sexta-feira, 27 de julho de 2018

FELICIDADE NO FAZER O BEM

                                                                                                                   
                                                              Frase para refletir:
                                                                    “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros” (Confúcio, pensador e filósofo chinês, 551-479 a.C.).
É semeando a felicidade que colho frutos de alegria. A maioria das pessoas vive buscando a felicidade como se ela estivesse escondida em algum lugar paradisíaco, ou na posse de muitos bens, ou ainda no consumo de bebidas e alimentos exóticos. Mas ela não é uma coisa é um estado de espírito que brota do coração do indivíduo. Ela desabrocha quando o sentido da vida é fazer o bem. Pensar mais no outro do que em si. Dar de graça o que de graça recebemos. Daí os corações entram em ressonância e a felicidade vai se revelando. A alegria sincera no rosto do irmão é um bálsamo de felicidade. Só então poderemos entender o significado da frase de São Francisco de Assis: “É dando que se recebe”.
Fonte:Meditação Diária

quinta-feira, 26 de julho de 2018

FAZER BEM FEITO

                                                                                                        
                                                     Frase para refletir:

“Se cada um limpar a frente de sua casa, toda rua estará limpa” (Johann Wolfgang Goethe, poeta e dramaturgo alemão, 1749-1832).

É fácil apontar os erros dos outros, difícil é corrigir o nosso. Limpar a frente de casa tem o sentido figurado de fazer o que é certo sempre a partir de nossas atitudes mais simples, sem esperar que os outros façam primeiro. Quer um mundo bom, então seja bom. Quando nos dispomos a manter limpa a “frente de casa”, estamos sempre atentos as folhas que caem; ao que o vento traz, a reparos que precisam ser feitos e assim por diante. Temos muito que fazer se nos dispomos a fazer bem feito. Como a vida é dinâmica, sempre haverá o que fazer. Sabemos que “o bem” é contagioso, desta forma, quando nos esforçamos para manter limpa a “frente de nossa casa”, outros também o farão e se sentirão bem com isso, e logo toda a rua estará limpa. Imagine isso na vida. Que mundo maravilhoso nós poderemos construir a partir de nossa iniciativa.

Fonte: Meditação diária


 

quarta-feira, 25 de julho de 2018

SILÊNCIO

                                                                                                        
                                                        Frase para refletir:

“Afasta-se do ruído do mundo e do clamor de suas próprias preocupações. No silêncio você pode ouvir o sussurro do infinito” (Maja Lisa Engelhardt, pintora e pensadora dinamarquesa. Nasceu em 1956).
O mundo emite muitos ruídos. As pessoas têm medo do que poderão ouvir no silêncio. No silêncio aflora o que está em nossa “caixa de pandora”. O silêncio mexe com nosso interior. Mas foi depois de muito medo e de todos os ruídos que o entorno pode emitir que soprou uma brisa suave e Elias pode sentir a presença de Deus (1 Reis 19). Quantas vezes nos sentimos derrotados como Elias pedindo até que Deus nos leve, pois nos sentimos incapazes diante de tantas preocupações, e Deus nos pede silencio e confiança para que Ele possa falar a nossa alma. O silêncio é de ouro.
Fonte: Meditação Diária
 

 

terça-feira, 24 de julho de 2018

EFICIÊNCIA

                                                                                               
                                                    Frase para refletir:

“O bom arqueiro não é julgado pela beleza de suas flechas, mas por sua pontaria” (Thomas Fuller, clérigo e escritor britânico, 1610-1661).

A melhora da eficiência se dá no fazer. A palavra “arqueiro” tanto designa quem tem a arte de fabricar o “arco” (instrumento bélico que atira flechas) como quem é eficiente no uso do arco e é bom de pontaria. O mesmo acontece em diversas atividades. Pouco se aproveita fazer algo muito bonito na aparência se não é eficiente em sua finalidade. Uma carroça toda enfeitada e muito bonita, mas que não suporta transportar algo pesado é de pouca utilidade na prática. Uma pessoa que tem um discurso bonito sobre alguma atividade, mas que não consegue executá-la, suas palavras perdem o poder de convencimento. Quanto mais se repete uma atividade com a preocupação de fazer bem feita, mais se melhora a qualidade do produto. Quem assim age nunca terá tédio em seu serviço.

Fonte: Meditação Diária

 
 

 

segunda-feira, 23 de julho de 2018

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS


                                    
    melhor não ouvir do que ser enganado. Estamos praticamente iniciando um período pré-eleitoral onde a mentira, o fingimento e a desonestidade tomam conta de toda a mídia. Como sabemos o “profeta” é alguém que vem ao povo para falar em nome de Deus e assim instruir naquilo que devem fazer. Há indivíduos que se comportam como “profetas”, mas no fundo são falsos como os lobos vestidos de ovelhas para iludir o povo e assim dirigir para que votem em um candidato que está lhes patrocinando. Como está em jogo muito dinheiro e poder, eles não terão receio de usar todo o artifício para conseguir o seu intento, até matar se for o caso. A recomendação de Jesus para não ser enganado é olhar para seus frutos, para o que fizeram em tantos anos de política, onde moram, quais são os seus bens, onde passam suas férias, como viajam, quantos dias estão em seus gabinetes, como administram o patrimônio público e assim por diante. Assim como nenhuma árvore muda o fruto que produz, assim nenhum deles vai mudar sua conduta depois de tantos anos se beneficiando do que é do povo.

Fonte: Meditação diária

sábado, 14 de julho de 2018

Ovelhas diante de lobos

                                                                                                  
           Frase para refletir:
                  “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Jesus em Mateus 10, 16).
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Mandar ovelhas enfrentar lobos parece absurdo, pois elas não terão nenhuma chance diante do instinto de caça dos lobos. Mas é justamente aí que se esconde um segredo, quem vai defender as ovelhas é o próprio Deus, e por serem indefesas não poderão se gloriar por seus méritos saberão que sua defesa veio do criador do céu e da terra. No entanto Ele as recomenda a prudência da serpente. Serpente sente em sua língua as vibrações antes de se deslocar, evitando assim serem apanhadas de surpresa, pois ela está no comando. Desloca-se com cuidado sob a proteção do entorno. A pomba voa diante do perigo sem machucar ninguém. Quantas vezes nos sentimos assim, como ovelhas diante de lobos? Para todos os lados existem lobos de espreita. Parece que seremos devorados em instantes. Quantas vezes diante do perigo nos lembramos que o Senhor é a nossa força? Como o salmista nós devemos dizer: “a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra”.
Fonte: Meditação Diária


 

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Palavras ao Vento

                                                                                              
                                                                                              
F                                       Frase para refletir:
“Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras” (Padre Antônio Vieira, religioso, escritor e orador português, 1608-1697).
quem não quer fala. Um exemplo de falar ao vento é discurso de candidato em época de eleição. Dizem tantas coisas, prometem obras, acusam concorrentes, num tom de voz convincente previamente ensaiado. Depois do pleito, tudo é esquecido, ou no final do mandato, quando novas eleições se aproximam, fazem alguma coisa para iludir seus eleitores. Um exemplo de obras é a vida de Madre Tereza, deixou o conforto do convento e se lançou para ajudar os necessitados, não com palavras, mas com ação, pois ela amava Jesus na pessoa do abandonado. Vemos o mesmo no dia a dia. Quantos prometem fazer alguma coisa e depois esquecem ou ficam adiando. Desculpas para adiar nunca faltam. Palavras ao vento são as que saem da boca sem uma base “no coração”, mesmo que seja “eu te amo”, soa vazio se o coração não arde quando é dito. Quando se ama de verdade nem é preciso muitas palavras, as atitudes demonstram. Atitudes se traduzem em obras, fatos, ações. Aí sim o coração escuta. Até mesmo a oração pode ser como palavras ao vento se as atitudes não correspondem a sua prece. “Vá primeiro reconciliar com teu irmão e depois venha orar” (Jesus em Mateus 5). Que as nossas obras precedam nossas palavras.
Fonte: Meditação Diária
 
 
 
 

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Oração e Trabalho


                                  
“Ore e trabalhe”, era o lema de São Bento, que com a “cruz” (fé e oração), “o livro” (educação e meditação da Bíblia) e o “arado” (trabalho incansável), transformou a Europa de seu tempo. De origem nobre, ele foi enviado a Roma para estudar os clássicos da época, retórica e filosofia. Mas se decepcionou com a decadência moral da vida acadêmica, e se retira, abandona a cidade e vai se isolar um uma gruta para orar, meditar e trabalhar. Descoberto por pastores, sua fama de santidade se espalha pela região. Jovens com inspiração semelhante pediram sua ajuda para um programa de vida baseado em seu lema. Funda a congregação dos Beneditinos. Logo, muitos mosteiros foram fundados. Eles ensinaram ao povo técnicas no trabalho, educação e arte. Contra os ataques diversos, principalmente os orquestrados pelo “maligno”, a oração poderosa (citada) acompanhou as pessoas que buscaram nos ensinamentos de São Bento força e proteção para viverem os ensinamentos evangélicos na oração e trabalho.

Fonte: Meditação Diária



terça-feira, 10 de julho de 2018

MILAGRES

 
São precisos dois elementos para um milagre acontecer: o poder de Deus e a fé. Sempre que a fé de um humilde crente encontra o poder de Deus, temos a possibilidade de um milagre. A fé genuína produz milagres também genuínos.
Acreditar que maravilhas inexplicáveis pelas leis naturais possam acontecer em sua vida começa com a crença na Bíblia. Esse é um livro sobrenatural com poder transformador. Leia, estude e absorva a seus ensinamentos e sua fé crescerá. Crer na Bíblia produz a fé no milagroso.
Por que parece estranho esperar que Deus realize milagres atualmente em resposta às nossas orações? Não apenas Ele pode fazer milagres hoje, mas eles são necessários para que se concretize o que Ele prometeu e tudo que planejou para nós. Jesus disse: “Aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço. E as fará maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai.” Ele também disse que tudo é possível se temos fé.
Os cristãos hoje são os depositários do mesmo poder divino com o qual os primeiros seguidores de Jesus “alvoroçaram o mundo”. Aqueles homens e mulheres modestos e até então desconhecidos tinham tal confiança no poder sobrenatural de Deus que tiveram a ousadia de desafiar o Império Romano, cujas fundações abalaram. Se os milagres são menos frequentes hoje não é porque Seu poder e Suas promessas mudaram, mas por menos pessoas acreditarem nessas promessas.
Se você aceitar a Palavra de Deus, confiar que Ele honrará Suas promessas encontradas na Bíblia e Lhe der uma chance de agir, verá coisas acontecerem muito além da esfera natural. Verá Deus operar no plano sobrenatural e testemunhará milagres.
A Bíblia diz: “Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele.” E isso é tão válido hoje quando o era quando foi escrito.
Tenha fé nEle. Exija o cumprimento de Suas promessas com toda confiança. Refiro-me a promessas como a que diz que “Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele todas as coisas?” O amor, o poder e as promessas de Deus não mudaram. Ele ainda está no trono e a oração muda as coisas.
Atos 4:30 Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus.
Marcos 16:20 Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.
1 Coríntios 12:4-6 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos
Fonte: D|evoções Diárias


sexta-feira, 6 de julho de 2018

LIÇÕES COM OS FELINOS

                                                                                                 
                                                          Frase para refletir:
“Não são os nossos defeitos que devemos corrigir. Esses são corrigidos na marra pela vida através das críticas dos outros. O que devemos corrigir; limar, aperfeiçoar são as nossas virtudes” (Frei Hermógenes Harada, filósofo franciscano japonês, 1928-2009).
Quem aprende com os felinos é mais preciso no agir. A pata dos felinos tem uma aparência suave, pela pelagem são macias, proporcionam um andar silencioso, mas também escondem garras fortes e afiadas, que só aparecem em situações de risco. Os felinos têm muito a nos ensinar. As garras ficam escondidas, assim devemos evitar falar de nossas qualidades e virtudes, pois elas devem aparecer no momento exato por nosso comportamento em vez de ser na nossa fala. A precisão da ação dos felinos mostra que o nosso falar deve ser breve e exato, sem se alongar com coisas inúteis. O felino primeiro observa para conhecer antes de agir; nós também devemos primeiro ouvir antes de falar. Os felinos encantam pela suavidade do andar, sem querer transparecer sua força. Devemos cultivar a humildade, pois nossa força estará sendo aperfeiçoada na oração e reflexão do nosso saber e no muito que ainda temos que aprender.
Fonte: Meditação Diária
 

quarta-feira, 4 de julho de 2018

PLANO DE PAZ

paz é um dos “frutos do Espírito”. Uma das bênçãos especiais que a Bíblia promete aos que se esforçarem para viver próximos de Deus. Em hebraico, a palavra traduzida para “paz” na maioria das versões do Antigo Testamento denota plenitude, saúde e bem-estar geral. No Novo Testamento, o termo usado significa tranquilidade interior —uma combinação de esperança, confiança e tranquilidade da mente e da alma. Nos nossos dias, esse tipo de paz pode ser elusivo. Não há formula mágica para alcançar a paz, mas, com toda certeza, há certas coisas que podemos fazer para promovê-la.
 
Confiança em Deus – A confiança não surge do nada. Quando crianças, aprendemos a confiar em nossos pais porque sentimos seu amor e os benefícios que existem no cuidado que nos dispensavam e na sua maneira madura de entenderem a vida. Confiamos nos amigos que estão conosco nos momentos bons e maus, e nos comerciantes que entendemos ser honestos e íntegros. Em suma, depositamos confiança nas pessoas a partir de nossas experiências com elas. Com Deus não é diferente. Quanto mais abrirmos nossos corações para Ele, mais sentiremos Seu amor e desvelo. Quanto mais estudamos a Bíblia e textos fundamentados nos seus ensinamentos, mais claramente entenderemos a vida e mais valorizamos a sabedoria e bondade de Deus. Quanto mais pusermos Suas promessa à prova, maior se tornará nossa fé nelas. Quanto mais levarmos nossos problemas a Ele, mais aprenderemos a depender dEle para os resolver. Quanto melhor O conhecermos, maiores serão nossa confiança nEle e nossa paz.
 
Faça do jeito dEle – Quando pensamos em termos do que agradará Deus e fazemos o melhor ao nosso alcance para assim agir, podemos contar com Suas bênçãos. “O Senhor dá graça e glória; não nega bem algum aos que andam na retidão. Isso não quer dizer que tudo será fácil e tranquilo, pois trabalho duro e problemas são parte da vida. Entretanto, podemos ter paz de espírito mesmo nos momento difíceis, porque Ele nos prometeu coisas boas. As inquietações interiores muitas vezes resultam de nos apegarmos obstinadamente aos nossos próprios planos, quando, no fundo, sabemos que Deus quer outra coisa de nós. Isso nunca funciona.
 
Leve os problemas a Deus em oração – Entregar nossos problemas a Deus em oração nos beneficia de duas maneiras. A primeira é que recebemos Sua ajuda, o que faz toda a diferença no mundo. Mas há o benefício adicional de poder lidar com as coisas livres de pressão. “Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe pelas suas respostas. Se fizerem isso, Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranquilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus”.
 
Dê tempo a Deus – Seja o que for que venha nos suceder e independentemente do que o cause, podemos estar tranquilos que Deus pode e quer que isso se traduza em nossas vidas em benefícios ainda maiores. Cedo ou tarde, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.” Enquanto isso, nossa fé é fortalecida e aprendemos paciência. Sem fé ou paciência, é muito difícil alcançar a paz. É por isso que a Bíblia nos diz para permanecermos positivos e não desistir. “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”
 
Abra mão do passado – É impossível nos sentirmos em paz com nós mesmos ou com Deus se ainda carregarmos os fardos dos erros passados. Podemos nos arrepender mil vezes e fazer penitências pelo resto da vida, mas não encontraremos verdadeira paz até aceitarmos plenamente o fato de que Deus nos perdoou todos os erros no instante que Lhe pedimos perdão. Enquanto dizemos “Eu sou mau demais”, Deus diz : “Eu, Eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de Mim e dos teus pecados me não lembro.” “Temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
Entenda as adversidades como oportunidades – Em um dos raros momentos em que demonstrou ter esperança, Friedrich Nietzsche disse uma verdade maravilhosa: “O que não me mata, me fortalece.” Em seu livro Gratidão: um Estilo de Vida, Louise L. Hay foi mais específica: “Aconteça o que acontecer ao nosso redor, podemos escolher reagir de tal forma que nos ajude a aprender e crescer. Quando vemos nossas dificuldades como oportunidades de crescimento, podemos estar gratos pelas lições que aprendemos dessas experiências difíceis. Em cada vivência existe uma dádiva e a gratidão nos permite encontrá-la.” Ao adotarmos essa mentalidade, colocamos os problemas em perspectiva, nos libertamos da negatividade que eles evocam e encontramos paz.
 
Cultive o contentamento – “Mas é grande ganho a piedade com contentamento.” Quem não gosta do som da expressão “grande ganho”? A encrenca está em “piedade” e “contentamento”, por conta de más interpretações. “Piedade” não é sentir dó dos outros nem é uma virtude exclusiva das pessoas perfeitas. Tampouco é um estado de devoção isenta de pecados, mas um processo que dura a vida inteira, é o reconhecimento de que não somos nem de longe tão parecidos com Deus como deveríamos e que precisamos Lhe pedir para nos tornar melhores. Da mesma forma, “contentamento” não quer dizer felicidade fingida nem resignação a uma condição desafortunada, mas é amar Deus e confiar que Ele tudo melhorará, como diz o versículo: “Tendo por certo isto mesmo: que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.”
 
Tempo de quietude para reflexão – “Conceda a Deus tempo para Se revelar a você. Permita-se permanecer quieto e em silêncio diante dEle, esperando para receber, pelo espírito, a certeza da Sua presença em sua vida e do Seu poder operando em você. Deixe-Lhe criar em você uma atmosfera santa, uma luz sagrada e celestial, na qual sua alma será refrescada e fortalecida para os trabalhos da vida diária.” Nesses momentos de quietude, Deus pode renovar seu espírito e torná-lo mais como Ele.
 
Seja grato – Contar nossas bênçãos nos coloca em um canal positivo. Não resolve todos os nossos problemas, mas afasta o foco das coisas que nos perturbam e nos inquietam. “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
 
Aprofunde seu relacionamento pessoal com Jesus – Ao despedir-Se de Seus discípulos, sabendo que logo seria preso e crucificado, Jesus lhes disse: “Tenho-vos dito isso, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.” Quanto mais você se familiarizar com Jesus pela leitura da Sua Palavra — especialmente dos Evangelhos— e pela interação com Ele pela oração e reflexão, mais se convencerá que Ele e Seu Pai têm tudo sob controle, independentemente de como as coisas aparentem na superfície.
 
 
2 Tessalonicenses 3:16 O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.
 
Isaías 26:3 Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.
 
1 Pedro 5:7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Fonte: Devoções Diárias


terça-feira, 3 de julho de 2018

ALMA FORTE

                                                                                            
                                                                 Frase para refletir:

                     “A alma mais forte e mais bem constituída é aquela que os sucessos não orgulham e que não se abate com os revezes” (Plutarco, filósofo grego, 46-120).

A alma é imortal. Buscar uma definição perfeita de alma é muito difícil. Quem tem base religiosa vai definir como o “sopro de vida” dado por Deus quando criou o ser humano. Outros mais céticos dirão que ela é apenas o princípio vital. Alguns dirão que é a consciência que rege o indivíduo. Um místico nada dirá, apenas sentirá sua harmonia com o princípio vital de toda a natureza. A alma é a vida que está em nós. Ela harmoniza nosso viver. Ela vem sendo formada desde nossa gestação. Como criança em uma escola, ela vai aprendendo com o tempo. A fé nos ensina no livro do Êxodo (23) que Deus envia um anjo a cada um de nós para nos proteger: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei”. Quem confia em Deus e segue seus caminhos tem uma alma forte, pois no sucesso agradece a Deus e nos fracassos busca a proteção divina para superar.

Fonte: Meditação Diária

 
 

segunda-feira, 2 de julho de 2018

TEMOR DE DEUS

                                                                                                    
                                                                    Frase para refletir:
“Onde o temor de Deus está guardando a casa (Lc 11,21), o inimigo não encontra porta para entrar” (São Francisco de Assis, místico italiano, 1189-1226).
Quem ama se importa. A palavra “temor” pode ser entendida como medo ou receio, mas também como um sentimento respeitoso, ou seja, ter um profundo respeito a ponto de sempre querer agradar. Quando um sentimento assim está em nosso coração (em nossa casa), não há espaço para entrar outro tipo de sentimento. As tentações se comportam como iscas em pescarias, são atraentes e aparentemente inofensivas, mas quando abocanhadas têm escondida dentro de si um anzol que fere e captura. Mas quem está plenamente satisfeito com o respeito a Deus fazendo a sua vontade, nenhuma “isca” é capaz de atraí-lo. No texto evangélico de Lucas fala de um guarda armado vigiando a casa, e São Francisco troca o guarda pelo “temor de Deus”, ou seja, o temor de Deus é muito mais poderoso. Mas este temor deve sempre estar sendo alimentado com nossas orações. Quem, aos poucos, vai deixando suas obrigações para com Deus; vai também criando espaço para que o “inimigo” possa entrar.
Fontre: Meditação Diária