sexta-feira, 29 de abril de 2016

MUDANÇAS NAPAISSAGEM


Não virei na rua que deveria. 
Estava a caminho de casa, conheço bem o bairro e já passei por aquela rua milhares de vezes, mas uma mudança na paisagem me confundiu.

Uma galeria comercial que não funcionava havia algum tempo estava sendo demolida, para o que homens e máquinas trabalharam toda a semana.
 Por não ver na esquina o prédio que sempre esteve ali quando eu fazia aquela curva, passei reto.
Iss
o me fez pensar na paisagem da minha vida e como é difícil reagir às mudanças.
 Prefiro as rotas que conheço bem.
 Gosto de saber por onde passo e de não ter de pensar no itinerário.
 Estou agradecido pelas novas tecnologias que me dizem por onde devo trefegar e me avisam sobre cada curva, sempre que me aventuro em novas áreas, porque não tenho sempre um “navegador” comigo para ler o mapa e me ajudar a ler as placas com os nomes das ruas.
 Mas a familiaridade pode ser um sistema de navegação.
Cresci na zona rural e aprendi a usar árvores e montanhas como pontos de referência, em vez de semáforos e placas. Muito raramente as leio… a menos que esteja em território desconhecido. Gosto de inconscientemente, seguir pelo caminho que percorri milhares de vezes, orientando-me pelos elementos da paisagem.

Houve algumas vezes quando passei por mudanças repentinas e minha “paisagem espiritual” foi completamente modificada.
 Nessas ocasiões, lutei para identificar padrões e aprender a me virar no novo território. A única maneira de encontrar meu caminho era ouvir a voz de Deus, como ouço as instruções do Google Maps: “Em 100 metros, vire à esquerda na Broadway…”
Deus pode nos ajudar a lidar com as mudanças de paisagens e nos levar aonde quisermos, por mais diferentes que as coisas fiquem. 
Basta recorrermos a Ele para que nos dê um plano, passo a passo, até nosso destino. As mudanças nos forçam a abandonar rotinas, escolher melhor nossos caminhos, ler com atenção as placas e estar atentos aos sinais.

Agora mesmo, com a demolição em andamento, a rua está horrível, mas alguém sabe o que está fazendo. Existe um plano e logo celebraremos a revitalização de nosso bairro. Até lá, preciso prestar mais atenção no caminho para casa e lembrar de cada curva que devo fazer. Não posso mais confiar no “piloto automático”.

João 14:26 (NVI-PT) Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Lucas 10:27 (NVI-PT) Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”.
Mateus 26:52-54 (NVI-PT) Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário