quinta-feira, 20 de abril de 2017

VIVER SEM ESTRESSE

O estresse é um dos maiores inimigos da alegria dos quais Deus quer nos livrar. 
Dificulta a vida e é causa de grande infelicidade, doenças e até morte. Segundo uma matéria jornalística que li, de 75 a 90 por cento das consultas médicas em países desenvolvidos se dão por causas direta ou indiretamente ligadas ao estresse.

A fé é o antídoto.
 A fé e a confiança de que tudo está nas mãos de Deus, que Ele está no controle e que é capaz de gerar benefícios mesmo das piores situações elimina automaticamente muito estresse de nossas vidas.
Todomundo pode confiar em Deus para certas coisas, mas há alguns aspectos da vida com os quais sentimos que precisamos nos preocupar ou fardos que entendemos precisamos levar, em vez de entregá-los a Deus e confiar que Ele poderá cuidar deles melhor do que nós. 
Se deixarmos esses fardos pesarem sobre nós —sejam físicos, emocionais, mentais ou espirituais— cedo ou tarde causarão estresse, que, no longo prazo, pode ter efeitos devastadores no corpo e no espírito.

A maioria de nós tem pelo menos uma ou mais áreas da vida em desequilíbrio ou maneiras erradas de ver as coisas.
 Com frequência, isso ocorre por levarmos um fardo por tempo demais sem o descanso necessário ou de uma forma não equilibrada.
Deus quer nos ajudar a ter descanso e equilíbrio, tornando nossas tarefas mais fáceis de se realizarem.

Um erro muitas vezes cometido é igualar estresse com trabalho árduo, ou sentir que uma vida ocupada terá inevitavelmente uma quantidade de estresse. 
Mas isso não tem de ser necessariamente assim.
É possível trabalhar muito arduamente sem se estressar, se:
* Tiver uma vida equilibrada. 
Trabalhe na hora de trabalhar, divirta-se na hora da diversão e, acima de tudo, preserve sagrado seu tempo com Deus.
 Se você passar por um período especialmente ocupado e tiver de reduzir o tempo de lazer e convívio com os outros, assegure-se de que seu ritmo volte ao normal quando esse tempo de maior pressão passar. 
Não permita que continue indefinidamente.
 O ritmo apressado pode se tornar um hábito nada saudável.
* Deixar Deus levar seus fardos, o que significa exercitar sua fé ao Lhe entregar situações estressantes, em vez de tentar resolvê-las por conta própria. 
Situações potencialmente estressantes são inerentes à vida e inevitáveis. Quando os filhos ficam doentes, o dinheiro fica curto e os prazos são rigorosos ou exigentes, o estresse bate à porta.
 Mas você não tem de resolver esses problemas sozinho.
 Deus é um “socorro bem presente na angústia”.
* Conhecer seus limites.
 Não tente fazer mais do que é saudável. Aprenda a ser realista ou escute os outros que o são, para não acabar, desnecessariamente, gerando situações estressantes para você e para as pessoas à sua volta.
* De tempo em tempo, parar e reavaliar seu desempenho nos pontos acima.

Uma grande fonte de estresse não são os prazos ou os acontecimentos propriamente ditos, mas as mentalidades negativas. 
Preocupações, temores, apreensões, orgulho excessivo e egocentrismo, por exemplo, podem criar ou aumentar estresse.
Não é fácil livrar-se desse mal.
 Mudar hábitos e mentalidades costuma ser difícil e demorado. Duas coisas que podem ajudar a continuar no caminho certo nesse processo de mudança é fazer um esforço consciente para confiar em Deus, o que se consegue lembrando a si próprio que Ele está no controle, sabe qual é a melhor hora para as coisas acontecerem, e definindo passos práticos que você pode dar para reduzir seu fardo, enquanto Deus se ocupa na criação de soluções de longo prazo.

 Como você pode lançar o seu fardo sobre o Senhor para que Ele possa sustentá-lO?
Deus prometeu na Sua Palavra:

 “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.
 Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
 Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.”
Talvez você nunca tenha percebido, mas é possível viver sem estresse
 Talvez tenha pensado que é simplesmente uma parte inevitável da vida ou das suas circunstâncias —parte do preço de estar tão ocupado ou por ter um trabalho tão exigente. 
Não é verdade.
 Provavelmente nunca teremos uma vitória permanente sobre o estresse porque somos humanos, mas podemos aprender a superar ou reduzir seus efeitos negativos cada vez que ele “bater à porta”, com a fé e Deus, que produz a paz.
Salmos 46:1 (NVI-PT)
Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza,
auxílio sempre presente na adversidade.
Salmos 55:22 (NVI-PT)
Entregue suas preocupações ao Senhor,
e ele o susterá;
jamais permitirá que o justo venha a cair.
Isaías 26:3 (NVI-PT)
Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz
aquele cujo propósito está firme,
porque em ti confia.
Fonte: DEvocional Diário.