quarta-feira, 31 de maio de 2017

FIDELIDADE

Quando não é tão fácil orar, quando o amor é menos vivo e terno, quando a presença de Deus não é tão evidente e consoladora, quando até os deveres para com os outros são cumpridos com menos facilidade e alegria, a fidelidade que é mantida sob essas circunstâncias adversas se torna mais importante e é tudo que Deus exige.
—François Fénelon (1651–1715)
Ser fiel nas menores coisas é a forma de ganhar, manter e demonstrar a força necessária para realizar algo grandioso.
—Alex Harris (1975–2009)
Tudo que realizei, e tudo que quis ou esperei realizar tem sido e sempre será pelo processo lento, paciente e perseverante de acumulação, como na construção de um formigueiro, uma partícula de cada vez, um pensamento de cada vez, um fato de cada vez.
—Elihu Burritt (1810–1879)
Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se desfaria em pedaços, eu ainda plantaria minha macieira.
—Martinho Lutero (1483–1546)
Em nossas mentes travam-se batalhas todos os dias. Quando começamos a sentir que a batalha é simplesmente difícil demais e temos vontade de desistir, devemos escolher resistir aos pensamentos negativos e nos determinar a nos erguer acima dos nossos problemas. 

Devemos decidir não desistir.
 Quando somos bombardeados com dúvidas e temores, precisamos tomar uma atitude e dizer: 
“Nunca desistirei! Deus está do meu lado. Ele me ama e está me ajudando! Vou conseguir!”
—Joyce Meyer (nascida em 1943)

Observe como Jesus agiu. O fator dominante na Sua vida era fazer a vontade do Pai. 
Seu caminho não é o da sabedoria nem do sucesso, mas da fidelidade.
—Oswald Chambers (1874–1917)

Deus conhece nossa situação.
 Ele não nos julgará como se não tivéssemos dificuldades para superar.
 O que importa é a sinceridade e a perseverança da nossa vontade para superá-las.
—C.S. Lewis (1898–1963)
Este é o grande segredo do sucesso: 
trabalhe com todo vigor, mas nunca confie no seu trabalho.
 Ore com todas as suas forças pelas bênçãos de Deus, mas trabalhe ao mesmo tempo com toda a diligência, com toda a paciência e com toda perseverança. Ore e trabalhe. Trabalhe e ore.
—George Müller (1805–1898)
Realiza mais no grande mundo de Deus aquele que faz o melhor no seu próprio pequeno mundo.
—Thomas Jefferson (1743–1826)
Lembre-se:
 Deus não nos paga pelos nossos resultados, mas pelos nossos esforços.
—Giovanni “Don” Bosco (1815–1888)

Qual a estrela
Que brilha na lonjura
Sem pressa e sem descanso
Que cada homem avance com passo firme
Na tarefa que rege o dia
E dê aí o que tem de melhor.
—Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832)
Romanos 10:17 (NVI-PT) Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
1 Timóteo 1:12 (NVI-PT) Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
Mateus 25:21 (NVI-PT) “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’  Fonte :Devoções Diária.

Ao sermos escolhidos de Deus, também nós O escolhemos

         









Sermos escolhidos de Deus e aceitarmos isso nos traz as bênçãos que Ele nos promete

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta quarta-feira, 31 de maio de 2017, Márcio Mendes partilhou a Palavra de Deus para nos afirmar que ao sermos escolhidos de Deus também tomarmos a iniciativa de O escolhermos.
Leia a Palavra de Isaías 65,22-24:
“Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho. Ninguém trabalhará sem proveito, ninguém vai gerar filhos para morrerem antes do tempo, porque esta é a geração dos abençoados do Senhor, ela e seus descendentes. E então antes que me chamem, já estou respondendo, ao começarem a falar, já estou atendendo.”

http://tv.cancaonova.com/sorrindo-pra-vida/falta-de-fe-nos-afasta-da-graca-de-deus/

 Apelo: para você que conhece está obra de evangelização não deixe de fazer sua doação , para que os milagres de Deus, nos tempos de hoje continue no ar colabore eu conheço está obra maravilhosa que salva almas, já fui resgatado por elá contribua desde já Deus vós Pague.
www.doação. cancaonova.com.br 
se voce conhece a canção nova compartilhe:






terça-feira, 30 de maio de 2017

Olavo Guerrero: JESUS NÃO É RESUMÍVEL

Olavo Guerrero: JESUS NÃO É RESUMÍVEL: “Jesus não é resumível.  Como seria possível? Pode-se “resumir” um semblante, sobretudo quando está gravado na carne de nosso coração: ...

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=610667795495278216#editor/target=post;postID=4000431488402165181

JESUS NÃO É RESUMÍVEL

“Jesus não é resumível.
 Como seria possível? Pode-se “resumir” um semblante, sobretudo quando está gravado na carne de nosso coração: quem pode “resumir” seu pai, sua mãe, seu esposo, sua esposa?
 O mesmo acontece com Jesus.
Ao longo de três breves anos ele percorreu os caminhos de uma província longínqua do Império Romano… e depois de vinte séculos ele frequenta a memória cristã e as profundezas da humanidade. Rebelde a toda definição, precedendo sempre todas as realizações, testemunha da humanidade a vir, vibração humana de Deus”.
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:14

Pensamento: O Filho veio a este mundo para trazer a glória de Deus, para torná-la acessível a nós, homens miseráveis, perdidos, carregados de pecados, e para nos introduzir nessa glória. De que glória se trata? O próprio Senhor Jesus Cristo respondeu esta pergunta na oração sacerdotal quando disse: "e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo" (Jo 17.5). Em Sua própria pessoa Jesus nos trouxe a glória de Deus, glória tão grande que homem nenhum pode suportá-la, glória que Ele já tinha junto ao Pai antes da fundação do mundo.

Oração: Pai querido, obrigado pela Sua Glória, pela Sua Graça, e por ter enviado Seu Filho ao mundo para nos salvar. Ensina-me a ter um espirito agradecido, para que eu não venha murmurar de pequenas coisas, e aprenda a viver com os olhos voltados para a eternidade. Perdoa quando eu esqueço que a Sua Graça me basta. Eu oro em nome de Jesus. Amém. Fonte : Devocional Diário.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Olavo Guerrero: SOBE UM MONTE ALTO

Olavo Guerrero: SOBE UM MONTE ALTO: Nosso conhecimento do Cristo se assemelha, de certa forma, a escalar uma das montanhas galesas. Perto da base, vê-se pouco: a ...

Olavo Guerrero: SOBE UM MONTE ALTO

Olavo Guerrero: SOBE UM MONTE ALTO: Nosso conhecimento do Cristo se assemelha, de certa forma, a escalar uma das montanhas galesas. Perto da base, vê-se pouco: a ...

SOBE UM MONTE ALTO










Nosso conhecimento do Cristo se assemelha, de certa forma, a escalar uma das montanhas galesas.
Perto da base, vê-se pouco: a montanha parece ter apenas metade da sua altitude.

Basta subir a primeira colina, porém, para que o vale cresça em comprimento e largura sob seus pés.
Vá mais alto e verá o campo uma légua ou mais ao redor e se deleitará com a amplidão que os olhos alcançam.
Siga galgando para que o cenário cresça, até, por fim sobre o cume, voltar-se para o oriente, para o ocidente, para o norte e para o sul, e ver quase toda a Inglaterra esparramada à sua frente. 


Mais além está a floresta de algum país longínquo, talvez trezentos quilômetros dali e lá está o mar, o rio reluzente, as chaminés esfumaçantes da cidade fabril, ou os mastros das embarcações no porto atracadas.

Quando começamos a crer em Cristo, vemos apenas uma pequena parte dEle. 
Quanto mais escalarmos, mais das suas belezas descobriremos.
 Paulo, com idade avançada, grisalho e trêmulo em algum calabouço romano, pôde dizer com maior ênfase do que eu agora faço: “Sei em quem tenho crido,”
1 pois cada experiência fora como um monte escalado; cada provação, outra cimeira alcançada, e sua morte parecia a conquista do pico da montanha, do qual veria toda a fidelidade e o amor de Deus.
Charles Spurgeon (1834–1892) foi o mais conhecido pregador britânico durante a maior parte da segunda metade do século dezenove.

Nada estimula tanto minha fé no Pai Celestial quanto olhar para trás e refletir na Sua fidelidade para comigo em todas as crises e circunstâncias assustadoras da vida. 
Vez após outra, Ele provou Seu desvelo e interesse pelo meu bem-estar. 
Vez após outra, eu soube que era orientado pelo Bom Pastor na travessia dos dias de escuridão e dos vales profundos.
—Phillip Keller (1920–1997)
O significado da fidelidade de Deus é que, por Ele ser a verdade, podemos ter por certo tudo que Ele diz e faz. 
Em outras palavras, Ele é 100% confiável 100% do tempo.
 Ele não falha, não esquece, não vacila, não muda nem decepciona. Nas palavras de Lewis Sperry Chafer: “Ele não apenas avisa e confirma que é verdadeiro, mas permanece fiel pelas Suas promessas. 
Diz o que faz e faz o que diz. Por isso, o que promete, cumpre.”
—Dr. Ray Pritchard, Grande é Tua Fidelidade

1 João 4:8 (NVI-PT) Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
Romanos 8:37-39 (NVI-PT) Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
João 3:16 (NVI-PT) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
"Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 1:3

Pensamento: Na vida dos cristãos existe o risco de uma trágica e funesta mudança de rumo que os faz se desviar do melhor que Deus deseja lhes dar.

 Salomão deu meia-volta no caminho da obediência ao Senhor, e o Senhor tomou dele o reinado. Himeneu e Alexandre voltaram atrás no caminho da fé viva, tornaram-se blasfemadores e foram entregues a Satanás.
 A Igreja de Jesus corre o perigo de se desviar do caminho do Cordeiro, pois deixando o primeiro amor, e não se arrependendo, seu candeeiro será removido.
 O Senhor chama constante e insistentemente para que retornemos a Ele, para que mudemos e corrijamos o rumo em que nos encontramos.

Ele toca suavemente em nosso coração: "Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes." 
Ele o faz lamentando: "Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz." Ele nos chama a retornarmos para Ele e o faz perdoando: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi." 
Ele também chama e inclui uma promessa: "Tornai-vos para mim... e eu me tornarei para vós outros." Nesse contexto, só faz sentido orarmos ao Senhor: "Volta-te, Senhor!" se estivermos realmente dispostos a retornar para Ele!

Oração: Senhor Deus, perdoa pelas vezes que tenho me afastado de Ti, pelas vezes que abandonei os Teus caminhos. Ajuda-me Senhor a voltar para Ti, retomar a vida plena e abundante que só é possível através de um relacionamento real se sincero com Jesus.
 Meu prazer é lhe servir, minha vida pertence a Ti, quero dar testemunho das maravilhas que Jesus tem feito em minha vida, quero dar testemunho do Seu amor para aqueles que ainda não foram alcançados. Eu oro em nome de Jesus. Amém. Fonte:Devocional Diário.



sexta-feira, 26 de maio de 2017

Olavo Guerrero: A BONDADE DE DEUS

Olavo Guerrero: A BONDADE DE DEUS: A BONDADE DEUS “A bondade de Deus dura para sempre. “—Salmo 52:1 (RA) As coisas boas aparecem em nossas vidas nas mais difere...

A BONDADE DE DEUS













A BONDADE DEUS

“A bondade de Deus dura para sempre. “—Salmo 52:1 (RA)
As coisas boas aparecem em nossas vidas nas mais diferentes formas: amigos, família, saúde, felicidade, um teto sobre a cabeça, comida à mesa, os prazeres que nos trazem a música, a arte e a literatura.
A Bíblia nos ensina que Deus é a origem dessas bênçãos. 
“Poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus.”
 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes.”

Essas dádivas, ainda que maravilhosas, são apenas pequenas ilustrações do amor de Deus. 
Quão fácil é, no corre-corre do dia-a-dia, ignorar a maior manifestação da Sua bondade:
 Sua dádiva na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.
 “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Poderíamos dizer que Jesus é a bondade de Deus que se fez carne. 
E essa dádiva nos leva a outra: “o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Deus não tinha de enviar Seu filho nem este estava obrigado a dar a vida por nós. 
Mas foi o que fizeram e, por isso, podemos receber o perdão pelos nossos pecados e ter a garantia de passar a eternidade na amorosa presença de Deus.
 Se o sacrifício de Jesus, sem Seus sofrimentos na cruz, sem Sua morte, sem Sua ressurreição e triunfo sobre a sepultura, não teríamos a promessa da vida eterna.

Para este exercício, dedique algum tempo para agradecer a Deus pela dádiva da salvação.
 Agradeça-Lhe por enviar Jesus para morrer em seu lugar. 
Agradeça-Lhe pelas dádivas do perdão e da redenção.
 Use suas próprias palavras, ou, se preferir, faça a seguinte oração:

“Obrigado, Deus, por enviar Seu filho, Jesus, para receber a punição por todos os meus erros e falhas. Por favor, mantenha meu coração, minha mente e minha vida abertos para você, para que eu sempre me lembre da Sua bondade.”
Remido, eu vou proclamar,
Remido por preço real.
Remido por Cristo na morte,
Eu tenho a paz eternal.
"(Deus) nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos." 2 Timóteo 1:9


Pensamento: Antes do tempo começar! Como entendemos quando isso foi? Deus pensou em nós pela primeira vez numa época que nem dá para entender! Sua razão para pensar em nós foi o Seu próprio propósito que era manifestar Sua graça sobre nós. Jesus sempre foi o plano de Deus e nós sempre fomos Seu alvo. Vamos ter certeza que vivemos nossa vida em santidade!

Oração: Obrigado, Pai, por me conhecer e pensar nas minhas necessidades mesmo antes de existir o mundo. Dedico este dia, e os dias que seguem, para honrá-Lo ao tentar viver uma vida que reflete Sua santidade e graça. No nome de Jesus, o único que não tem pecado, eu oro. Amém.
Fonte: Devocional Dário.




quarta-feira, 24 de maio de 2017

Olavo Guerrero: AMOR COM PAIXÃO E PAIXÃO COM AMOR

Olavo Guerrero: AMOR COM PAIXÃO E PAIXÃO COM AMOR: Frase para refletir: “Você nunca me amou. Só pensou que é agradável estar apaixonado por mim” (Henrik Johan Ibsen, dramaturgo norue...

AMOR COM PAIXÃO E PAIXÃO COM AMOR








Frase para refletir:
“Você nunca me amou. Só pensou que é agradável estar apaixonado por mim” (Henrik Johan Ibsen, dramaturgo norueguês, 1828-1906).



As letras de muitas músicas revelavam a confusão que existe entre amor e paixão. 
Amar e apaixonar, são duas irmãs não gêmeas, mas que se confundem no modo de vestir, de se comportar, e de ser.
 Somente aos mais experimentados é possível distingui-las, pois é fácil apaixonar-se achando que está amando e, do mesmo modo, amar na forma de paixão. Isso não vale só para casais e namorados. 
Vale para todo e qualquer tipo de relação onde estejam envolvidos sentimentos ligados aos afetos e aos cuidados mútuos.

O que em geral serve de muro divisor entre o “amar” e o “apaixonar” é o modo do “agradável”, visto que na paixão, ou no modo de ser do “apaixonado”, está o querer, o gostar, e até mesmo o “amar”, enquanto agradável para mim. Ou seja, enquanto me agrada, me serve, me ajuda, me ampara; me consola; me entende, me compreende, me inspira, me faz bem, então é entendido como “amor”, embora seja apenas “paixão” no sentido de estar apaixonado, atraído, fascinado e voltado para aquilo que me faz bem e satisfaz meu “ego”.

Nessa compreensão, tudo o que é “desagradável”, ou seja, o que não traz agrado, o que não me serve; o que não me ajuda; o que não gosto, o que não me consola; quem não me entende e compreende; o que não me inspira e nem me faz “bem”, ou melhor, tudo o que não agrada ao meu “ego”, é entendido como “desamor”, enfim nada apaixonante. 
Existem muitos relacionamentos que estão baseados nesse tipo de compreensão, onde se confunde amor com paixão e paixão com amor. 
A vida sexual de um casal pode ser vivida anos e anos no toque da paixão, sem amor. 
Uma vida social pode se vista e vivida por séculos a fio sob o signo da paixão, onde o que vale é o todo ao meu serviço.

Significa que se as pessoas não giram em torno desse “ego” para satisfazê-lo nas suas exigências, então se diz: “Ninguém me ama, ninguém me quer”. Esse “não me ama” é que é o jeito da paixão, mas paixão aqui não no sentido de Paixão de Cristo, por exemplo. Mas, de sentimento patológico de tudo querer para si na medida do “bom e agradável pra mim”. 
Bem outra é a compreensão do amor que ama não porque é “agradável para mim, mas porque é agradável amar, simples e puramente por amor.
O Amor é a medida, não o meu “ego”. Numa relação onde o amor é o que “comanda”; jamais se subjuga o outro ao meu próprio interesse, seja ele de que nível for. Jamais instrumentalizo o outro para me servir ou satisfazer minhas necessidades afetivas, sexuais, emocionais, sentimentais, intelectuais, espirituais, corporais, financeiras, grupais etc.. 
Aqui amo o outro não pelo que ele me faz ou me dá, ou que não me faz ou não me dá. 
O amor apenas ama, sem “por que” e nem “para quê”.
 Ama por amar e por não saber outra coisa a não ser, ser isso mesmo, “amar”.

Se ainda não sei amar na medida do amor, ou o confundo com paixão, então tenho muito a aprender ainda.
 E amar só se aprende amando, se inscrevendo na escola do amor. 
Na escola do amor há muitos mestres: mães, pais, filhos, professores, leigos, santos e santas, gurus, sacerdotes, pastores, rabinos, agentes sociais, filósofos, xamãs, religiosos e religiosas, enfim, uma gama de pessoas que estão aí e que passaram pela vida fazendo o bem.
 E para os que cultivam a fé religiosa, há o mestre e a fonte do Amor: Deus.
Só se aprende a amar olhando para ele, aprendendo Dele, escutando-O, seguindo-O. Não o Deus 
estereotipado pela propaganda atual que vê nele a fonte das guerras e divisões, ainda que pregando o bem. 
Não o Deus que tantos credos e doutrinas e pessoas se apoiam no seu Nome para criar as grandes matanças e violências da História da humanidade. 
Mas, sim, o Deus que em Jesus Cristo, por exemplo, passou pelo mundo fazendo o bem.
 É aí que se encontra a fonte inspiradora para quem quer aprender a amar e de, fato, apaixonar-se, sem a contradição entre amor e paixão. Fonte :Meditação Diária.
"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22


Pensamento: Perdoar não é opcional !!! Se alguém te feriu, e você guarda alguma mágoa dessa pessoa, saiba que Jesus assim como ele morreu para perdoar os teus pecados, ele também morreu pelos pecados dessa pessoa. Mesmo que seu coração não queira, faça uma oração a Deus e entregue a vida dessa pessoa nas mãos do Senhor, e peça a Deus que retire todo sentimento ruim que há dentro de você. Há poder no perdão, Deus se agrada quando perdoamos, milagres acontecem, o perdão faz bem a nós mesmos.

Oração: Pai querido, se tenho algo contra alguém, mostra-me quem é essa pessoa e ajuda-me a perdoá-la. Se há algum sentimento de ódio, vingança, amargura, retira-os de mim, e torna-me a dar a alegria plena de comunhão com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.






terça-feira, 23 de maio de 2017

Olavo Guerrero: BONDADE EM AÇÃO

Olavo Guerrero: BONDADE EM AÇÃO: É um grande erro pensar em grandiosidade sem bondade.  E isso digo na certeza que jamais houve um homem verdadeiramente gra...

BONDADE EM AÇÃO













É um grande erro pensar em grandiosidade sem bondade.
 E isso digo na certeza que jamais houve um homem verdadeiramente grande que não tenha sido, ao mesmo tempo, verdadeiramente virtuoso.
—Benjamin Franklin (1706–1790)

Faça todo o bem que puder, de todas as formas que puder, a todas as almas que puder, em todo lugar que puder, com todo zelo que puder, por tanto tempo quanto puder.
—John Wesley (1703–1791)

Não o que se professa, mas o que se pratica torna alguém bom.
—Provérbio grego

Não é possível ser bom cedo demais, pois nunca se sabe quando será tarde demais.
—Ralph Waldo Emerson (1803–1882)

A bondade é o único investimento que nunca falha.
—Henry David Thoreau (1817–1862)

A liberdade, a moralidade e a dignidade humana do indivíduo consistem precisamente disto: quem pratica o bem não o faz a força, mas porque livremente o concebe, é o que deseja e ama fazer.
—Mikhail Bakunin (1814–1876)

A bondade é o amor em ação: amor com a mão no arado, amor com o fardo nas costas, amor seguindo as pegadas dAquele que foi por toda parte praticando o bem.
—James Hamilton

Não digais que se as pessoas foram boas convosco, sereis bons com elas; e se vos oprimirem, então as oprimireis.
 Determinai-vos, antes, a ser bons com os que vos fizerem o bem; e não oprimir os que vos oprimirem.
—Maomé (570–632)

O bem é um produto da ética e da arte espiritual dos indivíduos. 
Não pode ser produzido em massa.
—Aldous Huxley (1894–1963)
"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. " Salmos 84:10a


Pensamento: 
Como é bom estarmos na casa de Deus, trabalhando para Sua obra, sendo um canal de benção para as pessoas, sendo tocado pelo Seu amor!!!

 Mesmo com as lutas e dificuldades que enfrentamos podemos lembrar de Seu amor e certificar mais uma vez de como VALE A PENA viver em Seus átrios!! Mesmo que eu não consiga enxergar eu sei que viver com Ele, sendo fiel em todos os momentos é INCOMPARÁVEL MENTE MELHOR!!!
Fonte : Devoções Diárias.

Oração: Pai, obrigado pelo privilégio que tenho de poder estar perto de ti!! Não quero NUNCA sair da tua presença, por isso me ajuda a lembrar que independente da situação que eu me encontre hoje, vale a pena estar firme em tua casa, pois um dia, naquela cruz, fizeste a minha vida fazer valer a pena. E como agente nesta nação eu quero ser usado para que vidas entendam o quão é maravilhoso viver contigo. Ajuda-me, a não desviar os meus olhos do teu olhar, Senhor!







segunda-feira, 22 de maio de 2017

Olavo Guerrero: A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica

Olavo Guerrero: A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica: Jesus é o único Salvador e não o único intercessor Quando Paulo diz que Jesus “é o único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,5-6)...

A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica







Jesus é o único Salvador e não o único intercessor Quando Paulo diz que Jesus “é o único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,5-6), ele quer dizer que Jesus é o único Salvador e não o único intercessor. 
Para confirmar, observe que o vs 6 fala sobre “salvação” e não sobre “intercessão”:
“Jesus Cristo, homem, que se entregou como resgate por todos”
Na verdade, existem muitos intercessores. O novo testamento está repleto de passagens que nos exortam a interceder uns pelos outros, inclusive, a que precede o versículo citado acima:
“Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graça por todos os homens (…). Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (1Tm 2,1-3).
“Orai uns pelos outros para serdes curados” (Tg 5,16b)

Logo, Jesus não pode ser o único intercessor. 
No entanto, todo e qualquer intercessor, sempre ora e obtém a graça em nome de NS Jesus Cristo, e não em seu próprio nome.
 Pois é somente através de Jesus Cristo que temos acesso ao Pai.
Quanto mais santo o intercessor, mais eficaz é a intercessão.
Diz ainda a Bíblia, que quanto mais santo o intercessor, maior a eficácia da oração:
“A oração do justo tem grande eficácia.” (Tg 5,16c)
Ora, se a oração de um justo tem grande eficácia, não há dúvida que é melhor pedir a intercessão de um justo do que de um pecador. E, como não existem homens neste mundo mais santificados do que aqueles que já estão no Céu, obviamente, é melhor pedir a intercessão de um santo do Céu do que de um homem que ainda vive neste mundo.
Os santos do Céu estão vivos.
Porém, argumentam alguns: “Mas como podem interceder se estão mortos e inconscientes?” E quem disse que estão mortos aqueles que estão VIVOS diante do Trono de Deus, porque o nosso Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, como ensinou Jesus:
“Moisés chamou ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele.” (Lc 20, 37-38)

Portanto, Jesus nos diz que os santos falecidos (como Abraão, Isaac e Jacó) estão vivos na Presença de Deus, pois VIVEM para Ele. 
Não estão mortos, nem inconscientes! 
O livro do Apocalipse também ensina que os santos falecidos não estão adormecidos, mas mesmo antes da ressurreição, suas almas dialogam e intercedem junto a Deus:

“Vi sob o ALTAR as ALMAS DOS HOMENS IMOLADOS por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que dela tinham prestado.
 E CLAMARAM EM ALTA VOZ: Até quando ó Senhor, Santo e Verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra?
 A cada um deles foi dada, então, uma veste branca, e foi-lhes dito, também, que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos seus companheiros e irmãos, que iriam SER MORTOS COMO ELES.” (Apc 6,9-11)

Neste diálogo, as almas dos santos falecidos clamam a Deus para que apresse o Dia do Juízo Final. Observe que as almas não estão adormecidas, mas estão sob o altar de onde falam com Deus. Elas clamam ansiosas pelo Dia do Juízo Final, que será também o dia da aguardada ressurreição da carne. 
Deus lhes dá uma veste branca (símbolo da santidade) e ordena que aguardem mais um pouco. E, enquanto aguardam, o que fazem estas almas?
 Aguardam adormecidas ou vivas e acordadas? Vejamos:
“Então um dos anciões falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi-lhe: 
Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse:
 Esses são os SOBREVIVENTES da grande tribulação. Lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS, E O SERVEM, DIA E NOITE, NO SEU TEMPLO.” (Apc 7,13-15)

Portanto, esta é a situação das almas enquanto aguardam pelo ansioso dia do Juízo Final e da ressurreição da carne, quando finalmente “Deus os abrigará em sua tenda e não haverá nem fome, sede, sol ou calor e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos” (Apc 7,15-16). Veja também como estas almas (os santos, pois estavam com vestes brancas, símbolo da santidade), intercedem diante do Trono de Deus:

“Outro anjo pôs-se junto ao ALTAR, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse com as ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS NO ALTAR de ouro, que ESTÁ ADIANTE DO TRONO. 
A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com AS ORAÇÕES DOS SANTOS, DIANTE DE DEUS.” (Apc 8,3-4)

Eis aí uma passagem bíblica que nos garante a intercessão dos santos falecidos, e que agora estão diante do Trono de Deus. São oferecidas a Deus as orações de TODOS os santos.
 Se são de todos os santos, são tanto as orações dos santos da terra (cristãos que levam uma vida santa) quanto dos santos do Céu (que estão vestidos de branco diante do Trono de Deus). Embora este trecho da abertura dos 7 selos esteja se referindo aos santos do Céu (no quinto, sexto e sétimo selos), podemos entender as orações que chegam a Deus, também vindas dos santos da terra, pois é afirmado ser as orações de TODOS os santos.
Um exemplo destas orações de santos falecidos, encontra-se em Macabeus. Nela, Judas Macabeus relata uma visão que teve de Onias e Jeremias, já falecidos, intercedendo pelo povo:
“Onias (…) estava com as mãos estendidas, INTERCEDENDO por toda a comunidade dos judeus. Apareceu a seguir um homem notável (…) Esse é aquele que MUITO ORA pelo povo e por toda cidade santa, é Jeremias, o Profeta de Deus.” (2Mac 15,12-14)

E como os santos conhecem nossas preces? Eles são onipresentes?

De modo algum. Só Deus é Onipresente.
 No entanto, todos pertencemos ao Corpo Místico de Cristo no qual vivenciamos a comunhão dos santos, ou seja, vivenciamos o fluxo de amor e relacionamentos entre todos os membros do Corpo Místico. 
De um modo especial, os santos que estão no Céu já possuem uma relação de profunda intimidade com Deus, de modo que através da onipresença de Deus, os santos tomam conhecimento das preces que lhes são dirigidas. Em outras palavras, é o próprio Deus quem lhes transmite as nossas preces.
Eis como Dom Estevão Bettencourt explica esta questão:
“Os bem-aventurados têm conhecimento das preces que neste mundo lhes são dirigidas, pois Deus, que fez os homens solidários entre si, não permite que essa comunhão seja dissolvida pela morte.
 Por isso pedimos aos santos que intercedam por nós no Céu, e Deus lhes dá a conhecer nossas orações para que, de fato, eles rezem por nós ao Pai.”
Mas, então, qual a necessidade desta intercessão, se Deus já conhecia a prece antes mesmo do santo interceder?Na verdade, toda e qualquer prece feita neste mundo, já era do conhecimento de Deus, antes mesmo de nós formularmos nossas súplicas. Embora assim seja, Deus quer façamos nossas súplicas. 
Vejamos o que disse Jesus a respeito:
“O Pai já sabe de vossas necessidades antes mesmo de pedirdes.” (Mt 6,8)
“Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24)
Embora Jesus reconheça que Deus já conheça nossas necessidades antes mesmo de fazermos nossa prece, Jesus insiste que devemos formular nossas preces dizendo: Pedi e recebereis. 
Porquê?
Para que tenhamos um diálogo, uma relação com Deus através da oração.
 Ora, esta relação amorosa, Deus também deseja que exista entre todos os membros do seu Corpo Místico. 
Por isso, mesmo já conhecendo de ante-mão as nossas súplicas, Deus incentiva a prática da oração e da intercessão para que exista este relacionamento amoroso entre nós e Deus e também entre todos os filhos de Deus, ou seja, para que “a nossa alegria seja completa”.
Interceder por alguém é um ato de amor entre os filhos de Deus.
 Deixar de interceder é falta de amor. Deus jamais proibirá a intercessão porque Deus é Amor.

“Naquele dia pedireis em meu nome e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus.” (Jo 16,26-27)
O Catecismo diz:
49.6 Intercessão dos santos
§956 A intercessão dos santos.
 “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja.
 Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. 
Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio”: Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida.
49.7 Intercessão no Antigo Testamento
§210 “DEUS DE TERNURA E DE COMPAIXÃO” Depois do pecado de Israel, que se desviou de Deus para adorar o bezerro de ouro, Deus ouve a intercessão de Moisés e aceita caminhar no meio de um povo infiel, manifestando, assim o seu amor.
 A Moisés, que pede para ver sua glória, Deus responde: “Farei passar diante de ti toda a minha beleza e diante de ti pronunciarei o nome de Iahweh” (Ex 33,18-19). E o Senhor passa diante de Moisés e proclama: “Iahweh, Iahweh, Deus de ternura e de compaixão, lento para a cólera e rico em amor e fidelidade” (Ex 34,6). Moisés confessa então que o Senhor é um Deus que perdoa.

I.49.8 Intercessão pelos defuntos
§958 A comunhão com os falecidos. “Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (…) e, `já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados’ (2Mc 12,46), também ofereceu sufrágios em favor deles.” Nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz sua intercessão por nos.
§2574 Moisés e a oração do mediador Logo que começa a se realizar a Promessa (a Páscoa, o Êxodo, a entrega da Lei e a conclusão da Aliança), a oração de Moisés é a figura surpreendente da oração de intercessão que se realizará no “único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1 Tm 2,5).
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Tiago 1:12

Pensamento: Esta bem-aventurança vem do irmão de Jesus. Ele a havia experimentado! Tiago sabia que valia à pena ficar firme e perseverar quando era atacado. Ele afirmou que Deus nos ama e que Ele fez promessas incríveis referentes ao que nos espera no futuro. Ele sabia que nosso período de provação logo se tornaria um período de grandes bênçãos.

Oração: Querido Senhor e Pai, obrigado por todas as vezes em que o Senhor me fortaleceu quando eu estava sendo atacado, e me sustentou quando eu estava fraco e pronto a desistir. Escreva “perseverança” bem fundo na minha alma, e dê-me um espírito de tenacidade, para que eu possa servi-Lo, independente do que possa acontecer na minha vida. No nome Poderoso de Jesus eu oro. Amém.Fonte: Intercessão Santa Rita de Cassia Rogai Por nós.