quarta-feira, 29 de março de 2017

amor -O Fruto que Engloba Tudo


“Mas o fruto do Espírito é amor,alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
 Contra essas coisas não há lei”.
Qual é a importância do amor? Quando perguntaram a Jesus qual o mandamento mais importante, Ele respondeu:
 “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 
Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. 
Destes dois mandamentos dependem toda lei e os profetas.” Em outras palavras, se puder fazer essas duas coisas —amar a Deus e ao seu próximo— tudo mais se resolverá. 
Todos os outros mandamentos foram dados com o propósito de nos ensinar a fazer o que é certo e amoroso.

Que lugar o amor ocupa dentre os frutos do Espírito Santo?
 O apóstolo Paulo concluiu sua explicação dos frutos do Espírito exortando-nos a colocar o amor em primeiro lugar “Agora permanecem este três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor.”

Parece bastante simples, mas nem sempre é fácil. Onde encontrar o tipo de amor que busca se doar e sacrificar pelos outros?
 Onde achar o amor que o ajuda a se importar com a felicidade do seu próximo tanto quanto com a sua, a ser amoroso com os seus inimigos, ou a se sacrificar pelos outros?
 Um amor assim não é natural para os humanos, mas é o fruto do Espírito Santo nas nossas vidas.
Como obtê-lo?
 Se você recebeu Jesus e o Espírito Santo já tem uma medida desse amor, do qual pode sempre pedir mais a Deus.
 Mas a melhor maneira de receber é dar o que tem. “A alma generosa prosperará; o que regar também será regado.” 
Um pouco de amor vai longe —muito além do que conseguimos imaginar.
Característica definidora

Parte da essência da última mensagem de Jesus aos Seus discípulos, na Última Ceia, antes de ser detido, preso, espancado e morto foi: “Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”


Os primeiros cristãos puseram o mundo de pernas para o ar com o amor de Deus que encontram em Jesus Cristo.

 A maneira como os cristãos viviam convenceu os romanos de que sua fé era real.
1 Coríntios 15:21-22 (NVI-PT) Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
Provérbios 5:18-19 (NVI-PT)
Seja bendita a sua fonte!
Alegre-se com a esposa da sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa;
que os seios de sua esposa
sempre o fartem de prazer,
e sempre o embriaguem os carinhos dela.
Salmos 127:3-5 (NVI-PT)
Os filhos são herança do Senhor,
uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro
são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem
que tem a sua aljava cheia deles!
Não será humilhado quando enfrentar
seus inimigos no tribunal.  Fonte: DEvoções Diárias.                                                                                                

sexta-feira, 24 de março de 2017

SER SOCIAL

“Quem a senhora veio visitar?” — perguntou a enfermeira de baixa estatura e cabelo escuro, enquanto eu bebericava um chá na sala de espera.
“Meu sobrinho”
 —respondi com um sorriso. 
“Ele está dormindo, então vou esperar.”
“Oh, mas ele precisa de companhia. 
Ele ainda é uma criança” —discordou com um tom maternal. 
Apesar de ser um adolescente bem mais alto que eu, ainda me lembro de suas bochechas e pernas gordinhas quando o segurei nos braços pela primeira vez, aos três meses de idade.

A moça me mostrou onde pegar o sobretudo de plástico que eu deveria usar enquanto falava do meu sobrinho com carinho.
 “Estamos preocupados com ele.

 Há dias em que ninguém aparece para visitá-lo”. 
Acenei com a cabeça que concordava, mesmo sabendo que por ele estar em quarentena e fazendo quimioterapia, não podíamos simplesmente entrar no quarto sempre que nos desse vontade.

Pouco depois, enquanto conversava com o rapaz, ele me deu o número do seu telefone celular e disse que adoraria se mais pessoas ligassem para ele.
 Agora, mais do que antes, as desculpas pareciam fracas. 

O que impediria alguém de fazer uma ligação telefônica?

Tive problemas de saúde na infância, durante a adolescência e até os vinte e poucos anos. Lembro de estar confinadaOà minha cama enquanto meus saudáveis irmãos e amigos corriam por aí ao ar fresco, sob a luz do sol, ou andando de bicicleta com os outros.
 A sensação de frustração causada pela incapacidade do meu corpo de funcionar corretamente era muito dura e era muito importante para mim quando alguém aparecia para ver como eu estava. 
Sei bem o que é se sentir isoladOquando se está doente, mas, mesmo assim, agora que sou saudável fico arrumando desculpas.
 “Não o conheço tão bem.” “Provavelmente ele não me considera uma pessoa interessante.” Por que ele ia querer gastar tempo conversando com sua tia?”

No nosso mundo moderno de correria desenfreada, tentar equilibrar trabalho, filhos, cuidado da casa, dos animais de estimação, coisas para fazer na rua e outras obrigações gera um contexto que dá à nossa era o título de a mais sem tempo de todos Mas quando encontrarmos Jesus algum desses dias, Ele não vai dizer: “Você era tão ocupada, mas ainda assim arrumou tempo para ler um excelente romance e pintar as unhas dos pés. Parabéns!” Muito gentilmente explicou quais deveriam ser nossas prioridades, há dois milênios, quando disse:
 “Tive fome, senti sede, era estrangeiro, estive nu, doente e na prisão, e você Me cuidou de Mim.” As coisas de menor importância tendem desaparecer com esse tipo de clareza.
Efésios 4:32 (NVI-PT) Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
Romanos 12:15 (NVI-PT) Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Mateus 7:12 (NVI-PT) Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os ProfetasFonte:Devocional Diário.

quinta-feira, 23 de março de 2017

UM DIA DE CADA VEZ

A vida é muitas vezes retratada como uma viagem. 
Um passo de cada vez, um dia de cada vez, seguimos por uma estrada que é só nossa.
 Apesar de às vezes compartilharmos nossas alegrias e tristezas com outras pessoas, não há duas viagens que sejam iguais.
 Temos em comum, entretanto, a possibilidade de contar com um companheiro e conselheiro que sempre estará conosco. Deus diz: “Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” e “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir.”

Se você analisar o trecho da viagem correspondente ao ano passado, em particular as partes em que enfrentou dificuldades, provavelmente verá situações que poderiam ter sido melhores se você tivesse pedido a orientação de Deus e seguido pelo caminho que Ele indicou.
 Mas não se preocupe. Este é um novo ano cheio de possibilidades inéditas.

Pense por alguns minutos sobre sua rotina diária. Considere formar o hábito de orar diariamente ou planeje ler o Livro dos Salmos ou os Evangelhos, ou dedicar cinco minutos —ao despertar ou antes de dormir— para pensar nas coisas boas da sua vida e agradeça a Deus por elas.
 Qualquer que seja a sua resolução, fique firme, pois você tem “um amigo mais chegado do que um irmão.”
Dia a dia, e em cada momento que passa,
Encontro forças para enfrentar minhas provas aqui;
Confiando na dádiva sábia de meu Pai,
Não tenho motivo para preocupação ou temor.
Aquele cujo coração é bondoso além de qualquer medida,
Dá a cada dia o que Lhe parece melhor
Amavelmente, sua porção de dor e prazer,
Misturando trabalho árduo com paz e descanso
—Lina Sandell (1832–1903)
Jeremias 33:3 (NVI-PT) Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”.
Salmos 32:8 (NVI-PT)
Eu o instruirei e o ensinarei
no caminho que você deve seguir;
eu o aconselharei e cuidarei de você.
Provérbios 18:24 (NVI-PT)
Quem tem muitos amigos
pode chegar à ruína,
mas existe amigo
mais apegado que um irmão.Fonte: Devocional Diário.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A ESPERANÇA ETERNA


“Gloriamo-nos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança, a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
 E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.” (Romanos 5:2–5).
Essa é uma das passagens bíblicas que mais gosto, mas, por muito tempo tive dificuldade para entender como o caráter produz esperança. Fazia sentido pensar que a perseverança produzisse o caráter, mas como as experiências difíceis que forjam o caráter nos tornariam mais esperançosos?

O meu lado sínico me dizia que o oposto era verdade. 
Por entender que a vida com frequência não é perfeita, eu não esperava sempre navegar em águas plácidas. Não via isso como algo ruim, mas chamar de fonte de “esperança” parecia exagero.
Recentemente percebi que eu me limitava ao significado superficial da palavra:
 “Espero que faça sol amanhã.”
 “Espero que dê tudo certo.” A maneira como o termo “esperança” é tipicamente usado tem quase uma conotação fatalista.
 Assim, ter esperança significa para a maioria que o que se quer pode ou não acontecer, especialmente quando a pessoa esperançosa tem pouco ou nenhum controle com respeito ao resultado. 
Nesses casos, “alimentamos a esperança” porque é praticamente tudo que podemos fazer.

Mas o Apóstolo Paulo não está falando de desejos improváveis quando, nesse trecho da sua carta aos romanos, usa a palavra esperança. Refere-se à esperança do Evangelho fundamentada no amor de Deus e no Seu plano, o qual Ele traçou pensando em nós individualmente e na humanidade. Na Epístola aos Hebreus, lemos: “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura.”
 É quando encontramos dificuldades e os momentos sombrios da vida que nossa esperança cresce e se torna mais forte.
 É assim que nosso caráter se torna mais profundo e produz esperança.

Então, não fugiremos da raia nem ficaremos apreensivos nos tempos de incerteza.
 É a esperança que “não nos decepciona”.
 Por quê? Porque vem a nós pelo amor que Deus “derramou em nossos corações”. Desse amor brotam a fé, a esperança e ainda mais amor. É um círculo bonito e perfeito, uma renovação perene de esperança e confiança que Deus permite para nos ajudar a viver melhor e mais perto dEle.

Romanos 5:3-4 (NVI-PT) Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Hebreus 10:36 (NVI-PT) Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
Tiago 1:2-4 (NVI-PT) Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.




terça-feira, 14 de março de 2017

A CURA PARA A SOLIDÃO

Pergunta: Como posso superar a enorme solidão que às vezes sinto?
Resposta: Se sente-se solitário, não é o único! Muitas pessoas hoje em dia são solitárias — principalmente nas cidades, onde a vida urbana foi adequadamente descrita como “milhões de pessoas solitárias juntas”. O simples fato de se viver em meio a muitas pessoas não alivia a solidão, porque ela é o resultado de nos protegermos dos outros, não só de nos isolarmos. Infelizmente, muitas vezes a impomos a nós próprios. As pessoas criam muros em volta de si em vez de pontes. Então qual é a “cura” para a solidão? Amar os outros! Veja esta história verídica:
Havia uma mulher muito solitária que estava sempre buscando um novo namorado, mas nunca encontrava alguém que a satisfizesse, que permanecesse ou que aliviasse a sua solidão. Por quê? Porque estava sempre procurando obter amor, ser amada! Então, um dia, um amigo lhe sugeriu que talvez precisasse ser altruísta e aprender a dar amor e a pensar na outra pessoa. Depois de anos de busca, viu isto como uma idéia totalmente nova, que nunca lhe havia ocorrido! Foi e procurou alguém a quem fazer feliz e logo encontrou o que buscara o tempo todo — amor verdadeiro!
Então esta é a chave, a simples solução para a solidão: se der amor vai receber amor! Se você se interessar sinceramente pelos outros e lhes demonstrar amor, eles ficarão interessados em você e lhe demonstrarão amor. Como cristãos, podemos partilhar com as pessoas o maior amor de todos, do maior Amado de todos, o próprio Jesus, pois Ele é o único que pode satisfazer o mais profundo desejo de todo o coração humano por amor total e completo entendimento.
Jesus até preenche aquele vazio causado pela solidão que todos sentimos de vez em quando, por mais amigos ou pessoas queridas que nos rodeiem. O Senhor tem um lugar especial nos nossos corações que somente Ele pode preencher. Embora o nosso corpo seja desta Terra e se satisfaça com as coisas desta Terra, o espírito humano, a personalidade intangível do “verdadeiro eu” que vive nesse corpo, nunca ficará completamente satisfeito com mais nada a não ser união total com o grande Espírito de amor que o criou.
Jesus quer que amemos e tenhamos um relacionamento estreito com os outros, mas antes quer preencher aquele vazio dolorido com o Seu amor. Mesmo quando temos alguém que nos é querido e que está próximo, sempre teremos lá no fundo aquela sensação de vazio que só pode ser preenchida ao entregarmos a Jesus todo o nosso coração e nos aproximarmos mais dEle!
Gênesis 2:18 (NVI-PT) Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
Mateus 28:20 (NVI-PT) ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Filipenses 4:6-7 (NVI-PT) Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

segunda-feira, 13 de março de 2017

A grandeza de Deus é transformar o mal em um bem maior. Então, como fazer dos obstáculos uma oportunidade?

sem dúvida, a virtude de uma pessoa madura e feliz é a capacidade que ela tem de superar os obstáculos. 
Isso simplesmente porque a vida é cheia deles, não só pelos desafios que existem, mas também por causa dos fracassos, dos desastres, das fatalidades e doenças que percorrem nossa vida.
 Grandes homens e mulheres da história tornaram-se notáveis após superar desastres na vida.
 Tantas vezes, é exatamente em razão desses obstáculos é que tantas vezes surgiram os grandes homens da história.
 Uma dificuldade, quando vivida sob as virtudes humanas, tem a força de fazer emergir o que existe de mais nobre em uma pessoa.
 O inverso também é verdadeiro. 
Se as dificuldades nos lançarem nos vícios e nos rancores, descobriremos as piores feras que existem em nós.


Na ótica cristã, essa verdade tem um significado ainda maior.
 Deus vence o mal não o destruindo simplesmente, aniquilando sua existência. 
A grandeza do Senhor é transformar o mal em um bem maior. 
O ápice de Sua vitória é a cruz; nela o mal é derrotado.
 Mas como Deus faz isso?
 Esse “como” é que confunde os homens.

 São Paulo nos diz: “Escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (cf. 1Cor 1,23). 
Na cruz, todo ódio é respondido com amor infinito. 

A morte, que era o fim da vida, passa a ser o começo da eternidade. 
A cruz, que era sinal de horrores, agora é símbolo da salvação.
 O pecado que condenava, agora conhece a misericórdia, de tal forma que Santo Agostinho pôde dizer: 
“Bendito pecado que mereceu tamanha misericórdia!”.

Nós deveríamos aprender a viver essa dinâmica de salvação em nossas dificuldades. 
Aliás, a salvação não é somente para a eternidade, ela é graça que transforma todo mal em nossa vida em um bem maior.
 A salvação é agora! Temos de aprender essa dinâmica de Deus. Isso é sabedoria! Para viver assim não basta crer em Jesus, é preciso buscar Sua sabedoria. Acredito que é nesse sentido que exortava São Tiago sobre a fé sem obras, quando lemos em sua carta no capítulo 2,19: “Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios creem e tremem”. 
A obra da fé é nossa salvação vivida de forma real.

Qual é essa dinâmica da salvação em meio às dificuldades da vida?
Começa por crer e confiar em Deus.
 “Quem crê será salvo, mas quem não crê já está condenado”. Quem não crê e não confia em Jesus não pode receber Suas graças e tesouros.
É preciso uma conformação à Palavra de Deus, porque é por meio dela que aprendemos a sabedoria divina. 
Com ela aprendemos a olhar o mundo, a refletir sobre a vida e reagir diante dos acontecimentos segundo o coração do Pai.

Temos de agir concretamente e, diante de cada situação, encontrar a resposta correta. 
Essa resposta sempre passará pelo amor de Deus e pela obediência a Ele. 
Mas o que é amar e obedecer a Deus em cada situação? Em uma hora, pode significar mansidão e paciência; em outra, firmeza e ação.
 Essa resposta está na sabedoria que o Espírito Santo nos dá, especialmente na intimidade com a Palavra de Deus. 
Mas a resposta sempre será bondade e louvor a Ele.
 Onde existem a bondade do amor e o louvor da obediência ali está o Senhor.
 Uma pista para esse discernimento é perguntar para Deus: “Para que me serve essa dificuldade?”.
 Atenção, isso é diferente de perguntar o “porquê”, no sentido de lamuriar os acontecimentos. No “para que” se busca o sentido de cada coisa.

Por fim é preciso viver tudo sob a virtude da esperança. 
“A paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana” (Rm 5,4-5).
 Quem espera em Deus nunca será enganado.
 Esperar no Senhor é viver desejando que a vontade d’Ele governe todas as coisas. 
Espera em Deus quem ama a Sua vontade.
 Isso é diferente das expectativas que criamos, achando que Ele vai agir segundo nossas vontades.
Quando vivemos sob a esperança divina, nos lançamos nos braços do Senhor na certeza que Ele tem para nós os melhores bens. “Coisas que os olhos não viram nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Cor 2,9).

Termino essa reflexão com um verdadeiro poema de quem soube superar inúmeros obstáculos firmado no amor de Deus:

“Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro.
 Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou” (Rm 8, 31. 35-37). Fonte: Formação Cançao Nova.

terça-feira, 7 de março de 2017

Olavo Guerrero: LIGUE -SE E SINTONIZE

Olavo Guerrero: LIGUE -SE E SINTONIZE: Deus é como uma estação transmissora, funcionando todo o tempo.  Assim como as ondas de radio sempre presentes no ar e em toda...

LIGUE -SE E SINTONIZE








Deus é como uma estação transmissora, funcionando todo o tempo.

 Assim como as ondas de radio sempre presentes no ar e em toda parte são invisíveis, o Espírito de Deus está constantemente nos envolvendo, esperando que façamos contato.
 E, como acontece ao pequeno radio transistor, o seu Criador o fez de maneira a receber esses sinais. 
O poder de Deus está sempre ligado e a mensagem está sempre presente. Mas, para recebê-la, precisamos estar ligados e sintonizados na Sua freqüência!
Em comparação com a tremenda potência e com a complexidade das operações da estação transmissora, as do receptor são pequenas e simples.

 A oração é a mão da fé que gira a chave que aciona a pouca potência que você tem, depois do que a mão da esperança procura a sintonia na freqüência na qual Deus está transmitindo. 
E, de repente, o sinal chega com grande poder e volume, transmitindo a mensagem em alto e bom som!

Se você se concentrar e esperar com fé e paciência, sem distração, receberá algumas das mensagens mais poderosas, emocionantes e surpreendentes que o levarão à ação.
 As vibrações que você recebe do Senhor são todas boas.
 Elas o renovam e lhe dão uma visão nova, inspiração fresca, restauram suas forças e lhe trazem descanso, paz e alegria! Você dançará ao seu ritmo, moverá segundo Seus sinais, avançará na direção que Ele indicar e saberá que está realizando a Sua vontade, o propósito para o qual foi criado.

Tiago 5:16 (NVI-PT) Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Hebreus 11:6 (NVI-PT) Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Marcos 16:15 (NVI-PT) E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Fonte: Devocional Diário.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Olavo Guerrero: O PODER DO PENSAMENTO

Olavo Guerrero: O PODER DO PENSAMENTO: A Bíblia fala bastante sobre os nossos pensamentos, e isso dá um est

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=610667795495278216#allposts

udo muito interessante.  Por exemplo, ela diz que são incontáveis o...

O PODER DO PENSAMENTO

A Bíblia fala bastante sobre os nossos pensamentos, e isso dá um estudo muito interessante.
 Por exemplo, ela diz que são incontáveis os [bons] pensamentos do Senhor sobre nós, e que deveríamos odiar pensamentos vãos, mas amar a Sua lei.
 (Sal.40:5; 119:113.)

Uma das melhores maneiras de empregarmos bem os nossos pensamentos é transformando-os em orações.
 Pense em todas as coisas que faz durante o dia, em tudo o que pensa, todos os pensamentos que lhe passam pela cabeça.
 Agora avalie os seus pensamentos. Avalie, observe, analise, estude-os e pergunte-se o que estão realizando. 
Aonde estão indo?
 Você está transformando os seus pensamentos em poder que produz algum bem na vida dos outros?

Se quer realizar mais em oração, avalie os seus pensamentos. 
Os pensamentos são reais.
 Eles podem ajudar ou atrapalhar.
 Os seus pensamentos estão ajudando a suster alguém carente?
 Ou estão silenciosamente ignorando os que clamam por ajuda? 
Para onde os seus pensamentos estão indo?
 Eles estão estendendo-se para atenderem a um chamado?

Ou estão enrolando, brincando com coisas frívolas, passeando em corredores vazios? 
Você está ligado à força do pensamento do Céu através da oração?
 Está direcionando os seus pensamentos para eles poderem ser de alguma valia e realmente fazerem uma diferença positiva?

Deus dotou cada um de nós deste grande dom, e quer que aprendamos a usá-lo, que aprendamos a converter os nossos pensamentos em orações poderosas, ou seja, orar por alguém ou algo em vez de só pensar na pessoa ou nisso.
 Pensamentos transformados em oração se materializarão nas bênçãos de Deus, na intervenção de Deus, no poder, proteção e força, fazendo o bálsamo sanador de Deus ser vertido sobre aqueles com os quais nos preocupamos.

Pensamentos transformados em orações realizarão grandes proezas, possibilitando o impossível, e mudando o curso da história! 
Por outro lado, a força do pensamento ocioso não vale quase nada, e só vai cair no esquecimento, esmaecer e transformar-se em ferrugem e em nada.
 Vigie a força do seu pensamento e se cuide, para que os pensamentos deixados ao léu não o peguem desprevenido, porque se eles ficarem ociosos, podem cair na massa cinzenta da zona morta, nas rachaduras e fendas do comodismo, onde vão apodrecer, se estragar e se perder.

Sempre que tivermos um pensamento, podemos transformá-lo numa oração — o tempo todo, em qualquer lugar, até quando estamos sozinhos.
 Por exemplo, se estiver em casa cozinhando e começar a pensar nos seus filhos que estão na escola, ore para que tenham um dia divertido.
 Ou se, no trabalho, começar a pensar num projeto difícil que o espera, transforme este pensamento numa oração para que Deus lhe dê forças para a tarefa. 
Ou talvez passe por um acidente na estrada quando volta para casa — ore pelas pessoas que talvez estejam feridas, e também pela sua própria segurança e a da sua família.

O dia inteiro, não importa o que estejamos fazendo, estamos pensando, mas o que pode fazer a diferença é como filtramos esses pensamentos e o direcionamento que lhes damos. 
O que conta é o que decidimos fazer com nossos pensamentos e a direção na qual os colocamos.
 Ao aprendermos a direcionar os nossos pensamentos em oração, fazendo-os passar pelo filtro da Palavra de Deus, enviando-os para onde possam realmente realizar algo, conseguiremos cumprir a missão de orarmos.

Transformar cada pensamento em oração é um grande privilégio e um grande dom — o privilégio de utilizar a “força do pensamento que vem do Céu”! Use-a, e ela o servirá bem. Facilitará a sua vida e fará milagres. Pensamentos podem ser uma maldição ou uma bênção. Transforme-os em algo bom transformando-os em orações. Ligue-se à força do pensamento do Céu!

Romanos 12:1-2 (NVI-PT) Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Salmos 139:17 (NVI-PT) Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!

Hebreus 4:12 (NVI-PT) Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.Donte :Devocional Diário.