quinta-feira, 26 de outubro de 2017

LIDANDO COM AS DECEPÇÕES

Quem ainda não passou por decepções? Um amigo que o deixa na mão, um reconhecimento profissional que não acontece, as juras de amor eterno desmanchadas em um divórcio e os sonhos grandiosos para o futuro dos filhos surpreendidos pelas escolhas que estes fizeram para as próprias vidas.
Na Bíblia se encontram muitas histórias de gente que teve de lidar com as decepções que os filhos lhe trouxeram. Absalão cobiçava o trono do pai e chegou a reunir um exército para usurpar o poder.
Moisés também viu suas expectativas fracassarem.
 Escolhido por Deus para libertar os israelitas do Egito, levou-os até o deserto de Sin, mas enquanto Ele entregava a Moisés, no Monte Sinai, os Dez Mandamentos, o povo se afastou dos preceitos divinos e adorou um bezerro de ouro.
Desapontado e irado, o libertador dos filhos de Israel destruiu as tábuas de pedra que continham as palavras de Deus, pelo que teve de voltar à montanha para novamente as receber.

Quando ficamos decepcionados porque as coisas não acontecem ou as pessoas não agem como esperamos, podemos perder a confiança e até nos fechar para os outros.
Podemos ficar infelizes, ressentidos, amargos, zangados e isso pode vir a prejudicar nossa saúde.
 Apesar de essas serem reações naturais, há uma alternativa melhor. Na verdade, as decepções podem, em vez de nos destruir, ensinar-nos.
Aqui estão quatro dicas para lidar com os desapontamentos.
1.      Aceite que as pessoas não são perfeitas nem iguais a você. Não pensam exatamente como você, muitas vezes não veem as coisas nem a elas reagem como você.
2.      Reconheça e entenda que as prioridades dos outros não são necessariamente compatíveis com as suas.
3.      Conforme-se com o fato de que várias situações não vão lhe agradar.
4.      A vida não tem de ser perfeita, inteiramente feliz e plena de sucesso para ser boa e valer a pena.
3.Aprenda a ser flexível quando encontrar uma situação que não está se encaminhando como você esperava. Um ramo seco vai se quebrar sob pressão, mas um verde e cheio de vida vai se flexionar.
4.Olhe para o lado positivo das circunstâncias e se pergunte: O que posso aprender aqui? Como posso usar isso de forma positiva? Se buscarmos Deus em cada situação, algo em princípio negativo pode se tornar uma contribuição.
Gálatas 5:1 (NVI-PT) Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
1 Coríntios 10:13 (NVI-PT) Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
Atos 2:38 (NVI-PT) Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo

Fonte :Devoções Diárias.