sábado, 30 de abril de 2016

TOLERÂNCIA

                                                       PARA REFLETIR:
“O que fazemos por nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros permanece e é imortal” (Albert Pine)


What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.



A prática do amor-doação nos ajuda a desenvolver uma atitude não-crítica em relação à vida e às pessoas.
 Tornamo-nos menos rígidos, menos inflexíveis, menos resistentes com relação à vida e às pessoas, quando elas não seguem nosso conjunto pessoal de regras.

O amor nos ajuda a desenvolver uma atitude mais harmoniosa do que negativa, mesmo quando a vida e as pessoas não são o que achamos o que deveriam ser. 
Se você ama deve demonstrar seu amor, pois este não sobrevive de palavras ou de teorias…
Fonte:Meditação Diária.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

MUDANÇAS NAPAISSAGEM


Não virei na rua que deveria. 
Estava a caminho de casa, conheço bem o bairro e já passei por aquela rua milhares de vezes, mas uma mudança na paisagem me confundiu.

Uma galeria comercial que não funcionava havia algum tempo estava sendo demolida, para o que homens e máquinas trabalharam toda a semana.
 Por não ver na esquina o prédio que sempre esteve ali quando eu fazia aquela curva, passei reto.
Iss
o me fez pensar na paisagem da minha vida e como é difícil reagir às mudanças.
 Prefiro as rotas que conheço bem.
 Gosto de saber por onde passo e de não ter de pensar no itinerário.
 Estou agradecido pelas novas tecnologias que me dizem por onde devo trefegar e me avisam sobre cada curva, sempre que me aventuro em novas áreas, porque não tenho sempre um “navegador” comigo para ler o mapa e me ajudar a ler as placas com os nomes das ruas.
 Mas a familiaridade pode ser um sistema de navegação.
Cresci na zona rural e aprendi a usar árvores e montanhas como pontos de referência, em vez de semáforos e placas. Muito raramente as leio… a menos que esteja em território desconhecido. Gosto de inconscientemente, seguir pelo caminho que percorri milhares de vezes, orientando-me pelos elementos da paisagem.

Houve algumas vezes quando passei por mudanças repentinas e minha “paisagem espiritual” foi completamente modificada.
 Nessas ocasiões, lutei para identificar padrões e aprender a me virar no novo território. A única maneira de encontrar meu caminho era ouvir a voz de Deus, como ouço as instruções do Google Maps: “Em 100 metros, vire à esquerda na Broadway…”
Deus pode nos ajudar a lidar com as mudanças de paisagens e nos levar aonde quisermos, por mais diferentes que as coisas fiquem. 
Basta recorrermos a Ele para que nos dê um plano, passo a passo, até nosso destino. As mudanças nos forçam a abandonar rotinas, escolher melhor nossos caminhos, ler com atenção as placas e estar atentos aos sinais.

Agora mesmo, com a demolição em andamento, a rua está horrível, mas alguém sabe o que está fazendo. Existe um plano e logo celebraremos a revitalização de nosso bairro. Até lá, preciso prestar mais atenção no caminho para casa e lembrar de cada curva que devo fazer. Não posso mais confiar no “piloto automático”.

João 14:26 (NVI-PT) Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Lucas 10:27 (NVI-PT) Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”.
Mateus 26:52-54 (NVI-PT) Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?”

quinta-feira, 28 de abril de 2016

SENTIR

Frase para refletir:

“Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias” Fernando Pessoa¨

sentimento é uma das quatro expressões do ser humano de acordo com C. G. Jung. As outras são: 
pensamento, intuição e emoção. A capacidade de sentir vem da percepção,
 do passar pelo coração e pela sensibilidade da alma. Não confundir com sentimentalismo, ajuda na compreensão do sentimento como algo bom e positivo na expressão integral do ser humano.


Quando desenvolvemos essa capacidade do sentimento em nós, conseguimos conexões importantes para nossa evolução. 
A criatividade possibilita-nos uma capacidade maior para que a nossa alma fale dentro de nós.
 Quem escuta a alma consegue melhores soluções para os problemas e permite novos caminhos diante do esgotamento físico e intelectual…Fonte:Meditação Diária.

oão 14:26 (NVI-PT) Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Lucas 10:27 (NVI-PT) Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Mateus 26:52-54 (NVI-PT) Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?”

quarta-feira, 27 de abril de 2016

TENHA A FÉ NA FÉ


ara alguns, a fé em Deus é algo natural.
 Conseguem ver o lado bom das pessoas difíceis ou nas situações de provação.
 É gente que só consegue ver copos meio cheios e costumam dizer coisas como “Deus proverá” e “Não se preocupe, pois tudo vai dar certo.”
 À primeira vista, pode parecer que a vida dessas pessoas seja mamão com açúcar, que mal saibam o que é um problema e que tudo sempre aconteça do jeito delas.

O que surpreende muitos, entretanto, é descobrir que os donos dessas personalidades exemplares não construíram esse reservatório de confiança no Todo-poderoso e atitudes positivas navegando em mares de rosas.
 Impregnaram-se desses atributos ao atravessar dificuldades, provações e, às vezes, na permanência sob circunstâncias devastadoras e dolorosas, escolheram esperar para ver como Deus os resgataria — mesmo quando isso demorou.

Em alguns casos, enfrentaram problemas com a própria saúde ou com a de seus filhos; em outros, perderam um ente querido. 
Qualquer que tenha sido o infortúnio, essa gente cheia de fé saiu dele mais forte, com mais coragem e tendo aprendido mais compaixão.
 É de tirar o chapéu como dão vida e sentido à palavra fé. 
Ensinam-me que Deus me ajudará a vencer as intempéries, se me apegar a Ele e à fé que recebo pela Sua Palavra, para afastar as dúvidas e o desânimo.

A Bíblia promete: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.” 
Demorei-me um tempo para entender que o versículo não diz que todas são do bem, mas que “concorrem para o bem.”



 Isso significa que até o que de mau nos acontecer será transformado por Deus, nas histórias de nossas vidas, para nos gerar benefícios, aqui ou na eternidade
. Por esse prisma, percebo que não posso agradecer a Deus por tudo de bom que acontece em minha vida e culpá-lO pelas coisas ruins. Devo confiar nEle nas adversidades, absolutamente confiante de que Ele as transformará em ganhos para mim.
A Bíblia está repleta de exemplos desse princípio, o que me leva a crer que Deus quis deixar isso bem claro.
O Rei Davi é um dos meus favoritos. Imagine por um segundo que seu grande projeto de carreira fosse ser pastor de ovelhas. Com base no meu vasto conhecimento de atividades pastoris e na minha vívida imaginação, deduzo que o trabalho se resuma a assistir às ovelhas comer por horas, afastar animais que ameacem suas vidas e dedilhar uma harpa para ajudar o tempo a passar.
 Então, do nada, você é escolhido rei, mata um gigante diante de dois exércitos, de seus irmãos mais velhos, do monarca e, na sequência, torna-se amigo do peito do herdeiro do trono. Não é difícil imaginar que Davi estivesse feliz com Deus.
Entretanto, a realidade mandou a fatura e o famoso ex-pastor quase perdeu o reino (algumas vezes), foi traído pelo próprio filho e fez escolhas pelas quais teve de receber os castigos de Deus. Depois disso, Davi passou a louvar Deus da posição de quem sabe exatamente o significado de confiar em Deus nas horas boas e nas ruins.
Certa vez, Davi disse a Deus: “Tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só Tu és Deus! De todo o meu coração Te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o Teu Nome para sempre. Pois grande é o Teu amor para comigo; Tu me livraste das profundezas do mundo dos mortos.” Nesse salmo, o monarca judeu estava desesperadamente orando para que Deus o livrasse dos seus inimigos, mas também sabia e confiava em Sua proteção e desvelo. Em vez de se abalar pelos infortúnios, sua crença se fortaleceu ainda mais.
Na Bíblia, a fé é comparada ao ouro pois, como o precioso metal, é muito valiosa. Se enfraquecesse quando testada, seria como uma moeda com pouco ou nenhum valor, ou seja, de serventia limitada ou nula. Mas a fé que se assemelha ao ouro é preciosa, rara, cara e dura para a vida toda.
Quando olho para o passado, vejo situações e eventos que não foram experiências fáceis e que espero não reviver, mas sei que se não fossem por essas provações, eu não teria os maravilhosos ganhos que com elas adquiri.
 Essas vivências e o que me ensinaram fortaleceram minha fé e me deram a certeza de que por maiores que sejam as tempestades emocionais que eu enfrentar, terei Jesus comigo, logo após as nuvens escuras, esperando para brilhar e me dar exatamente o que preciso para avançar com graça e força, pronta para encarar seja o que for que a vida me atirar.
Hebreus 11:6 (NVI-PT) Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Efésios 2:8-9  (NVI-PT) Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Provérbios 3:5-6 (NVI-PT)
Confie no Senhor de todo o seu oração
e não se apoie
em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor
em todos os seus caminhos,
e ele endireitará[a] as suas veredas.



"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133



Pensamento: É na comunhão que o Espírito de Deus é derramado sobre a nossa cabeça, purificando os pensamentos, ungindo nossos olhos, ouvidos, boca e todo o nosso corpo. É na união que passamos a experimentar uma vida cheia do Espírito Santo, do amor de Deus e da paz que só Jesus pode trazer ao nosso coração. Andar cheio do Espírito Santo é amar ao próximo, servindo o irmão, ajudando o necessitado, socorrendo os feridos e levantando os caídos... Andar cheio do Espírito Santo é perdoar e amar o irmão, ter comunhão com ele, compartilhando as vitórias e as lutas também, é viver uma vida em unidade com a igreja, todos juntos com o mesmo propósito, levar o amor de Cristo para aquelas almas que ainda não foram alcançadas.


Oração: Senhor Deus, mais do que tudo, o meu maior desejo é que o Seu Espírito Santo esteja sobre minha vida. Assim como o óleo que estava sobre Arão, da cabeça aos pés, derrama sobre mim uma boa medida, recalcada, transbordante, para que eu possa experimentar cada dia mais do Seu amor. Ensina-me a viver em união com meus irmãos, servindo-os e compartilhando aquilo que o Senhor tem me confiado. Obrigado pela vida destas pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado ao meu redor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.Fonte Meditação Diária.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Olavo Guerrero: CULTIVANDO O JARDIM INTERIOR

Olavo Guerrero: CULTIVANDO O JARDIM INTERIOR: Muitas vezes erramos em tentar colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que ...

CULTIVANDO O JARDIM INTERIOR

Muitas vezes erramos em tentar colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que de fato são suas

. As virtudes de cada um são cultivadas e arduamente trabalhadas… Não caem prontas do céu: é preciso dedicação e muito empenho para florescê-las!

Se você é capaz de cultivar seu jardim interior, será capaz de colher múltiplas e variadas flores. Mas, acima de tudo, é preciso começar: preparar a terra, remover as pedras, semear, regar, cuidar e amar seu jardim! …
 Tudo isso demanda tempo e muita dedicação para fazer florescer a beleza!
-Fonte:Meditação Diária.






                                                      para refletir:

Todo mundo é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada” (Oscar Wilde). 






"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Coríntios 15:58


Pensamento: Diante dos desafios do dia-a-dia, muitas vezes pensamos em desistir !!! Pensamos em abandonar o que estamos fazendo, porque o resultado está demorando demais, porque o tempo da colheita parece que nunca vai chegar !!!
 Mas sejamos firmes e constantes, porque todo trabalho que fazemos e apresentamos ao Senhor, não é em vão.
Vamos nos ocupar com a semeadura, cuidando para que seja em abundância, e certamente logo chegará o período da colheita !!!


Oração: Pai querido, eu agradeço ao Senhor, pela Sua fidelidade. Agradeço porque todo o meu trabalho, todas as lutas e os desafios, não serão em vão. Renova-me o ânimo, para que eu continue suportando a pressão do dia-a-dia. Ajuda-me a semear com abundância, crendo, com muita fé, que a colheita logo chegará. Eu oro em nome de Jesus.

domingo, 24 de abril de 2016

ENCONTRO COM BORBOLETAS

                                                         
                                         Enquanto pesquisava para escrever uma curta história sobre um antiquário que colecionava borboletas raras, deparei-me com um site na internet rico em histórias envolvendo essas fascinantes criaturas.

Impressiona o volume de relatos reunidos graças às várias pessoas que contribuem para o website — centenas de experiências
 — e fiquei admirado do grande impacto que a minúscula borboleta já causou à vida de tantos ao longo das eras!

 Há mais de dois mil anos, os gregos já usavam a metamorfose que ocorre a esses insetos como metáfora do processo de ressurreição da alma e de sua imortalidade.

É comum nesses relatos de experiências pessoais com borboletas o destaque dado a como seus autores foram confortados em momentos difíceis de suas vidas por essas criaturas maravilhosas. 
Depois de ler tantas histórias, perguntei-me se essas belezas aladas me emprestariam de sua mágica também.
 Eu estava passando por um momento difícil, sentindo a falta de minha filha mais velha que morrera havia sete anos.

Em um fim de tarde, então, pedi a Deus que me enviasse uma borboleta como sinal de que ela ainda estava conosco em espírito, mas não fiquei pensando nisso e a ideia me escapou da memória.
 No dia seguinte, contudo, enquanto carregávamos o equipamento que usáramos para uma apresentação em uma área rural, uma linda e colorida borboleta ficou revoando insistentemente à minha volta.
 Mais tarde, no carro, parado no semáforo, justo quando contava esse ocorrido à minha amiga, outra dessas criaturinhas encantadoras passou diante do para-brisa como se dissesse: ainda estou com você.

Esses dois encontros me impressionaram, mas nem de perto tanto quanto o que se deu no Natal. 

Estávamos reunidos ao redor da árvore, abrindo presentes e desfrutando do convívio uns dos outros, quando uma borboleta sobrevoou nossa sala e pousou perto do lustre, onde ficou durante todo o dia e toda a noite.
 Na manhã seguinte, não a vimos mais.
 Cumprira sua missão. Animados e gratos, sentimos que a visita fora um sinal para nos lembrar de nossa querida filha naquele momento especial.

É verdade que não devemos depender de manifestações assim como fonte de consolo, mas certamente não faz mal apreciá-las quando ocorrem.

 A Palavra de Deus nos traz promessas de que receberemos se pedirmos. Quando precisar de orientação ou de ser reconfortado, 
Deus pode lhe enviar mensageiros de diversas formas — com ou sem asas.


Josué 1:9 (NVI-PT) Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
2 Timóteo 1:7 (NVI-PT) Pois Deus não nos deu espírito[a] de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
Salmos 37:4 (NVI-PT) Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.Fonte Meditação Diária.



Pensamento: O medo e a dúvida acabam com a fé e a oportunidade do milagre acontecer. 
Muitas vezes estamos diante de problemas impossíveis e acabamos cedendo a tentação e desviamos da vontade de Deus por causa do medo e da dúvida. 
Se você nesse momento estiver enfrentando uma situação onde não há mais o que possa ser feito, somente um milagre pode tirá-lo dessa situação, então não desista !!! Clame a Deus e espere pois o Senhor tem prazer em fazer milagres para que Seu nome seja glorificado em nosso meio.



Oração: Pai querido, o Senhor é fiel e justo e jamais deixa seus filhos desamparados, afasta de mim todo medo e toda dúvida para que eu possa crer no impossível, para que Seu milagre possa acontecer em minha vida, e para que seu nome seja glorificado através da minha vida. O Senhor sabe minhas necessidades, sei que o Senhor não vai me abandonar nesta hora tão difícil, por isso eu clamo ao Senhor, que me tire desta fornalha de aflição. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sábado, 23 de abril de 2016

MUDANÇA

                           Frase para refletir:




“Não há lugar para onde correr: as mudanças, quando precisam acontecer, sabem como nos encontrar” (Ana Jácomo).
-





O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
 Para toda ação existe sempre uma re-ação! 

Então, faz-se necessário refletir bem nossas ações e esmerá-las para sejam positivas e capazes de transformar nosso modo de ser, nossos relacionamentos, nossas vidas… Martin L. King disse
: “pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”.

A natureza muda para se refazer e renascer; o rio corre e leva consigo todas as mudanças em suas águas…
 Da mesma maneira que mudamos fisicamente, precisamos também mudar emocionalmente (e espiritualmente!). Não temos escolha: ou mudamos ou morremos! Mudar é se perder para se encontrar de novo, na novidade de cada instante, de cada dia da própria vida…Fonte Meditação Diária.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

TEMPERAMENTO



o provê com qualidades marcantes que o distinguem de qualquer outro semelhante.


O temperamento, entretanto, não dá ao homem apenas forças, características positivas, mas também fraquezas, isto é, características negativas. Felizmente, Deus concedeu a todo que Nele crê o Espírito Santo, para melhorar suas forças e vencer suas fraquezas.
 VOCÊ NASCE COM ELE! Você sabe o que é certo e o que é errado fazer, mas, ao agir, é incapaz de conseguir se controlar e acaba fazendo o que não desejaria fazer.

 O apóstolo Paulo certamente sentia o mesmo quando escreveu Romanos 7:18-20:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.  Paulo faz a clara distinção entre si mesmo e a força incontrolável que nele habita, o pecado, a fraqueza natural que herdara de seus pais, como todo ser humano. Herdamos o temperamento básico dos nossos pais, que é chamado na Bíblia de várias formas: "o indivíduo ingênito", "a carne", "o chefe", "a carne corruptível", "o homem carnal" e outros, e que é o impulso básico de nosso ser tentando satisfazer suas necessidades.  Distinção importante a ser feita entre temperamento, caráter e personalidade:
• Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários. • Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração".
O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, denominado, às vezes, alma - é composta, esta, por cérebro, emoções e vontade.Parte do livo Temperamento Controlado Pelo Espirito \santo.






quarta-feira, 20 de abril de 2016

A IMAGEM DO FERMENTO

 A IMAGEM DO FERMENTO 
O fermento na massa 
O Reino dos céus é comparável ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa (Mat 13, 33).

Esta imagem é importante, sobretudo nos tempos atuais.

Lembra-nos que o mundo é uma “massa” quase inteiramente carente da qualidade do bom pão das virtudes cristãs, e do sabor – do sentido − da Verdade divina e da Lei de Deus.
 Por isso, o exemplo dos cristãos responsáveis (pais, mestres, padres) neste ambiente atual, é decisivo.
 Para transformar a massa em pão de Deus, o fermento precisa de ter uma força e uma eficácia que sejam capazes de mudá-la: uma força que só Cristo pode dar.

Não podemos deixar de constatar que vivemos, de fato, numa sociedade cada vez mais massificada, em que o ambiente materialista, hedonista e incrédulo que nos cerca  despersonaliza jovens e velhos: massifica as cabeças, impõe os mesmos gostos e vícios; nivela por baixo os costumes, e chega a abafar a fé cristã dos que ainda a conservavam. Basta abrir os olhos para perceber que a “cultura global” robotiza grande parte dos adolescentes e  jovens.

Por isso, se não houver educadores-fermento, cheios da vitalidade da fé cristã, da graça de Deus e das virtudes, muitos adolescentes e jovens vão naufragar, sem se darem conta disso, na forte correnteza do materialismo pagão.
Sob a influência crescente dos impérios midiáticos, do markenting internacional, da propaganda dominada pela ditadura do lucro – de empresas, de interesses econômicos e políticos escusos, do tráficico das drogas e da pornografia… –, a força dessa “correnteza” torna-se global. E vai sendo também cada vez mais forte a ditadura imposta pelas ideologias: laicismo antirreligioso militante, neomarxismo , “ideologia de gênero”, New Age, etc.

Nada mais fácil, nesse clima envolvente, que se identificar− antes de as pessoas terem ter tido tempo de se abrir à verdadeira Luz e à verdadeira Vida − com a  grande “massa” corrompida; nada mais fácil que aceitar, por falta de “anticorpos” positivos (por falta de exemplos e de formação) , os contravalores e os vícios de uma cultura que exclui Deus.

 Você não se assusta ao constatar a rápida propagação  de vícios como o álcool, as drogas, a dependência doentia dos aparelhos eletrônicos, a pornografia ao alcance da mão, quando mal os filhos estão saindo da infância…? Pense, então, que fugindo do vazio espiritual deixado pelos pais, mestres e guias espirituais que não souberam ser “fermento”, os adolescentes e jovens se jogam na teia de aranha dessas falsas alegrias que os escravizam.

«A pós-modernidade – afirma o pedagogo Víctor García Hoz – é um grande vácuo. A profusão de idéias contraditórias, o relativismo predominante em muitas ideologias e o pragmatismo superficial da sociedade atual, dão razão ao ditado de que o mundo de hoje, especialmente a juventude, sabe o que não quer, mas não sabe o que quer [...]. Os valores que apoiavam a vida humana foram rejeitados e não foram substituídos por outros. O pensamento da pós-modernidade vacila entre a melancolia e o vazio»
 [1].
Não feche os olhos! É em meio a essa massa desnorteada que se encontram os seus filhos, os seus alunos, os membros do seu rebanho de pastor. Muita boa gente, ao constatar isso, sofre, sofre muito. Mas, o que fazemos? Lutamos, porventura,  cada um de nós para ser o fermento de que precisa urgentemente essa massa manipulada e cada vez mais destruída? Por que os nossos critérios e o nosso comportamento não têm a potência do fermento, capaz de levedar a massa e transformá-la em bom pão?

Pense que é Deus quem lhe dirige, silenciosamente, estas interrogações. O que lhe vai responder?

 Adaptação de um trecho do livro de F. Faus: A força do exemplo


sábado, 16 de abril de 2016

DEUS NUNCA NOS DESAMPARA

                                          Faz vários anos, logo no início de minha carreira de missionário voluntário, tive de tomar uma decisão importantíssima, uma situação que me torturou por vários dias, até que Deus atendeu às minhas orações e me orientou por meio de uma simples ilustração.

Foi uma imagem de uma menina que caminhava de mãos dadas com o pai. A criança, temerosa, implorava ao pai que não a soltasse.
 “Papai, por favor, não largue a minha mão!” E assim insistiu e repetiu, até que o homem parou, ajoelhou-se, olhou-a nos olhos e com uma voz ao mesmo tempo firme e amorosa disse que jamais a deixaria e que, enquanto ela quisesse permanecer perto dele, poderia contar que estaria ao seu lado.

Entendi a mensagem e tomei a decisão.
 Desde então, tive de lidar diversas vezes com o medo de errar e de me desviar do bom caminho. Entretanto, sempre que me vejo diante de uma decisão importante, lembro-me dessa ilustração — o que aconteceu em muitas ocasiões ao longo dos anos.

Por mais que desejemos tomar as melhores decisões, não é difícil nos lembrarmos de quando nossas escolhas foram obviamente erradas. Mesmo assim, devemos nos animar pela promessa feita por Jesus de que nunca nos deixará nem nos desamparará.
Nas trilhas solitárias e acidentadas das montanhas, Ele é nosso companheiro. Na travessia do deserto, quando a vida se torna seca, sentimos sede e nos perguntamos quando (ou se) encontraremos um oásis, Ele nos guia passo a passo ao refrigério. 
Quando temos de atravessar as multidões e a confusão do dia a dia, e lidar com perguntas sem fim, angústia e desânimo, Ele está ao nosso lado e nos diz: “Aqui estou. Fale Comigo. Diga-me o que está acontecendo.”

E se tropeçarmos, errarmos e nos desencaminharmos muito — a exemplo do que aconteceu a tantos de Seus seguidores? Ele desiste de nós?
Claro que não.
Essa ideia jamais cruzaria a mente dAquele que é sempre amoroso e pronto para perdoar.
Então por que deveríamos nos preocupar ou nos inquietarmos? Independentemente das decisões que encontramos ou dos desafios que representam para nós, posso sinceramente dizer que nunca me arrependi de Lhe dar a mão!
Mateus 28:18-20 (NVI-PT) Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Provérbios 3:5-6 (NVI-PT)
Confie no Senhor de todo o seu coracão
e não se apóie
em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor
em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.
Jeremias 29:11 (NVI-PT) Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuroFonte: Meditação Diária.

Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara." Gênesis 6:18, 7:5


Pensamento: Assim como Nóe, nós temos promessas de Deus especificas para as nossas vidas. 
Mas não podemos nos esquecer que toda a promessa ela é condicionada a obediência, ao cumprimento da vontade do Senhor. Para que a aliança de Deus fosse estabelecida na vida de Noé, foi preciso que ele fizesse TUDO conforme o Senhor havia lhe ordenado. 
Muitas vezes as promessas de Deus não se cumprem em nossas vidas por não nos submetermos e nos condicionarmos ao que Deus está ordenando.
 O Senhor tem prazer em nos abençoar, mas também é necessário que façamos a nossa parte.



Oração: Pai, eu creio em cada uma das promessas feitas pelo Senhor sobre a minha vida, creio e não abro mão de nenhuma delas, mas peço ao Senhor que direcione a cumprir a todas as condições para que elas se tornem realidade em minha vida. Em nome de Jesus eu oro e já agradeço, crendo que o Senhor trabalha em meu favor, amém!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

OCE TEM SEU NOME NO LIVRO?


Apocalipse 20.11-15



A bíblia é um livro de vida, e não de morte, que nos mostra que, enquanto vivos, podemos fazer preparativos para gozar a vida eterna no próximo mundo. 

O fato de muitas pessoas negarem a existência de Deus, ou a ideia de um juízo final, é porque temem um dia enfrentá-Llo.

Precisamos ter nosso entendimento aberto a esse respeito, pois a certeza que há vida após a morte está muito clara.
Pessoas gastam toda uma vida para conseguirem sucesso ou respeito de outros, porém, a conclusão que se chega é que, no futuro, tudo não vai ter passado de poeira.
As únicas coisas que fazemos de duração eterna em nossa vida são os relacionamentos que construímos, as almas que levamos a Cristo e as obras de fé que tenhamos feito para o nosso Senhor.
Corrermos o risco de estar trocando nossa alma por um mundo de sucesso. Há muitas histórias de milionários que terminaram sua vida de forma trágica. Todos nós compareceremos diante do juízo divino, mas ter o nome no livro da vida o livrará do juízo e anulará as acusações anotadas contra você nos livros das obras dos homens.
O projeto original do que a bíblia chama de lago de fogo não era para a humanidade. Se não houvesse a rebelião, nenhum ser humano conheceria o inferno, pois o objetivo desse lugar era para prender satanás.
 Quando os livros forem abertos, todos os pensamentos secretos ou obras serão revelados de uma vez por todas. Ao abrir o livro da vida, aparecerão pessoas que dirão falsamente serem cristãos, eles mostrarão sua vida pública, religiosa e suas palavras, mas Deus apontará para seus corações e para o livro da vida onde seus nomes não serão achados.
Nada ficará oculto aos olhos de Deus, tudo o que fazemos é anotado no livro das obras, isso será usado no juízo final.
 Se o seu nome foi apagado do livro da vida por causa do pecado, através do sangue de Cristo terá sua vida absolvida, mas para isso você precisa se arrepender e reconhecer a única obra realizada e que nos deu direito a salvação, Jesus na cruz do calvário.

“Todos nós comparecemos diante do juízo divino, mas ter o nome no livro da vida o livrará do juízo e anulará as acusações anotadas contra você nos livros das obras dos homens”Fonte:Meditação diária.