adotar um programa com efeitos rápidos para se tornar saudável ou perder peso, mas para manter essas conquistas terá de formar hábitos saudáveis duradouros.

Se estiver de fato determinado a adotar um estilo de vida mais saudável, deve se fazer duas perguntas: “Como posso transformar em práticas diárias a maneira saudável de me alimentar, dormir e me exercitar?” e “Que programa é o melhor para mim?”
Determinação, estudo e planejamento são essenciais para substituir hábitos ruins por saudáveis, mas a maior vitalidade que isso gera é o que torna o processo autossustentável. O bem-estar que sentimos é tal que queremos continuar fazendo as coisas que nos fazem sentir bem.
1 Timóteo 4:8 (NVI-PT) O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
1 Coríntios 6:19 (NVI-PT) Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Provérbios 24:5 (NVI-PT)
O homem sábio é poderoso,
e quem tem conhecimento
aumenta a sua força; Fonte : Devocional Diário.