quinta-feira, 13 de julho de 2017

O fascínio e a ruína do dinheiro






Frase para refletir:
“Nossa sociedade chegou a um momento em que já não adora mais um “bezerro de ouro”, mas o “ouro” do bezerro” (Antônio Gala Velasco, poeta, novelista e dramaturgo espanhol; nasceu em 1930).
O ouro atrai e seduz, mas também leva à perdição.
O episódio bíblico de Êxodo 32 e Deuteronômio 9 relata o acontecimento em que o povo que saiu do Egito, estava acampado aguardando Moisés, que estava na montanha.
 Como ele demorava, resolveram fazer um bezerro de ouro para adorá-lo em lugar de Deus

. Quando viu aquilo ao descer da montanha, Moisés quebrou as tábuas da lei que trazia consigo, transformou o bezerro em pó e fez ingerir aqueles que o adoravam, levando à morte quase três mil pessoas.

Várias lições podemos tirar deste episódio.

O fascínio que o ouro (dinheiro e afins) exerce sobre as pessoas é uma delas, a ponto de abandonar a Deus. Os episódios políticos que vemos nos dias de hoje nada mais são do que o domínio quase que doentio do dinheiro sobre as pessoas constituídas para exercerem cargos públicos, mas que acabaram hipnotizadas pelo “ouro” do bezerro, a ponto de esquecerem seus deveres. Ainda criaram mecanismos jurídicos para se perpetuarem sem serem incomodadas. São Francisco de Assis advertia as pessoas deste encanto que o dinheiro possui, afirmando que o dinheiro era o “esterco” (excremento) do diabo, ou seja, através dele muitos poderiam se desviar do caminho de Deus. Quem voluntariamente se afasta de Deus por causa do dinheiro acaba sem os dois.
"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados." 2 Coríntios 4:8

Pensamento: Que tremendo esse versículo, Paulo estava sendo acusado, perseguido, foi preso e mesmo assim não desanimou. Às vezes questionamos Deus, porque estamos desanimados, enfrentamos algumas lutas e humilhações, mas devemos ficar firme na certeza que tudo vai passar. Muitas vezes não agradecemos, só vemos as dificuldades, mas devemos parar e pensar que tudo tem seu propósito e tudo contribui para nosso crescimento. *** Agradeço a Carol pelo versículo e pelo pensamento de hoje, Deus te abençoe minha irmã... :) ***

Oração: Pai querido, agradeço a Ti por tudo que eu tenho passado, pois sei que é para o meu crescimento. Mesmo que eu esteja enfrentando lutas e dificuldades, sei que é passageiro e logo o Senhor dará a vitória. O Senhor conhece meu coração, por isso eu lhe entrego todo sentimento negativo de desânimo, de angustia e de ansiedade, e peço que por favor, o Senhor traga paz e descanso ao meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém. Fonte Devocional Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário