quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ESPERAR E SE PREPARAR


                         Frase para refletir:

“Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier” (Provérbio Chinês).
 
 
Esperar o melhor é um modo de se posicionar na vida de forma empenhada e confiante. Nesse caso, esperar “o” melhor é diferente de esperar “pelo” melhor. No primeiro caso eu espero que aquilo no qual esteja empenhado vai dar em algo muito bom, em decorrência do melhor que investi numa ação. No segundo, fico simplesmente à espera, sem haver envolvimento de minha parte. Sou mero expectador da situação. É como alguém que espera que o melhor venha a ele de “mão beijada”, achando que não precisa de esforço e dedicação, ou, como se diz, sem precisar “correr atrás”. Preparar-se para “o” pior é a atitude de quem não só é prudente e precavido, à semelhança daqueles que se antecipam, por exemplo, a um período de estiagem, fazendo armazenamento de comida e bebida, mas, sobretudo, de exercitar-se lá onde tudo soa ruim e caótico e, assim, manter-se naquele ponto e naquela força onde nada o derruba.
Para manter-se naquele modo de ser que fica de pé diante de qualquer embate ou dificuldade. E aceitar o que vier é não eleger o tipo de dificuldade ou de situação que quer enfrentar ou viver. Trata-se de uma postura aberta e livre que acolhe tudo o que há de bom e de ruim como pertencente ao processo de amadurecimento e crescimento da vida. Quem assim espera, se prepara, e acolhe, passa pelas diferentes situações boas e ruins da vida sem causar destruição a si e aos outros. Ao contrário, faz da vida algo leve e gostoso de se viver. Gostoso como aquilo que tem gosto. O que tem gosto é o que foi provado e pode ser consumido. Ou seja, serve de alimento para o sustento da vida Fonte : Meditação Diária.
 
 
 

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

APRENDIZADO DO DESERTO


                                                       Frase para refletir:

“Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus desertos” (Augusto Jorge Cury, médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro,*1958).
 
 
 
 
 
 
Oásis é uma pequena região fértil no meio da aridez de um deserto.
 Quem de nós já não se sentiu fazendo a experiência real ou simbólica de procurar um oásis?
Oásis representa não só um lugar, uma morada no mundo real, mas, também, um sonho e um desejo superior de realização humana dentro da psique humana.
Representa um projeto de busca incansável de querer atracar a existência num ponto salutar, após um longo período vivido e percorrido no deserto
. Nos povos antigos do Oriente, especialmente, nas narrativas dos povos árabes, o deserto e o oásis são duas faces da mesma moeda
. Significam o caminho de partida, de percurso e de chegada a um lugar como passagem e como descanso dos peregrinos
. Por essa razão, falar de oásis e de deserto é apontar para a dinâmica da vida como travessia e como realização.
No fundo somos todos caminhantes de desertos em busca de um oásis que nos proporcione descanso, aconchego, e restauração das energias físicas, emocionais, e espirituais
. Nesse sentido, cada um está sempre caminhando no deserto em busca de seu oásis interior ou exterior, rumo a uma espécie de bem-aventurança.
 A questão que se impõe, no entanto, à reflexão, é que nem sempre os homens estão dispostos a se colocarem no aprendizado da travessia do deserto. Sonham com o oásis, querem o oásis, perseguem o oásis, mas sem disposição e humildade para trilhar o deserto e aprender dos desafios que ele impõe aos seus transeuntes.
O deserto neste caso não é meramente um lugar, mas um estado de provação, de disciplina e ensino ao às energias físicas, psíquicas, e espirituais de qualquer pessoa.
 
Aos que o percorrem com insistência e persistência, o oásis é sempre uma surpresa e uma graça que surge ao olhar e à esperança de peregrinos do deserto.
Pode ser que cada um de nós no seu processo de crescimento pessoal, precise de alguma forma passar pelo deserto de si mesmo e pelo deserto de toda a sua existência para aprender a ser melhor e mais maduro no espírito
. Um espírito maduro e decidido, pleno de docilidade e grandeza humana, só nasce só do ter trilhado seu próprio deserto interior e exterior (enquanto um contexto de desertificação da vida)
. Essa grandeza humana que se apossa da pessoa e a enriquece de sabedoria, forjando sua natureza para uma plenitude de sentido em todas as direções, é a graça do oási
s. O oásis é aqui e agora. É o eterno presente com todas as suas dádivas superiores aguardando aqueles que sabem e se dispuserem a trilhar o árduo e longo caminho do desertoFonte: Devocional Diário.
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ENFRENTANDO DRAGÕES






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Hobbit, livro de J. R. R. Tolkien, conta a história  fantástica de Bilbo Baggins, um hobbit que gosta de uma vida  tranquila, mas acaba se  envolvendo em uma  missão  pela  conquista  do  tesouro de um  dragão, da  qual também  participaram um mago  e um grupo de anões. Bilbo enfrenta  todo tipo de  dificuldades, inclusive goblins, elfos  hostis e       aranhas  gigantes.

Por  fim, so  aventureiros chegam ao seu  destino: a toca na  montanha do  dragão  Smaug. Todos os anões  esperam do   lado d e for a  enquanto Bilbo   atravessa   uma passage  secreta na encosta da  montanha Para  sozinho,  enfrentar a besta. Enquanto percorre  um tune l escuro , ouve um som   semelhante ao de  uma chaleira  fervendo sobre o fogão. O ruído fica cada vez mais forte e passa a se  assemelhar  ao  ronronar  de um gato  gigante. Baggins  percebe então  estar  ouvindo o  profundo   ressonar do  dragão na  caverna.

Petrificado , tudo nele lhe diz par a voltar e é o que quase fez . Contudo, decide  avançar. Tolkien escreve: “Seguir em frente foi seu maior ato de coragem.  As coisas  tremendas queen  aconteceram   depois / no  foram nada     comparadas   àquela    decisão.   Naquele   túnel, Bilbo  travou uma batalha feroz sozinho, mesmo antes de ver o  terrível perigo que o   aguardava.”

Todos enfrentamos desafios que nos dão vontade de  fugir ante s mesmo de  vermos o queen  vem pela  frente. É preciso muita coragem para encarar dragões (ou outros obstáculos assustadores), mas nem sempre na forma que imaginamos. O ponto de teste de Bilbo se deu no túnel, onde enfrentou os próprios temores, a própria falta de autoconfiança, antes de encontrar a fera.

Esses “dragões” em nossas vidas nem sempre parecem assim tão grandes para os outros, só para nós. É por isso que precisamos encontrar o segredo para a vitória em nós mesmos, como escreveu C. S. Lewis: “A coragem não é apenas uma virtude, mas a forma que ganham todas as virtudes em seus momentos de prova”. Às vezes, temos de simplesmente não nos permitir escapar de fazer o que sabemos ser o certo.

Se você for como eu, então provavelmente sente que esse tipo de coragem é quase uma impossibilidade. Por mais que sejamos ou tentemos ser fortes, são frequentes as ocasiões em que nos falta a coragem para lutar e vencer. Onde buscá-la, então, para enfrentar os desafios da vida?

Josué 1:9 nos diz: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Podemos ter coragem porque Deus está conosco. Ele não nos envia sozinhos para enfrentar os dragões. Está conosco, apoiando-nos, não apenas pronto para nos dar força e coragem, mas prometeu ficar do nosso lado até a vitória.

Além de pedir coragem a Deus, é preciso escolher usá-la, mesmo que não se sinta corajoso. Ela estará ao seu dispor no momento em que você avançar. Mesmo que você sinta não ter nenhuma coragem, não se preocupe. Muitas vezes, é uma questão de colocar um pé na frente do outro e começar a andar, dando passos pequenos, às vezes minúsculos, mas sempre para frente. Toda vez que fizer uma escolha corajosa — por menor que seja —,  fortalecerá  sua coragem e a  preparará para os testes maiores  queen  virão. A  coragem nasce com a  decisão e  cresce com o uso.

Bilbo construíra a sua pouco a pouco, ao longo de sua jornada. Lutou e venceu inimigos medonhos e lidou com problemas difíceis para os quais encontrou soluções. A cada desafio que enfrentou com bravura, investiu em coragem, cujos dividendos colheu ao enfrentar o dragão.

A guarda do rei da Grécia Antiga tinha um lema: “Todos temem, mas o bravo deixa de lado seus temores e avança — às vezes, para a morte; sempre, para a vitória.” Por isso, enfrente seus dragões com coragem.

A coragem é a moeda que circula entre todos os que escolhem fazer o que é certo.
— Florence Nightingale (1820–1910), ativista social britânica e fundadora da enfermagem moderna.

O maior perigo que temos à nossa frente […] não é o risco de sermos absolutos fracassos na vida, de cairmos presa de algum vício hediondo, de sermos terrivelmente infelizes nem de concluirmos que a vida não tem nenhum significado. Nada disso nos ameaça. O perigo está em não percebermos o sentido maior da vida, não nos apropriarmos de sua bondade maior, deixarmos escapar a felicidade mais profunda e duradoura, não sermos capazes de servir da forma mais necessária, não estarmos consciente de que a vida brilha com a luz da presença de Deus e de nos contentarmos por sermos assim. A grande ameaça que sofremos é a de acordar um dia e descobrir que de tal forma nos ocupamos com quinquilharias que a vida passou sem que a víssemos.
— Phillips Brooks (1835–1893), religioso e escritor americano


1 João 4:18 (NVI-PT) No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

João 16:33 (NVI-PT) “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Tiago 1:19-20 (NVI-PT) Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.Devoção Diária.


domingo, 26 de novembro de 2017

VEJO VOCÊ NA CHEGADA






A vida de  John Stephen  Akhwari , contada no  livro de Bud Greenspan, 100 Anos de  Glória Olímpica,   pode se r uma  fonte de  inspiração.

Quando o vencedor  cruzou a  linha d e chegada d a maratona  olímpica  na  Cidade do México, em 1968, so  juízes  acharam que a competição  havia  acabado . Uma hora mais tarde, porém, o tanzaniano John Stephen Akhwari entrou no estádio mancando, sujo de sangue e com ataduras pelo corpo, por causa de uma queda que sofrera.

Os aplausos e a vibração da multidão presente aumentavam a cada passo de Akhwari na sua última volta em torno da pista. Quando por fim cruzou a linha de chegada, a emoção no estádio dava a impressão de ter sido ele o vencedor da prova.

Quando lhe perguntaram por que não havia desistido da competição, Akhwari respondeu: “Acho que vocês não entendem. Meu país não me mandou para a Cidade do México para começar uma corrida, mas para terminá-la.”

Quando você estiver “ferido e ensanguentado” por causa das quedas na vida, vá em frente. Seu Criador não o enviou aqui para começar uma corrida, mas para ir até o fim! “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé.”

O ministro presbiteriano Dr. A. B. Meldrum assinalou: “Em sua busca por realizar algo de valor, lembre-se que seu sucesso não depende de brilhantismo nem de impetuosidade, mas da garra para não desistir daquilo em que acredita.” Em outras palavras, “Combata o bom combate da fé!” O ministro e compositor escocês George Matheson se recusou a desistir, apesar da cegueira que o acometeu e explica: “Não vencemos porque somos gênios brilhantes, mas porque continuamos.”

Siga em frente, custe o que custar. Continue lutando, por piores que sejam seus ferimentos. Continue correndo, por mais numerosos que sejam seus tropeções e quedas. Seus cortes, hematomas, machucados e cicatrizes são medalhas de honra aos olhos de Deus, sinais de que você teve fé, coragem, determinação e força para seguir em frente, apesar das dificuldades! Mesmo que tenha caído, recusou-se a desistir.

Ao fim da corrida, poderá dizer como o apóstolo Paulo: “O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer.”



Hebreus 12:1-2 (NVI-PT) Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Timóteo 6:12 (NVI-PT) Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

Atos 20:24 (NVI-PT) Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

"Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." 1 João 3:17-18

 

Pensamento: Sabemos que não é através da caridade que conquistamos a salvação, Jesus pagou o alto preço la na cruz para nos salvar. Mas o amor que temos por Deus, é revelado através da nossa fé, e exige testemunho prático, onde nossas atitudes devem identificar-se com o exemplo que Jesus Cristo deixou para nós. Portanto amar a Deus é praticar as boas obras que a palavra de Deus recomenda.

 

Oração: Pai querido, perdoa por qualquer tipo de avareza, orgulho, e falta de amor para com Senhor e para com meu próximo. Ajuda-me a testemunhar minha fé com obras que edificam o meu próximo, e promovem a Sua glória no meio de nós. Eu oro em nome de Jesus.Fonte: Devoções DFiárias.




sexta-feira, 24 de novembro de 2017

AMBIENTE DE PAZ

A paz é edificada passo a passo. Quando alguém começa a montar o seu lar, vai aos poucos “ajeitando” as coisas em casa. Um quadro na parede, uma lâmpada aqui, um interruptor acolá, uma cadeira e assim por diante. O ambiente de paz é construído da mesma forma, ponto por ponto, com o esforço de todos. Os desordeiros devem ser admoestados, ou seja, serem advertidos de suas falhas, para corrigi-las; os desanimados necessitam melhorar seu humor, tendo mais disposição em tudo; os fracos precisam ser encorajados a buscar sua força pela disposição em melhorar, mas com todos eles devemos ter paciência.
É um esforço conjunto que vai criando um ambiente de paz. Paz é diferente de todo mundo deitado e curtindo uma soneca, ou fazendo coisa alguma; paz nasce de uma harmonia e disposição de se sentir bem uns com os outros porque o outro é importante. A “cereja do bolo” está em ser agradecido, agradecido com o outro e principalmente para com Deus, em tudo. Muito obrigado deve ser a palavra mais ouvida. É o amor de Deus que cria este ambiente de paz pelo amor de um para com os outros. A paz começa em nosso coração, pela disposição em ser um instrumento de pa  zFonte: Meditação Diária.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

FLORES DO CÉU


Tão surpreende que a Bíblia tenha inspirado tantos artistas. Seus textos são repletos de descrições vívidas
. Vejamos um exemplo: “Vocês têm plantado muito, e colhido pouco.
Comem, mas não se fartam.
 Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem.
Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada!” Tão verdadeiro hoje quanto o era dois milênios atrás, podemos visualizar aquilo ao que o profeta se refere: insatisfação no trabalho, a luta para pagar as contas, tentativas vãs de acompanhar as imposições da moda e o achatamento do poder de compra do dinheiro.
Vejamos agora Eclesiastes: “Melhor é ter um punhado com tranquilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento.”
É possível ver a cena.
 Imagine uma mão cheia com algo que você gosta muito: nozes, frutas ou chocolates. Você pode sentar e comer a contento. Agora, visualize-se com as mãos cheias de moedas as quais você tenta impedir que caiam no chão, ao mesmo tempo em que segura o cabo para controlar a vela do seu barco.
É verdade que temos de trabalhar para garantir nossas necessidades básicas e é uma dádiva de Deus poder comer, beber e desfrutar dos frutos de nossos esforços, mas “correr atrás do vento” são outros quinhentos.
 A satisfação vem quando aprendemos a agradecer a Deus pelo que temos e pelo que não temos. — e esse é o segredo do contentamento.
“Ora, o contentamento é um das flores do céu e, se quisermos tê-lo, devemos cultivá-lo… Paulo disse: “aprendi a me contentar com o que tenho”, o que significa que foi algo que em algum momento não sabia. Custou-lhe algumas dores alcançar o mistério desta grande verdade.” — Charles Spurgeon (1834–1892)
Querido Jesus, Você fez tudo lindo a seu tempo. Conceda-me a alegria para viver este momento, agradecendo-Lhe pela Sua provisão, não apenas de necessidades materiais, mas também do amor e fé que Você oferece àqueles que estendem a mão para Você. Ajude-me a conhecer a realidade da Sua promessa: “A minha graça te basta.” Seja meu centro e meu foco, para que meu coração esteja em paz.
1 Timóteo 6:8 (NVI-PT) por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Filipenses 4:11 (NVI-PT) Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
2 Coríntios 12:9 (NVI-PT) Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mimfonte Devoções Diárias.
 


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NÃO INCLUI ACESSÓRIOS


Em geral, os comerciais dão destaque a mais de um item em promoção. Uma publicidade  de  uma piscina inflável, por exemplo, pode mostrar uma família feliz se divertindo para valer na água. Mas quem compra a piscina recebe também uma família feliz?

Enquanto considerava comprar uma dessas piscinas para meus filhos, precisei lhes explicar que aquela aquisição traria consequências que não são imediatamente visíveis. Após um dia de diversão na piscina, a água fica fria, suja e a limpeza se torna bastante trabalhosa. Se a piscina não for desinflada após o uso, a grama sob ela fica marrom, seca e com o tempo pode começar a cheirar mal. Eu lhes disse que eles poderiam desfrutar da piscina tanto quanto estivessem dispostos a mantê-la limpa, a aguardar o clima adequado e a ter a paciência de esperar a piscina se inflar e encher de água.

O mesmo se aplica ao Lego. Quando meus filhos veem propagandas dos pequenos blocos com cores brilhantes, ficam imediatamente com vontade de construir a nave especial ou o avião que veem no impresso ou na televisão. Contudo, por mais bonitas que sejam as imagens e por mais que os modelos pareçam estar se divertindo, a felicidade não virá do jogo de legos, mas tem de ser produzida por quem brinca.

Quando suas criações quebram — fato inevitável a tudo que é feito de legos — meus meninos vão precisar de ânimo e alegria para não se deixarem abalar, mas perseverar e começar de novo. Esses atributos não são incluídos na embalagem do jogo, mas, sem eles, haverá decepções e não sorrisos.

Coisas, posição social e bens materiais não podem, por si, trazer felicidade. Não se compra “alegria” em loja alguma. São coisas que vêm de dentro, de uma vida repleta de bondade e de Jesus, a fonte do amor. Ele pode nos ajudar a pensar mais nos outros no que em nós mesmos. “Tu me farás ver a vereda da vida; na Tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à Tua direita.”

Desfrute a piscina, se tiver uma, mas não se deixe enganar pelo colorido da publicidade. A vida é o resultado de suas ações e escolhas. Tenha alegria no coração. O resto é bônus.


Eclesiastes 3:12 (NVI-PT) Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.

Filipenses 4:4 (NVI-PT) Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!

Isaías 12:2 (NVI-PT)
Deus é a minha salvação;
terei confiança e não temerei.
O Senhor, sim, o Senhor
é a minha força e o meu cântico;
ele é a minha salvação!”
Fonte: Devoções Diárias.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

VASILHA DE ÓLEO E O TANQUE DE COMBUSTÍVEL



Uma das minhas histórias bíblicas favoritas tem sido também uma bússola para mim desde que me lancei como voluntário em terras estrangeiras, em 1978. É uma promessa na qual posso me apoiar e um lembrete que não posso ignorar.
Assim se conta esta história: Deus enviou uma estiagem para punir Israel por suas maldades, o que fez com que secasse o ribeiro à beira do qual estava acampado o profeta Elias e se esgotasse sua fonte de mantimento. Deus lhe disse então para ir para a cidade de Sarepta, onde conheceria uma viúva de bom coração e grande fé em Deus, que proveria para o profeta, para que este continuasse seu ministério.
Ao chegar, viu uma mulher reunindo gravetos perto do portal da cidade e sentiu que era aquela  sobre quem Deus lhe havia falado. Cansado e faminto, pediu-lhe água e um pedaço de pão.
Sem acreditar em seus ouvidos, ela explicou ao viajante que não lhe sobrara nem um pão, mas apenas um pouco de farinha e azeite, com o que prepararia a última refeição para ela e seu filho, depois do que passariam fome até morrer.
Elias então lhe pediu um favor impossível: “Antes disso, asse um pão para mim. Depois faça outro para seu filho e você.” E lhe garantiu que Deus abençoaria esse ato abnegado e altruísta: “A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra!” A viúva atendeu ao pedido de Elias e… dito e feito: os registros da Bíblia dão conta de que não faltaram farinha nem óleo para aquela família durante todo o período de seca. Deus honrou Sua promessa.
Quando paro para pensar nos meus muitos anos de trabalho voluntário, vivendo com um orçamento apertado, vejo que tenho uma história muito similar para contar. Parece que recebemos quase que diariamente pedidos de ajuda e apoio de alguma forma. Uma mulher solteira e seus filhos, um grupo de idosos sem recursos que encontramos em uma viagem missionária às áreas rurais, um estranho perdido que havia sido roubado, órfãos passando necessidades em instituições carentes, um vizinho que precisa de algo… A lista não termina.
No Quênia, a decisão entre dar ou reter se apresenta muitas vezes ao dia, mesmo quando nós mesmos estamos praticamente sem nada. Com sete filhos para criar, muitas vezes achei que tinha uma desculpa legítima para não ser generosa. Contudo, sentia Deus falar-me ao coração e me via compelida a atender às necessidades que se apresentavam a mim.
Ainda hoje, depois de 35 anos nessa vida de doação contínua, ainda temos o bastante. Nossa despensa é como a vasilha da viúva, cuja farinha nunca acabou e o tanque do nosso jipe lembra a botija de óleo que nunca secou. O ciclo de doação e recompensa se repete, faz com que sobrem recursos os quais voltamos a doar, para sermos reabastecidos pela bondade de Deus.
Todo mundo pode ser grande, porque todo mundo pode servir. Você não precisa ter diploma universitário para servir. Não precisa saber concordar sujeito com verbo para servir. Só precisa de um coração cheio de graça. De uma alma gerada pelo amor.
—Martin Luther King Jr. (1929–1968)
Salmos 34:17-20 (NVI-PT)
Os justos clamam, o Senhor os ouve
e os livra de todas as suas tribulações.
O Senhor está perto
dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito abatido.
O justo passa por muitas adversidades,
mas o Senhor o livra de todas;
protege todos os seus ossos;
nenhum deles será quebrado.
1 Reis 16:18 (NVI-PT) Quando Zinri viu que a cidade tinha sido tomada, entrou na cidadela do palácio real e incendiou o palácio em torno de si, e morreu.
2 Samuel 17:23 (NVI-PT) Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai Fonte: Devoões Diárias.
 


domingo, 19 de novembro de 2017

VIVER,AMAR,DAR


Lembr e-se de que não existe pequeno ato de  bondade.  Todo  ato tem suas percussões.
— Scott Adams (nascido em 1957)

É importante doar-se ao  seu   semelhante . Mesmo que seja de uma forma simples, faça algo pelos outros, algo que no  lhe  traga nenhum retorno  além do  privilégio de   servir.
— Albert Schweitzer (1875–1965)

Não pense que o amor, para se r genuíno, tem de se r extraordinário. É preciso amar sem se cansar de fazê-lo.
— Madre Teresa (1910–1997)

Sou apenas um, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas mesmo assim posso fazer algo. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer aquilo que posso fazer.
— Edward Everett Hale (1822–1909)

Se pudéssemos entender que, mesmo sendo mortais, construímos diariamente para a eternidade, quão diferentes seriam nossas vidas em tantos aspectos! Cada palavra gentil, cada pensamento generoso, cada ato altruísta se tornará um pilar de eterna beleza na vida por vir. Não podemos ser egoístas e desamorosos em uma vida e nos tornar generosos e amorosos na próxima. As duas estão intimamente combinadas; uma continua na outra.
— Rebecca Springer (1832–1904)

Uma das mais belas compensações da vida é que não é possível ajudar os outros sem beneficiar a si mesmo.
— Ralph Waldo Emerson (1803–1882)

Toda boa ação tem continuidade. Uma boa ação gera outra. O bom exemplo é copiado. Um simples ato de bondade se transforma em muitos brotos que formam novas árvores. A maior obra da bondade na vida de uma pessoa é a que se multiplica no coração de outros.
—Amelia Earhart (1897–1937)

Os seres humanos que não deixarem para trás grandes conquistas, mas apenas uma sequência de pequenos gestos de bondade, não terão vivido em vão.
— Charlotte Gray

É comum sobrarem oportunidades para praticar paciência, atos de bondade e perdão. Você tem tempo para pensar com amor, sorrir, abraçar os outros e exercitar a gratidão. Você pode praticar ser um ouvinte melhor. Você pode tentar ter compaixão, especialmente com pessoas de difícil convivência. O exercício da espiritualidade pode ocorrer em praticamente tudo que você faz.
— Richard Carlson (1961–2006)

Você  descobrirá, conforme

  olha para trás em sua vida, que o s momentos  em que você realmente viveu  são aqueles em que você  fez a/

s

 coisas no espírito do amor.
— Henry Drummond (1851–1897)

A   maioria da

s pessoas gosta de receber um pouc o mais de atenção no dia d o aniversário e em outras ocasiões especiais. Mas

 você não se sente

 mais

amado

 e especial quando, do nada, alguém fez  algo amoroso por você só porque o ama?
Por que não fazer o mesmo pelos  outros? Se  parar Para  pensar, talvez fique surpreso com todas as coisinhas que pode  fazer por outra  pessoa em muito pouco tempo e que no  custam quase nada.  Quer transformar sua relação  com familiares, amigos e colegas de trabalho? Torne-se  mestre nas  gentilezas de cinc o minutos.
— Shannon Shaylor

Você já recebeu  uma amostra de bondade?
Passe-a adiante;
Ela não foi dada para você somente;
Passe-a  adiante;
Permita que ela viaje n o transcorrer dos  anos,
Permita que ela   enxugue a s lágrimas dos outros.
Até que no céu  você receba a  escritura  definitiva,
Passe-a adiante.
—Henry Burton (1578–1648)

São Francisco de Assis  disse: “Só tomar separa voc ê dos outros ; só dar une você aos outros.” A essência do altruism o é a  generosidade. Não apenas ajuda a unir a equipe, mas também a ajuda a vencer.
— John C. Maxwell (nascido em 1947)

Se tivermos como  objetivo uma vida de  compaixão e a mor incondicional,  então o mundo, com certeza, se tornará  um jardim onde todos os tipos de  flores podem florescer  e  crescer.
— Elisabeth Kubler-Ross (1926–2004)

O bom caráter é a melhor  lápide. Os queen  o amam e por você foram ajudados se lembrarão de você sempre. Grave seu  nome e m corações e não em  mármore.
— Charles Spurgeon (1834–1892)

Não estou lhe dando este dinheiro,  apenas fazendo-lhe um empréstimo. Quando você […] encontrar outra pessoa na mesma situação, pague sua dívida comigo emprestando a quantia que essa pessoa precisar. E a oriente a pagar a fazer o mesmo, quando puder e tiver oportunidade. Acredito e espero que esse valor  passe pelas mãos de muita gente. …Esta é uma “jogada” minha para fazer muitas boas ações com pouco dinheiro.
— Benjamin Franklin (1706–1790), em uma carta a Benjamin Webb


Atos 20:35 (NVI-PT) Em t udo o que fiz  , mostrei-lhes queen  mediante   trabalho árduo devemos ajudar os  fracos,   lembrando as  palavras do  próprio  Senhor Jesus, queen  disse: ‘Há maior   felicidade em  dar do que em receber/

Lucas 6:38 (NVI-PT)  Dêem, e lhes será dado : uma boa medida, calcada,  sacudida e transbordante será dada a vocês.   Pois  a  medida que usarem   também   será usada Para  medir vocês”.
Provérbios 11:24-25 (NVI-PT)
Há quem   dê  generosamente,
e vê  aumenta r suas riquezas;
outros retêm o que   deveriam  dar,
e came  na   pobreza.
O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,

sábado, 18 de novembro de 2017

HÁ MAIS DE ONDE ESTE VEIO


Na minha infância, o dinheiro era pouco. Nunca me faltou o essencial, mas tampouco tive abundância a ponto de poder dar algo despreocupadamente sem sentir um aperto.

Uma vez, quando tinha 17 anos, uma pessoa de rua se aproximou de mim e me pediu um trocado. Meus pais sempre me ensinaram que quando somos generosos, boas coisas retornam para nós. Então, calculei mentalmente quanto dinheiro precisaria para pegar o trem de volta para casa e dei o restante — mais ou menos 500 cruzeiros uns dez reais. Foi difícil dar o que restava da minha mesada mas, embora não possa dizer que, porque dei os dez reais, recebi tantos reais em retorno, minhas experiências me fazem acreditar firmemente na “lei da retribuição”, a qual Jesus ensinou da seguinte maneira: “Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que Ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las em suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.”

Reparem que não diz que “a quantidade que vocês derem será igual à que receberão de volta”, mas que “a medida” usada será determinante. Na verdade, tipicamente, recebemos mais do que damos, como aconteceu ao rapaz que deu seu almoço a Jesus. Havia uma necessidade: 5.000 pessoas com fome; e a doação do menino: cinco pães e dois peixes. A contribuição não parecia muito expressiva, mas veja o que Jesus fez!

Tenho um sobrinho de dois anos que gosta de dividir comigo sua comida. Seja o que for que ele esteja comendo, sempre quer me dar um pouco para eu experimentar — mesmo quando se trata do seu salgadinho favorito ou de um sorvete. Aparentemente, confia haver mais de onde veio o que ele tem, o que faz mais fácil ser generoso. Os adultos, contudo, sabem que as coisas acabam e isso torna o ato de dar mais difícil.

Nos momentos em que sentimos que chegamos às últimas migalhas de bondade, precisamos lembrar que o armazém de Deus está abarrotado e Ele não está preocupado, pois Seus recursos não vão se esgotar.


Filipenses 4:19 (NVI-PT) O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

2 Coríntios 12:9 (NVI-PT) Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Romanos 8:1 (NVI-PT) Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Onte: Devoções Diárias.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A CHAVE PARA A SIMPLICIDADE


Nossos verdadeiros tesouros não são dinheiro e bens. Nossas riquezas são o reino de Deus, Seu amor, Seu envolvimento em nossas vidas, nossa salvação, Sua provisão, Seu desvelo conosco e as recompensas que receberemos. Entender isso coloca nossos recursos financeiros e a maneira como os usamos na perspectiva certa.
No Salmo 24, Davi exclama: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe!” O próprio Deus afirma ser proprietário de Sua criação: “O mundo inteiro é Meu” “Tudo o que está debaixo do céu é Meu” “Minha é a prata, e Meu é o ouro, diz o Senhor.” Isso mostra que tudo que “temos” é, na verdade, propriedade do nosso Criador — tanto nossos bens quanto nós mesmos. Somos simplesmente depositários ou administradores do que Deus nos confiou.
Mesmo sendo Ele o dono de tudo, quer que sejamos felizes e desfrutemos tudo que Ele nos deu, como diz em 1 Timóteo 6:17: “Deus… abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.” Na condição de depositários dos Seus recursos — especificamente do que está em nossa posse e, de um modo geral, dos recursos da terra — podemos usá-los para nós mesmos e para o benefício dos que amamos, para vivermos e desfrutarmos o que Ele deixou aos nossos cuidados. Manter o relacionamento adequado com bens, dinheiro e riquezas é importante para o relacionamento com Deus.
Entender os princípios de propriedade (que tudo pertence a Deus) e da boa administração (que temos de usar o que Ele nos deu em harmonia com Sua vontade e Sua Palavra) e a necessidade de manter um bom relacionamento com nossos bens e recursos financeiros nos ajuda a ajustar nossa atitude e comportamento com respeito às coisas que controlamos, tangíveis e intangíveis.
Um fator importante nesse relacionamento é a simplicidade. Ela pode ser entendida como um meio para nos libertarmos dos vínculos desnecessários com as coisas desta vida e uma forma de pensarmos mais nas coisas que são de cima, em vez de nas coisas que são da terra.
Jesus nos disse que nosso coração é onde está nosso tesouro e, por isso, é sábio examinar o que consideramos ser nosso verdadeiro tesouro. Devemos ter uma relação correta com nossos bens e reconhecer o dano que pode ocorrer se esse relacionamento ficar desequilibrado. A simplicidade pode desviar o foco de nós mesmos, de nossas coisas e nos ajudar a estar mais atentos ao verdadeiro tesouro, nosso amoroso Deus que nos deu o que há de mais precioso: Seu amor e salvação.
Para viver com simplicidade
• Compre as coisas com base na sua utilidade e não por status.Evite orientar suas decisões de compra pelo que acha que impressionará os outros e escolha com base nas suas necessidades.
• Para simplificar sua vida, desenvolva o hábito de se livrar de coisas que não usa nem precisa. Tente doá-las e livre-se do incômodo de ter de armazená-las.
• Proteja-se do excesso de influências da publicidade comercial e tendências sociais. A meta do marketing é muitas vezes convencer você a descartar o que tem agora, mesmo que esteja atendendo às suas necessidades, para comprar um modelo melhor, mais rápido e mais potente. Use o que tem até que realmente precise substituí-lo.
• Evite comprar por impulso. Não compre o que não precisa.
• Desfrute das coisas que não são de sua propriedade. Use uma biblioteca, transporte público, praia ou um parque público.
2 Pedro 1:20-21 (NVI-PT) Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
Hebreus 11:6 (NVI-PT) Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 4:12 (NVI-PT) Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração .Fonte: Devoções Diárias.