quarta-feira, 23 de maio de 2018

Olavo Guerrero: ONDE COMEÇAR?

Olavo Guerrero: ONDE COMEÇAR?:   Uma reflexão sobre a leitura da Bíblia   Eu era jovem quando me converti e me disseram que deveria ler a Bíblia, mas eu ...

ONDE COMEÇAR?

ONDE COMEÇAR?
 
Uma reflexão sobre a leitura da Bíblia
 
Eu era jovem quando me converti e me disseram que deveria ler a Bíblia, mas eu não tinha nenhuma ideia de onde começar. Tinha o hábito de dar uma olhada nas últimas páginas antes de começar um livro, só para ter uma ideia de como a história terminaria. No caso da Bíblia, o que aconteceu foi que caí de cabeça no Livro do Apocalipse. E não fez nenhum sentido para mim!
 
Felizmente, alguns cristãos mais experientes vieram em meu socorro e me deram alguns conselhos de como eu deveria ler a Bíblia: “Os Evangelhos são objetivos e a ajudarão a aprender sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, entender a essência da mensagem de Jesus. O melhor ponto de partida é o Evangelho segundo João.” Foi interessante descobrir depois que é o livro que contém mais palavras de Jesus em toda a Bíblia. Cada capítulo revela um aspecto da Sua personalidade, mensagem e vida.
 
Mas a leitura não foi isenta de dificuldades. Ao terminar de ler os quatro Evangelhos, via contradições entre eles. Se aquela era a Palavra de Deus, por que os autores contaram algumas histórias ou citaram Jesus de forma diferente? Alguém me ajudou: “Quando você conta um filme a um amigo, não narra toda a história, apenas as partes que lhe chamaram mais a atenção. Outra pessoa provavelmente escolheria outras cenas que lhe pareceram mais relevantes. Não foi diferente com os evangelistas. Cada um relatou alguns aspectos da vida e ministério de Jesus e omitiu outros.” Fez sentido.
 
Na sequência recomendada para leitura, os próximos livros eram Salmos e Provérbios. No primeiro encontrei uma coletânea inspiradora de orações, súplicas, louvores, promessas e profecias. No outro, senti-me diante de uma riqueza de sabedoria prática. Como o Livro de Provérbios encontra-se dividido em 31 capítulos, proporcionou-me a conveniência de poder ler um capítulo por dia, durante um mês.
 
Mas se desejar um plano de ação, não apenas para crescer em fé, mas para dividir o que aprender com os outros, leia o Livro dos Atos. Ele relata as atividades dos discípulos, como trabalharam juntos e espalharam as Boas Novas, durante os primeiro 30 anos após a ressurreição de Jesus.
 
Certamente, a Bíblia tem muito mais do que os livros que aqui citei, mas foram um bom começo para minha jornada de fé e ainda hoje são meus favoritos.
 
 
Josué 1:8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
 
Romanos 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
 
Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Fonte: devocional Diário