sexta-feira, 24 de março de 2017

SER SOCIAL

“Quem a senhora veio visitar?” — perguntou a enfermeira de baixa estatura e cabelo escuro, enquanto eu bebericava um chá na sala de espera.
“Meu sobrinho”
 —respondi com um sorriso. 
“Ele está dormindo, então vou esperar.”
“Oh, mas ele precisa de companhia. 
Ele ainda é uma criança” —discordou com um tom maternal. 
Apesar de ser um adolescente bem mais alto que eu, ainda me lembro de suas bochechas e pernas gordinhas quando o segurei nos braços pela primeira vez, aos três meses de idade.

A moça me mostrou onde pegar o sobretudo de plástico que eu deveria usar enquanto falava do meu sobrinho com carinho.
 “Estamos preocupados com ele.

 Há dias em que ninguém aparece para visitá-lo”. 
Acenei com a cabeça que concordava, mesmo sabendo que por ele estar em quarentena e fazendo quimioterapia, não podíamos simplesmente entrar no quarto sempre que nos desse vontade.

Pouco depois, enquanto conversava com o rapaz, ele me deu o número do seu telefone celular e disse que adoraria se mais pessoas ligassem para ele.
 Agora, mais do que antes, as desculpas pareciam fracas. 

O que impediria alguém de fazer uma ligação telefônica?

Tive problemas de saúde na infância, durante a adolescência e até os vinte e poucos anos. Lembro de estar confinadaOà minha cama enquanto meus saudáveis irmãos e amigos corriam por aí ao ar fresco, sob a luz do sol, ou andando de bicicleta com os outros.
 A sensação de frustração causada pela incapacidade do meu corpo de funcionar corretamente era muito dura e era muito importante para mim quando alguém aparecia para ver como eu estava. 
Sei bem o que é se sentir isoladOquando se está doente, mas, mesmo assim, agora que sou saudável fico arrumando desculpas.
 “Não o conheço tão bem.” “Provavelmente ele não me considera uma pessoa interessante.” Por que ele ia querer gastar tempo conversando com sua tia?”

No nosso mundo moderno de correria desenfreada, tentar equilibrar trabalho, filhos, cuidado da casa, dos animais de estimação, coisas para fazer na rua e outras obrigações gera um contexto que dá à nossa era o título de a mais sem tempo de todos Mas quando encontrarmos Jesus algum desses dias, Ele não vai dizer: “Você era tão ocupada, mas ainda assim arrumou tempo para ler um excelente romance e pintar as unhas dos pés. Parabéns!” Muito gentilmente explicou quais deveriam ser nossas prioridades, há dois milênios, quando disse:
 “Tive fome, senti sede, era estrangeiro, estive nu, doente e na prisão, e você Me cuidou de Mim.” As coisas de menor importância tendem desaparecer com esse tipo de clareza.
Efésios 4:32 (NVI-PT) Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
Romanos 12:15 (NVI-PT) Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Mateus 7:12 (NVI-PT) Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os ProfetasFonte:Devocional Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário