quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

INVEJA


 
Frase para refletir:
“A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas” (Miguel de Cervantes Saavedra, poeta espanhol, 1547 – 1616).
inveja nasce da comparação com o que é do outro. É um dos sete pecados capitais. Capitais por estarem na origem de outros vícios. Os outros pecados capitais são; gula, avareza, luxúria, ira, preguiça e soberba. Esta classificação está nos primórdios do Cristianismo. Segundo Cervantes, a inveja amplia ou amplifica o que vemos do outro, causando um desconforto quando comparamos com o que é nosso. Segundo Rubens Alves, é aquele olhar com o cantinho de olho para o que outro tem; também chamado de olho gordo. Ao se sentir inferiorizado por não ter aquilo que supõe que o outro tenha e é causa de sua alegria, fica triste e deixa de perceber seus valores, em todas as dimensões. Daí nasce uma série de atitudes que vão destruindo sua capacidade de realização, por estar preso no que é do outro. Como é imperceptível a primeira vista, só se dá conta de sua atuação quando ela já avançou. Quem é sempre agradecido por tudo o que tem, dificilmente será atingido pelo “vírus” da inveja, pois sabe que tudo é dom de Deus, e daqui nada levamos.
Fonte: Meditação Diária
Versículos do Dia
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã". Juízes 6:13
Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5:17
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário