quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ENCONTRANDO O SENTIDO



Uma das questões centrais sobre a qual filósofos e teólogos se debatem há milênios se relaciona ao mistério sobre o que dá sentido à vida
. Todos querem ser felizes e se sentir realizados, mas como podemos dizer o que é e de onde vem a verdadeira felicidade?

Os gregos da Antiguidade acreditavam que a fonte da felicidade fosse interna e alimentada por um viver digno. Chamavam esse estadoeudemonia, descrito por Aristóteles como a participação de atividades que exercitam nossos talentos e desafiam nossas habilidades, trazendo benefícios para os outros e guiando nossas vidas por princípios e virtudes.

Não basta simplesmente ter uma habilidade ou disposição. A eudaimonia deve necessariamente se materializar em ações.

Na carta que escreveu aos cristãos em Éfeso, Paulo lhes implorou que vivessem com a dignidade compatível com a vocação que haviam aceitado e esclareceu que para isso deveriam ser humildes, bem educados, pacientes, tolerantes, amorosos e viver em paz uns com os outros.

Apesar de reconhecermos o valor de uma vida virtuosa orientada por princípios, nossa natureza imperfeita muitas vezes nos impede de viver assim apenas pelos nossos esforços
. Na condição de crentes, entretanto, podemos nos valer do poder de Deus para transcender nossas limitações
. “É Deus que me arma de força e aperfeiçoa o meu caminho.”

Salomão, considerado por muitos o maior sábio de todos os tempos também reconheceu a futilidade da vida que tem por centro o próprio indivíduo e se orienta dos valores deste mundo, para o que apontou a solução
. No final de sua busca por sentido e felicidade chegou a um entendimento com o qual encerra o Livro de Eclesiastes: “
De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem.”
Quanto mais aprendermos a dar prioridade a Deus e ao bem-estar dos outros em nossos pensamentos e ações, mais sentido e propósito nossas vidas terão.

Efésios 4:1 (NVI-PT) Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.
Salmos 18:32 (NVI-PT)
Ele é o Deus que me reveste de força
e torna perfeito o meu caminho.
Eclesiastes 12:13 (NVI-PT)
Agora que já se ouviu tudo,
aqui está a conclusão:
Tema a Deus
e obedeça aos seus mandamentos,
porque isso é o essencial para o homem .
"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos." Isaías 61:1


Pensamento: Jesus leu esta passagem numa sinagoga em Nazaré para descrever seu ministério (Lucas 4:17-21).
 Ele veio para pregar as boas novas, para curar, trazer libertação, para proclamar graça, e para oferecer conforto
. Por isso não rejeite o amor de Jesus, renda-se diante do Pai, o Senhor se agrada quando nos apresentamos com nosso coração quebrantado
, Ele quer nos dar a salvação, e fazer com que tenhamos uma vida plena e abundante.


Oração: Senhor Deus e Pai querido, obrigado porque o Senhor nos deu Jesus, Seu único filho, para que morresse em nosso lugar, levando consigo todo pecado, e por isso hoje tenho livre acesso a ti, posso ser salvo e posso morar na eternidade, se apenas eu crer em Jesus e confessá-lo como Senhor e Salvador. Peço que o Senhor perdoe meus pecados, que me traga liberdade, e restaure meu coração assim como diz a Sua palavra. Amém. Fonte: Devocional  Diário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário