terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SEm lIMITES

Acho que nunca assisti a um número de pulgas amestradas — o clássico quadro circense em que os insetos são os protagonistas —, mas li um artigo fascinante descrevendo como as “artistas” são treinadas.


Ao saltar, as pulgas podem atingir alturas extraordinárias em relação ao seu minúsculo tamanho. No treinamento, as pequenas saltadoras são colocadas em uma caixa ou em um vidro e, como poderiam facilmente escapar, o amestrador tampa o receptáculo e espera.
Ao saltarem para tentar fugir, as pulgas se chocam contra a tampa e caem no fundo de sua prisão. Por várias vezes, a cena se repete: os insetos pulam, acertam a tampa e caem. Até que, depois de um tempo, passam a não saltar tão alto. Quase atingem a altura da tampa, mas não a tocam.

Depois de algum tempo, o treinador remove a tampa e, apesar de que poderiam, então, fugir com facilidade, nem mesmo o tentam. Acostumaram-se a não ultrapassar aquela altura, como se houvessem decidido que aquele seria seu limite, e deixam de tentar saltar além.
 A liberdade está a um salto, um salto que elas não dão. “Pulgas tolas”— criticamos. “Tão desprovidas de inteligência que não percebem que a tampa foi removida.”

Mas, pensando bem, às vezes, também nos permitimos ser limitados por barreiras que existem apenas em nossas mentes. Quando tentamos e falhamos em algo, nossa confiança fica de tal forma abalada que da próxima vez que surge a oportunidade de tentarmos algo novo ou maior, não atendemos ao desafio, por nos julgarmos incapazes.
A vida está cheia de novos começos e possibilidades inéditas.
 Ao iniciarmos um novo ano, devemos nos lembrar da lição das pulgas e não permitir que obstáculos, reveses ou erros do passado nos detenham, como a tampa inexistente de um vidro com pulgas.

Não aceite limites imaginários. Com a ajuda de Deus, podemos alcançar maiores alturas.
Não desista!
Às vezes, o desafio que Deus coloca diante de você pode parecer insuperável, mas para os homens e as mulheres de fé não existem impossibilidades. 
Então o que você está esperando? Comece a escalar! Talvez seja uma subida íngreme, mas a visão lá do alto vale cada pedra no caminho! Olhe adiante e para cima, para as alturas que você logo atingirá e pense na vista com a qual se emocionará se continuar lutando, escalando, vencendo e não desistir.
Filipenses 4:4-7 (NVI-PT) Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
2 Coríntios 12:9-10 (NVI-PT) Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
Romanos 5:3-5 (NVI-PT) Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu."Os espinhos da vida se transformam 
em flores por toda a eternidade."
Dom Bosco

sábado, 28 de janeiro de 2017

SSENTINDO O APERTO

Pergunta: Se Deus me ama, por que deixa que coisas ruins me aconteçam?

Resposta: Uma vantagem dos períodos atribulados é que nos deixam mais perto de Deus, pois nos aproximamos mais de Jesus, nosso Salvador e Amigo.
 Ao buscarmos segurança e proteção nos Seus braços, achamos mais do que procuramos.
 Ele possui por nós um amor eterno e incondicional, tem muito para nos dar e deseja nos ajudar de diversas maneiras. Ele quer passar tempo conosco e anseia nos ter por perto, sempre ao Seu lado, para nos ensinar e nos fazer mais semelhantes a Ele.
Infelizmente, é inerente à natureza humana não sentir uma grande necessidade de Deus e da Sua ajuda e força quando tudo vai bem. Quando tudo corre como queremos, muitas vezes ficamos com a idéia errônea de que somos fortes e auto-suficientes, e que não precisamos dEle. Temos uma vida feliz, sucesso, então não precisamos de ajuda… ou de interferência.
Não vemos o que estamos perdendo, mas Ele sim. Deus sabe que realmente precisamos dEle e como tem muito mais a nos oferecer se dependermos dEle.
O Senhor quer nos ensinar a nos apoiar nEle e a nos beneficiar da Sua força, infinitamente maior do que a nossa. Mas como é que Ele pode fazer isso se O ignoramos ou O afastamos?
Se não tivéssemos problemas ou provações não sentiríamos necessidade de Deus, não buscaríamos refúgio nos Seus braços nem aprenderíamos a achar forças e consolo na comunhão com Ele e no estudo da Sua Palavra.
Pode não lhe parecer uma boa notícia, mas é: Deus não somente permite os sofrimentos, mas muitas vezes os manda. 
Ele os faz sob medida para nós e com o único propósito de nos trazer para mais perto de Si. Permite esses apertos para que O invoquemos. Não o faz para nos machucar ou punir, mas nos fortalecer.
 Ele sabe que quando dependemos dEle, nossa força espiritual e capacidade de nos recuperarmos das dificuldades da vida aumentam, e quanto mais nos aproximarmos dEle, mais como Ele nos tornaremos e, no final, nos sentiremos muito mais felizes e realizados.
Se nos momentos de provações e tribulações recorrermos a Jesus, Ele nos mostrará quanto nos ama. 
O problema pode não desaparecer imediatamente, mas o Senhor nos dará “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”, e nos ajudará a valorizar tudo de bom em nossa vida que está resultando da dificuldade.
Colossenses 1:16 (NVI-PT) pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
1 Crônicas 29:11 (NVI-PT) Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.
Salmos 28:7 (NVI-PT) O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.Fonte:Devocional Diário.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Olavo Guerrero: APESPECTIVA IFANTIL DO AMOR

Olavo Guerrero: APESPECTIVA IFANTIL DO AMOR: Uma equipe de cientistas sociais fez a um grupo de crianças entre 4 e 8 anos de idade a seguinte pergunta:  “O que é amor?”  As resp...

APESPECTIVA IFANTIL DO AMOR


Uma equipe de cientistas sociais fez a um grupo de crianças entre 4 e 8 anos de idade a seguinte pergunta: 
“O que é amor?”
 As respostas foram mais variadas e mais profundas do que se poderia imaginar. 
Confira.
“Quando a minha avó teve reumatismo, ela não conseguia mais se abaixar para pintar as unhas dos pés, então o meu avô começou a pintar para ela e faz isso até hoje, mesmo depois de ele também ter ficado com reumatismo nas mãos.
 Isso é amor.”
“Amor é aquele sentimento que você tem antes das coisas ruins começarem a estragar tudo.”

“Quando alguém ama, pronuncia o nome da pessoa amada de uma maneira diferente.
 Você sabe que o seu nome está bem protegido na boca dessa pessoa.”

“Amor é quando você vai comer fora e dá à outra pessoa a maior parte das suas batatas fritas sem ela ter que dar nenhuma das dela.”


“Amor é o que a gente sente no Natal, se parar de abrir presentes e prestar atenção.”

“Amor é quando alguém o machuca, você fica muito bravo, mas não grita com a pessoa, porque sabe que ela ficaria triste se você fizesse isso.”


“Amor é o que faz você sorrir quando está cansado.”

“Quando conta a alguém algo ruim que você fez, fica com medo, achando que vai perder o amor dessa pessoa. Mas depois fica surpreso porque ela não só continua amando você, mas o ama ainda mais.”

“Amar é quando as pessoas se beijam o tempo todo. Depois, quando se cansam de beijar, ainda querem ficar juntas e continuar conversando. Os meus pais são
assim.”


“Se quiser aprender a amar mais, deveria começar com alguém que você detesta.”

“Há dois tipos de amor: o nosso e o de Deus. Mas é Ele quem cria os dois.”

“Amor é quando o seu cachorrinho fica para lá de feliz ao ver você, apesar de você o ter largado sozinho o dia inteiro.”
“Você só deveria dizer ‘te amo’ se estiver falando sério. 
Mas se for pra valer, deveria dizer muitas vezes, porque as pessoas se esquecem.”

“Quando crucificaram Jesus, Deus poderia ter dito palavras mágicas para tirar os pregos da cruz, mas não disse. Isso é amor.”

“Amar é como uma velhinha e um velhinho que ainda são amigos, mesmo depois de se conhecerem muito bem.”


“Amor é quando minha mãe dá ao meu pai o melhor pedaço do frango.”
“Minha mãe me ama mais do que ninguém. Só ela é que me dá beijo de boa noite e fica beijando até eu dormir.”

“Amor é quando a mamãe vê o papai todo fedorento e suado e diz que ele é mais bonito que o Robert Redford.”


“Os cartõezinhos com mensagens dizem coisas de amor que nós gostaríamos de dizer, mas que não dizemos nem que a vaca tussa.”
Provérbios 17:17
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3

Pensamento: Verdes pastos, águas tranqüilas, refrigério para a alma, como isso soa bem, como Deus é bom. Quando chegamos ao ponto que não conseguimos continuar, o poder sobrenatural de Deus nos dá a força necessária para prosseguir. Quando estamos numa luta difícil, a graça do Senhor nos alcança e nos sustenta para continuarmos em direção à vitória.

Oração: Pai bondoso, obrigado porque o Senhor cuida do seu rebanho e nada nos faltará. Obrigado porque quando estamos em meio a batalha, o Senhor nos faz voar como águia Obrigado porque o Senhor é o meu pastor, e além disso, é a Rocha da minha vitória! Amém.
 (NVI-PT) O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.
1 Tessalonicenses 5:11 (NVI-PT) Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
1 Coríntios 15:33 (NVI-PT) Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons 
costumes”.Fonte: Devocional Diário

sábado, 21 de janeiro de 2017

OSUCESSO NO CASAMENTO

Para ter amor genuíno e duradouro, o casamento deve estar fundamentado em algo além de prazeres carnais. Tem de haver o desejo altruísta de proteger, ajudar e fazer a outra pessoa feliz.
Como minha mãe costumava dizer: não se case com a garota com quem consegue viver, mas com aquela sem a qual não consegue viver!
O relacionamento conjugal deve ser o mais equitativo possível, e ter tanta cumplicidade quanto possível. Vocês devem conversar, orar, se amar, discutir, concordar e decidir juntos.
Um fator muito importante, mas, muitas vezes, ignorado no casamento é a fé em Deus e em Jesus Cristo que cada um dos cônjuges deve ter. Para a pessoa de fé tudo é possível e ela pode todas as coisas em Cristo que a fortalece.
No casamento, você morre para si, mas encontra uma nova vida.
Não se esqueça de agradecer um ao outro. A gratidão é essencial na vida conjugal. Demonstrem apreço!
Duas das melhores qualidades para um bom casamento: sinceridade e bom humor!
“Tudo o que é verdadeiro; tudo o que é honesto; tudo o que é puro e o que é justo, tudo o que é amável; tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se algum louvor, nisso pensai!”. Isso se aplica ao seu cônjuge também! Tente sempre se lembrar das virtudes e das coisas boas na outra pessoa, e não pensar nas ruins.
Diga “Eu te amo” cem vezes por dia!
Casamento é muito mais do que sexo, amizade ou parceria! É o relacionamento mais íntimo, amoroso e abnegado entre duas pessoas. “Ninguém tem maior amor do que este: dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Isto é amor, amor mesmo de verdade: o marido estar disposto a se sacrificar pela esposa, e a esposa desejar dar a vida pelo marido. É amor sobrenatural, divino, bem acima do amor humano.
O casamento enfrenta sérias dificuldades na sociedade de hoje. Existem inúmeras tentações — não só no que diz respeito à infidelidade conjugal, mas também ao egoísmo, à falta de dependência mútua, e à imposição de supostos direitos, em detrimento dos direitos da outra pessoa. Tudo isso deriva do desejo das pessoas de se autopromoverem, contrariando o plano de Deus, segundo o qual o altruísmo é o caminho para a felicidade.
Pensar primeiro no seu cônjuge é o segredo para um casamento feliz. A pessoa abre mão de velhos hábitos e preferências em favor de algo novo, em favor da pessoa maravilhosa que Deus colocou na sua vida. Amando dessa forma, você encontrará uma imensa felicidade, porque Deus abençoa o altruísmo. Ele abençoa quando uma pessoa se sacrifica e dá preferência à necessidade da outra, preferindo o bem estar da outra ao seu próprio.
Mateus 17:20 (NVI-PT) Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
Filipenses 4:13 (NVI-PT) Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:8 (NVI-PT) Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que Frase para refletir:
“A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento” (Albert Einstein). Fonte: Devocional diário

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

HEROÍNAS DA BIBLIA

Em Israel, nos tempos bíblicos, os papéis desempenhados pelos homens e pelas mulheres eram muito bem definidos. Elas, tradicionalmente, cuidavam da casa e de tudo relacionado a ela, o que incluía as crianças, a supervisão dos servos e, muitas vezes, a economia familiar. Mas vemos em toda a Bíblia que Deus não Se deixava limitar pelo gênero quando escolhia alguém para realizar a Sua vontade, transmitir Suas palavras ou liderar Seu povo. Em alguns casos, as tarefas que Deus incumbiu às mulheres pareciam intimidadoras para a maioria dos homens, mas isso não impediu que essas intrépidas mulheres de fé atendessem ao Seu chamado.
Estas são algumas que se destacam na Galeria da Fama das Heroínas da Bíblia:
Sara, esposa de Abraão, tem a honra de ser a única mulher cuja idade ao morrer (127 anos) foi registrada na Bíblia, uma indicação de respeito por ela ser a mãe do povo hebreu. Quando Abraão e Sara já eram velhos, Deus lhes prometeu um filho e, aos 90 anos, ela deu à luz seu primogênito, Isaque. O apóstolo Pedro a citou como exemplo das mulheres santas que esperavam em Deus e eram possuidoras de beleza espiritual interior. (Gênesis capítulos 11-23; Isaías 51:2; 1 Pedro 3:4-6)
Puá e Sifrá, duas parteiras hebréias no período em que os israelitas eram escravos no Egito, que desobedeceram às ordens do Faraó de matar todo recém-nascido do sexo masculino. (Êxodo 1:15-22)
Jocabede esperou até o seu bebê, Moisés, ter três meses, para “obedecer” a ordem do Faraó de lançá-lo ao rio Nilo e, quando o fez, colocou-o em um berço flutuante. Por causa da sua fé e engenhosidade, Moisés foi encontrado e adotado pela filha do Faraó, em cuja casa cresceu e se educou, para, tempos depois, libertar seu povo da escravidão e liderá-lo para a Terra Prometida. (Êxodo 1:22-2:10)
Débora foi profetisa e juíza. Reuniu e organizou o exército que libertou Israel das forças de ocupação de Jabim, um rei cananita. (Juízes capítulo 4)
Jael, outra mulher, pôs fim a essa guerra ao matar Sísera, general dos exércitos de Jabim. (Juízes capítulo 4)
Rute deixou sua terra natal, Moabe e suas raízes, ao escolher seguir Deus. E Ele a abençoou grandemente. Estabeleceu-se em Belém e é uma das ancestrais do Rei Davi e de Jesus. (Livro de Rute, Mateus 1:5)
Ana foi uma mulher estéril que prometeu a Deus que, se Ele lhe desse um filho, ela o dedicaria ao serviço do Senhor. Deus atendeu à sua oração e Ana deu à luz um menino que se tornou o profeta Samuel. (1 Samuel 1)
Abigail salvou a vida de seus servos e de seus parentes, além da sua própria, depois que seu grosseiro marido ofendeu o futuro rei de Israel, Davi. Abigail foi ao encontro de Davi com uma mensagem de Deus e o dissuadiu a não se vingar. Davi também reconheceu a sabedoria e a boa índole de Abigail, com quem se casou após a morte do marido. (1 Samuel capítulo 25)
A viúva de Sarepta acreditou no profeta Elias e lhe obedeceu, salvando assim três vidas: a sua própria, a do seu filho e a do profeta. Durante quase três anos de escassez de alimentos, suas reservas de farinha e azeite, antes praticamente inexistentes, jamais se esgotaram. (1 Reis 17:1-16)
Hulda, profetisa contemporânea do profeta Jeremias, foi consultada pelo Rei Josias para verificar a autenticidade de alguns pergaminhos encontrados nos escombros do templo. Por causa do seu testemunho, a fé em Deus foi restaurada no reino de Judá. (2 Reis 22:13-20)
Ester era uma jovem judia de nome Hadassa quando despertou o interesse do rei pagão dos persas, Xerxes, também conhecido como Assuero. Após tornar-se sua rainha, Ester arriscou a vida para salvar seu povo, quando o corrupto ministro do rei, Hamã, em um episódio de uma intriga macabra na corte, determinou o extermínio de todos os judeus no reino. (Livro de Ester)
Maria, a mãe de Jesus, concebeu por obra do Espírito Santo quando ainda virgem e viu-se diante da possibilidade de morrer por apedrejamento, até que um anjo persuadiu seu noivo, José, a se casar com ela. Por causa do seu papel de mãe do Salvador do mundo, foi chamada “bendita entre as mulheres” (Lucas 1:26-55; Mateus 1:18-25).
Maria e Marta eram amigas próximas de Jesus e muitas vezes O hospedavam e Seus discípulos em sua casa. Maria foi elogiada por Jesus por escutar atentamente Seus ensinamentos (Lucas 10:38-42), e Marta foi a primeira a reconhecer que Ele era o Messias, o Filho de Deus. (João 11:20-27)
A mulher que Jesus encontrou à beira do poço, além pertencer a um povo odiado pelos judeus, os samaritanos, tinha uma reputação pessoal nada boa. Mas, depois de Jesus revelar-Se, ela imediatamente guiou muitos na cidade a conhecê-lO. (João 4:3-30)
Maria Madalena era uma discípula íntima de Jesus, que permaneceu com Ele durante Sua crucificação, para tentar confortá-lO, e foi a primeira pessoa a quem Ele apareceu após Sua ressurreição. (Marcos capítulo 16; João capítulo 20)
Lídia, uma vendedora de tecidos no porto da cidade grega de Filipo, foi a primeira pessoa do continente europeu de que se tem registro a abraçar a fé cristã. Ela também hospedou os discípulos em sua casa. (Atos 16:14-15)
Lóide e Eunice eram, respectivamente, avó e mãe de Timóteo, um dos primeiros líderes cristãos, a quem educaram desde a infância no conhecimento das Escrituras. Elas foram reconhecidas pela sua fé. (2 Timóteo 1:5)
Essas e outras incontáveis mulheres desde então atenderam ao chamado de Deus e enfrentaram desafios, dando exemplos de fé, coragem e amor que ainda hoje nos inspiram.
2 Timóteo 1:5 (NVI-PT) Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também
habita em você.
Isaías 51:2 (NVI-PT) olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos.”
1 Pedro 3:4-6 (NVI-PT) Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

Frase para refletir:
“Nada renasce antes que se acabe. E o sol que desponta tem que anoitecer” (Vinicius de Moraes).
Ninguém pode nos livrar da dor da existência, do sofrimento inerente ao caminhar da vida; mas serão benditas as pessoas que nos ajudar nos renascimentos necessários e também na coragem para suportar aquilo que for necessário. A vida é feita de perdas e conquistas, de noites escuras e de amanheceres iluminados!
Se você consegue aproveitar bem cada ciclo de tempo, cada experiência adquirida, cada amizade, com certeza conseguirá atravessar a escuridão para encontrar a LUZ. Se você acredita em DEUS e traz dentro de você essa força divina, nada será capaz de detê-lo (a), pois o céu será sempre o seu destino… .    Fonte:Meditação Diária

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O LUGAR MAIS SEGURO PARA SE ESTAR

Quando o mundo se desfizer em pedaços, o melhor lugar para estar é no círculo mágico da proteção de Deus. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus nEle confiarei. Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das Suas asas estarás seguro. A Sua fidelidade é teu escudo e broquel. Não temerás terror noturno; nem a seta que voa de dia; nem peste que anda na escuridão, nem praga que destrói ao meio dia. Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” Mesmo que lá fora haja guerra, tumulto, confusão e caos, você pode ter paz interior por intermédio do Príncipe da Paz, Jesus Cristo. Ele nunca falha àqueles que confiam nEle. Este é o segredo: viver perto do Senhor, em contato e em sintonia com Ele, e seguir de perto a Sua Palavra. É a Sua Palavra que o faz forte espiritualmente.
Uma passagem das Escrituras muito encorajadora e que diz respeito à capacidade de Deus de proteger e guardar aqueles que O amam é a história da prostituta Raabe, da antiga cidade de Jericó. Porque ela teve fé e recebeu os dois espiões que estavam no papel de agentes de Deus, mesmo correndo grande risco pessoal, quando a cidade de Jericó foi sitiada, invadida e destruída, a única fração da sua muralha que não caiu foi aquela pequena parte onde estava a casa de Raabe. Ela e seus parentes sobreviveram e foram poupados pelos conquistadores.
Quando acontecem catástrofes, naturais ou provocadas pelo homem, os que fazem o melhor para viver como sabem que Deus gostaria podem contar com Sua proteção sobrenatural. “Sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos.” Isso não significa que Ele jamais permitirá que sejam atingidos por desastres. Ele promete libertação, mas, às vezes, sabe que a forma melhor e mais amorosa de pôr fim ao sofrimento é levar as pessoas para casa, para o Céu. Portanto, se você recebeu Jesus como Salvador, a “pior” coisa que pode acontecer é você morrer e ir para o Céu mais cedo. Na verdade, não há nada com que se preocupar, pois de um jeito ou de outro, aqui ou lá, você está sob Seu cuidado amoroso.
E lembre-se que sempre que algo ruim acontece aos que amam a Deus, Ele pode e quer trazer algum benefício para essa pessoa. “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.” Não se preocupe quando surgirem problemas e testes, pensando que Deus não o ama ou que acha que você não tem mais jeito. O que você sente é a terna mão de Deus em sua vida, usando a situação para transformá-lo na pessoa que Ele sabe que você pode ser, ou para lhe favorecer de alguma outra maneira. Por mais difícil que possa ser ver o bem que advém do mal, esse é o Seu propósito e Sua promessa para você.
Você está em Suas mãos e deve ter “por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus.” Esses testes são apenas por um tempo e, enquanto isso, você estará seguro com Ele!
Da noite mais escura, ao amanhecer mais resplandecente.
Depois da noite mais escura da história mundial, vamos ter o amanhecer mais resplandecente. A noite que se aproxima rapidamente será o pesadelo da Grande Tribulação (um período de três anos e meio durante o qual o mundo será governado por um ditador implacável conhecido como o Anticristo), e o dia será a vinda de Cristo. As coisas vão piorar antes de melhorar, mas, apesar dos horrores da escuridão crescente deste mundo, sabemos que no fim tudo vai ficar bem. A hora mais escura é precisamente antes do amanhecer! E quanto mais depressa as coisas piorarem, mais rápido irão melhorar!
Temos de atravessar um trecho sombrio, o vale da sombra da morte e alguns testes e tribulações, mas depois vamos sair do outro lado, à luz do sol, e todas estas coisas se desvanecerão como um sonho ruim! Um dia destes, Jesus vai parar o mundo e nós vamos sair, deixar toda essa confusão e entrar na paz, tranquilidade, beleza, amor e maravilha do mundo que nos aguarda, nos lugares celestiais com Ele! Apenas um pouco mais e despontará a aurora da Sua manhã maravilhosa!
1 Pedro 3:16 (NVI-PT) Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
Gálatas 5:7-9 (NVI-PT) Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama. “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”
Provérbios 13:20 (NVI-PT) Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

GUARDAR A Fé

Pergunta: Minha família e quase todas as outras pessoas com as quais convivo diariamente não têm interesse em assuntos espirituais. 
Como posso “guardar a fé” em um mundo que parece se tornar cada vez mais cético?

Resposta: A fé está na essência de nossas vidas espirituais, de forma que é algo pelo que vale a pena lutar. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a sua a não apenas sobreviver, mas aumentar:

Alimente-se com a Palavra de Deus. A fé se constrói pelo estudo diligente da Palavra de Deus. Lê-la e absorvê-la diariamente, meditar sobre suas verdades e como elas se aplicam a você desenvolverá a sua fé. 
“A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
 Jesus promete: “Se permanecerdes no Meu ensino, verdadeiramente sereis Meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Ore e medite. Deus quer ter um relacionamento pessoal com você por meio de Seu Filho, Jesus. “Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” Comungar em espírito com Jesus — compartilhar seu coração com Ele e receber dEle Seu amor, encorajamento e respostas — fortalecerá sua conexão e aprofundará seu relacionamento.
Pratique a sua fé. “A fé sem as obras é morta,” e é justamente o ato de transformar em ação o que se acredita que vivifica a fé. Ao aplicar a Palavra de Deus ao dia-a-dia, seus princípios e promessas darão prova de sua validade e a sua fé neles e no seu autor crescerão.
Concentre-se nas coisas boas. Nada pode prejudicar a fé como circunstâncias adversas, mas a Bíblia promete que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Aprenda a se concentrar nas coisas boas e sua fé será capaz de sobreviver a qualquer coisa.
Aproveite a experiência dos outros. Ler os registros do que Deus tem feito pelos outros aumentará a sua fé. O que Ele fez por eles, pode fazer por você!
Agradeça a Deus pelas coisas boas. Louvar a Deus pela Sua bondade nos leva à Sua presença. “Entrai pelas portas dEle com ações de graça, e em Seus átrios com louvor; rendei-Lhe graças, e louvai o Seu nome.” Quando mais agradecer a Deus pela Sua bondade, mais grato você estará e mais Ele o abençoará. É uma espiral ascendente que faz com que Deus e a esfera espiritual sejam mais reais para você. Fortalece a sua fé.
Tiago 2:26 (NVI-PT) Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
Romanos 8:28 (NVI-PT) Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Salmos 100:4 (NVI-PT) Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
Construção da vida“Embora seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada” fonte:DECional Dário.

sábado, 14 de janeiro de 2017

RENOVAÇÃODO ESPIRITO

“Se alguém está em Cristo”, ensina a Bíblia, “nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.” Essa transformação começa no momento em que convidamos Jesus para entrar em nossos corações e nossas vidas, mas é mais demorado nós entrarmos em Jesus, ou seja, estarmos completamente edificados nEle e confirmados na fé. Quanto mais fizermos isso, mais nossos antigos pensamentos e hábitos deixarão de existir, e mais “tudo se fará novo”.
E que melhor momento que a Páscoa, a celebração do renascimento máximo, para renovar seu espírito? Peça a Deus para lhe mostrar um ou dois aspectos nos quais você precise mudar ou crescer enquanto pessoa. Por exemplo: você costuma ter uma atitude positiva e de gratidão, ou tende a reclamar das dificuldades da vida? Você separa um tempo para a leitura da Palavra de Deus e reflete sobre como ela se aplica a você, ou preenche seus momentos livres com programas de televisão ou outros entretenimentos? Você ora por aqueles que estão passando por dificuldades ou meramente sente pena deles? Você é alguém que dá de si com alegria, ou se ressente dos sacrifícios que, às vezes, precisa fazer em favor dos outros? Ou existe algum outro aspecto de sua vida em que precisa mudar?
Agora pare uns minutos para entregar essas questões a Jesus em oração. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”
É preciso tempo e um esforço constante para se perder hábitos antigos, mas tão logo reconheça a necessidade de mudar e peça a ajuda de Jesus, pode contar com a seguinte promessa: “aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus.” Se fizer a sua parte, Ele fará a dEle.
Colossenses 2:6-7 (NVI-PT) Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Salmos 51:10 (NVI-PT) Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Filipenses 1:6 (NVI-PT) Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. Jeremias 9:24
Você conhece a Deus o suficiente para saber o que lhe agrada, o que lhe dá alegria e satisfação? Pois é. Deus está dizendo em sua Palavra que se alguém quer se gloriar em alguma coisa, que seja em conhecê-lo e saber como Ele é, como age e o que lhe agrada. Gloriar é orgulhar, envaidecer, é alegrar, exultar. Assim, a razão de termos esse sentimento deve ser por conhecer a Deus a ponto de saber quem Ele e o que mais lhe agrada. E Ele deixa claro o que é.
Agrada a Deus agir com lealdade, com sinceridade. É agradável a Deus ser sincero, franco, honesto. Fiel aos compromissos e às pessoas. Deus é assim. Leal e fiel. E Deus, além de leal, é justo em todos os seus atos.
Ser justo é ter uma conduta correta, respeitosa com os direitos de outrem, de caráter imparcial, verdadeiro. Ser justo é conceder aos outros aquilo que lhes é devido. E Deus é justo e ama a justiça. Esta lhe agrada porque é, em essência, seu caráter. Fonte : Devovional Diário.
Se não bastasse, Deus é bom e reto. A bondade de seus atos e a sua retidão são conhecidas em toda a terra, desde a sua criação. E Deus ama a bondade e a retidão. Quem percebe, compreende o caráter bondoso, amoroso, justo e fiel de Deus, Dele está perto. Há muitas coisas com as quais você pode se orgulhar: da sua sabedoria, sua força, seus bens e riquezas. Há quem disso se orgulha, mas o Senhor Deus lhe deixa um conselho. Quer se orgulhar de alguma coisa nessa vida? orgulhe-se em conhecer a Deus de verdade.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

COMPREENDER DEUS

Você não tem de entender Deus para poder amá-Lo! Na verdade, ninguém jamais conseguirá compreendê-lO. É impossível, porque, como Ele diz,
 Seus caminhos são muito superiores aos nossos. “Assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Então, pare de tentar entendê-Lo! Simplesmente aceite Seu amor pela fé!
Jesus tentou simplificar tudo isso, dizendo: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.” Que bebezinho entende sua mãe ou seu pai, como nasceu e tudo sobre a vida? Entretanto, instintivamente é sensível ao que há de mais profundo, o amor. Ele simplesmente sente e recebe o amor de seus pais, ao qual responde com amor.
A Bíblia nos diz que “Deus é Espírito” e que “Deus é amor.” Ele é o próprio Espírito de amor no seu coração. É impossível entender Deus e o Seu Amor totalmente, mas é possível rebebê-lO, sentir Seu amor e amá-Lo em troca!

Estabelecer uma conexão pessoal com o Deus de amor é algo tão simples que muitas pessoas não conseguem acreditar. É puramente uma questão de pedir com fé e receber.

Isaías 55:9 (NVI-PT) “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.
Mateus 18:3 (NVI-PT) e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças,
jamais entrarão no Reino dos céus.
João 4:24 (NVI-PT) Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. Jeremias 9:24
Você conhece a Deus o suficiente para saber o que lhe agrada, o que lhe dá alegria e satisfação? Pois é. Deus está dizendo em sua Palavra que se alguém quer se gloriar em alguma coisa, que seja em conhecê-lo e saber como Ele é, como age e o que lhe agrada. Gloriar é orgulhar, envaidecer, é alegrar, exultar. Assim, a razão de termos esse sentimento deve ser por conhecer a Deus a ponto de saber quem Ele e o que mais lhe agrada. E Ele deixa claro o que é.
Agrada a Deus agir com lealdade, com sinceridade. É agradável a Deus ser sincero, franco, honesto. Fiel aos compromissos e às pessoas. Deus é assim. Leal e fiel. E Deus, além de leal, é justo em todos os seus atos.
Ser justo é ter uma conduta correta, respeitosa com os direitos de outrem, de caráter imparcial, verdadeiro. Ser justo é conceder aos outros aquilo que lhes é devido. E Deus é justo e ama a justiça. Esta lhe agrada porque é, em essência, seu caráter.
Se não bastasse, Deus é bom e reto. A bondade de seus atos e a sua retidão são conhecidas em toda a terra, desde a sua criação. E Deus ama a bondade e a retidão. Quem percebe, compreende o caráter bondoso, amoroso, justo e fiel de Deus, Dele está perto. Há muitas coisas com as quais você pode se orgulhar: da sua sabedoria, sua força, seus bens e riquezas. Há quem disso se orgulha, mas o Senhor Deus lhe deixa um conselho. Quer se orgulhar de alguma coisa nessa vida? orgulhe-se em conhecer a Deus de verdade.fonte:Devocionário Diário.