sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

HEROÍNAS DA BIBLIA

Em Israel, nos tempos bíblicos, os papéis desempenhados pelos homens e pelas mulheres eram muito bem definidos. Elas, tradicionalmente, cuidavam da casa e de tudo relacionado a ela, o que incluía as crianças, a supervisão dos servos e, muitas vezes, a economia familiar. Mas vemos em toda a Bíblia que Deus não Se deixava limitar pelo gênero quando escolhia alguém para realizar a Sua vontade, transmitir Suas palavras ou liderar Seu povo. Em alguns casos, as tarefas que Deus incumbiu às mulheres pareciam intimidadoras para a maioria dos homens, mas isso não impediu que essas intrépidas mulheres de fé atendessem ao Seu chamado.
Estas são algumas que se destacam na Galeria da Fama das Heroínas da Bíblia:
Sara, esposa de Abraão, tem a honra de ser a única mulher cuja idade ao morrer (127 anos) foi registrada na Bíblia, uma indicação de respeito por ela ser a mãe do povo hebreu. Quando Abraão e Sara já eram velhos, Deus lhes prometeu um filho e, aos 90 anos, ela deu à luz seu primogênito, Isaque. O apóstolo Pedro a citou como exemplo das mulheres santas que esperavam em Deus e eram possuidoras de beleza espiritual interior. (Gênesis capítulos 11-23; Isaías 51:2; 1 Pedro 3:4-6)
Puá e Sifrá, duas parteiras hebréias no período em que os israelitas eram escravos no Egito, que desobedeceram às ordens do Faraó de matar todo recém-nascido do sexo masculino. (Êxodo 1:15-22)
Jocabede esperou até o seu bebê, Moisés, ter três meses, para “obedecer” a ordem do Faraó de lançá-lo ao rio Nilo e, quando o fez, colocou-o em um berço flutuante. Por causa da sua fé e engenhosidade, Moisés foi encontrado e adotado pela filha do Faraó, em cuja casa cresceu e se educou, para, tempos depois, libertar seu povo da escravidão e liderá-lo para a Terra Prometida. (Êxodo 1:22-2:10)
Débora foi profetisa e juíza. Reuniu e organizou o exército que libertou Israel das forças de ocupação de Jabim, um rei cananita. (Juízes capítulo 4)
Jael, outra mulher, pôs fim a essa guerra ao matar Sísera, general dos exércitos de Jabim. (Juízes capítulo 4)
Rute deixou sua terra natal, Moabe e suas raízes, ao escolher seguir Deus. E Ele a abençoou grandemente. Estabeleceu-se em Belém e é uma das ancestrais do Rei Davi e de Jesus. (Livro de Rute, Mateus 1:5)
Ana foi uma mulher estéril que prometeu a Deus que, se Ele lhe desse um filho, ela o dedicaria ao serviço do Senhor. Deus atendeu à sua oração e Ana deu à luz um menino que se tornou o profeta Samuel. (1 Samuel 1)
Abigail salvou a vida de seus servos e de seus parentes, além da sua própria, depois que seu grosseiro marido ofendeu o futuro rei de Israel, Davi. Abigail foi ao encontro de Davi com uma mensagem de Deus e o dissuadiu a não se vingar. Davi também reconheceu a sabedoria e a boa índole de Abigail, com quem se casou após a morte do marido. (1 Samuel capítulo 25)
A viúva de Sarepta acreditou no profeta Elias e lhe obedeceu, salvando assim três vidas: a sua própria, a do seu filho e a do profeta. Durante quase três anos de escassez de alimentos, suas reservas de farinha e azeite, antes praticamente inexistentes, jamais se esgotaram. (1 Reis 17:1-16)
Hulda, profetisa contemporânea do profeta Jeremias, foi consultada pelo Rei Josias para verificar a autenticidade de alguns pergaminhos encontrados nos escombros do templo. Por causa do seu testemunho, a fé em Deus foi restaurada no reino de Judá. (2 Reis 22:13-20)
Ester era uma jovem judia de nome Hadassa quando despertou o interesse do rei pagão dos persas, Xerxes, também conhecido como Assuero. Após tornar-se sua rainha, Ester arriscou a vida para salvar seu povo, quando o corrupto ministro do rei, Hamã, em um episódio de uma intriga macabra na corte, determinou o extermínio de todos os judeus no reino. (Livro de Ester)
Maria, a mãe de Jesus, concebeu por obra do Espírito Santo quando ainda virgem e viu-se diante da possibilidade de morrer por apedrejamento, até que um anjo persuadiu seu noivo, José, a se casar com ela. Por causa do seu papel de mãe do Salvador do mundo, foi chamada “bendita entre as mulheres” (Lucas 1:26-55; Mateus 1:18-25).
Maria e Marta eram amigas próximas de Jesus e muitas vezes O hospedavam e Seus discípulos em sua casa. Maria foi elogiada por Jesus por escutar atentamente Seus ensinamentos (Lucas 10:38-42), e Marta foi a primeira a reconhecer que Ele era o Messias, o Filho de Deus. (João 11:20-27)
A mulher que Jesus encontrou à beira do poço, além pertencer a um povo odiado pelos judeus, os samaritanos, tinha uma reputação pessoal nada boa. Mas, depois de Jesus revelar-Se, ela imediatamente guiou muitos na cidade a conhecê-lO. (João 4:3-30)
Maria Madalena era uma discípula íntima de Jesus, que permaneceu com Ele durante Sua crucificação, para tentar confortá-lO, e foi a primeira pessoa a quem Ele apareceu após Sua ressurreição. (Marcos capítulo 16; João capítulo 20)
Lídia, uma vendedora de tecidos no porto da cidade grega de Filipo, foi a primeira pessoa do continente europeu de que se tem registro a abraçar a fé cristã. Ela também hospedou os discípulos em sua casa. (Atos 16:14-15)
Lóide e Eunice eram, respectivamente, avó e mãe de Timóteo, um dos primeiros líderes cristãos, a quem educaram desde a infância no conhecimento das Escrituras. Elas foram reconhecidas pela sua fé. (2 Timóteo 1:5)
Essas e outras incontáveis mulheres desde então atenderam ao chamado de Deus e enfrentaram desafios, dando exemplos de fé, coragem e amor que ainda hoje nos inspiram.
2 Timóteo 1:5 (NVI-PT) Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também
habita em você.
Isaías 51:2 (NVI-PT) olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos.”
1 Pedro 3:4-6 (NVI-PT) Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

Frase para refletir:
“Nada renasce antes que se acabe. E o sol que desponta tem que anoitecer” (Vinicius de Moraes).
Ninguém pode nos livrar da dor da existência, do sofrimento inerente ao caminhar da vida; mas serão benditas as pessoas que nos ajudar nos renascimentos necessários e também na coragem para suportar aquilo que for necessário. A vida é feita de perdas e conquistas, de noites escuras e de amanheceres iluminados!
Se você consegue aproveitar bem cada ciclo de tempo, cada experiência adquirida, cada amizade, com certeza conseguirá atravessar a escuridão para encontrar a LUZ. Se você acredita em DEUS e traz dentro de você essa força divina, nada será capaz de detê-lo (a), pois o céu será sempre o seu destino… .    Fonte:Meditação Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário