sábado, 26 de maio de 2018

UM DIA DE CADA VEZ

Uma das mais poderosas orações já ensinadas tem dois mil anos e contém um pedido muito simples que me ajuda a me concentrar em viver o agora: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”
 
Durante 25 anos, a dependência do álcool e das drogas me roubou a habilidade de desfrutar a vida. O remorso do passado e o medo do futuro eram tão grandes que eu vivia aterrorizado pelo que cada dia poderia me trazer.  
E foi nessa simples frase bíblica que descobri o que para mim parecia um novo conceito de vida. Ao viver um dia de cada vez, estou livre do temor e do tormento.
 
Não preciso ter a garantia de que minhas necessidades da próxima semana, do próximo mês e do próximo ano serão atendidas. Tudo que preciso é o que necessito hoje. É por isso que devo me esforçar para viver minha vida um dia de cada vez.
 
Cheguei à conclusão que o único tempo que tenho é hoje. Não há garantias do amanhã. Quanto a ontem, passou para sempre, com todos os seus erros e pesares. Hoje, o momento presente, esse sim é precioso.
 
Apesar de ter aprendido essa lição, ainda me flagro desperdiçando tempo revivendo o passado ou me preocupando com o futuro.
 
O efeito que o vício teve em mim foi que eu levava a mim mesmo e as minhas sórdidas circunstâncias a sério demais, a ponto de perder contato com a liberdade. Não existia alegria nem satisfação real em nada que eu fazia. Tudo ao meu redor era cinzento e opaco. 
Hoje, os sinais positivos do renascimento espiritual aparecem na minha vida. Cada dia ganho mais energia espiritual e gosto pela vida. Desfruto mais as pessoas, inclusive a mim mesmo. Redescobri o prazer de rir. 
Sei que nem todos os dias serão mares de rosas e que terei que lidar com dores e decepções. Ser livre dos erros que cometi e das preocupações do que há por vir nem sempre me isentará do sofrimento no presente nem das consequências das minhas ações. O melhor que posso fazer é parar, dar uma boa olhada dentro de mim, enfrentar os problemas de hoje com determinação e sinceridade, tomar as decisões que tenho de tomar hoje e ter a certeza de que Deus está comigo.
A carga dos meus “ontens” são pesadas demais para eu suportar sozinho. E se pensar na minha vida em termos de todas as coisas que tenho de fazer amanhã, na semana que vem ou no próximo ano, serei engolfado pelo peso das preocupações. Sempre que vejo que estou me aproximando de um desses estados mentais, tenho de pedir a Deus para me trazer de volta para o agora, onde as cargas são mais administráveis e onde, com Sua ajuda, consigo fazer algo a respeito delas, ou aceitar que não há nada que eu possa fazer.
 
Para a maioria das pessoas, o planejamento é uma função normal e saudável. Para mim, é uma faca de dois gumes. Um bom plano pode manter minha vida administrável e me ajudar a realizar as coisas, mas quando planejar torna minha felicidade contingente das minhas expectativas, estou encrencado. Isso acontece porque, em função do eu ser mais pessimista do que otimista com respeito ao futuro, a imaginar que viverei tragédias em vez de triunfos.
 
O presente pode ser grande e interessante o bastante para tomar minha atenção, se eu a ele a dedicar. Ao me concentrar no aqui e agora, e me manter acessível aos outros, a Deus e a tudo que há de bom ao meu redor, posso ter uma vida feliz, um dia de cada vez.
 
 
Marcos 9:23 “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”
 
Tiago 2:18 Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”.Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
 
2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Fonte: DevocionalDiário


Nenhum comentário:

Postar um comentário