quarta-feira, 21 de junho de 2017

O INIMIGO QUE ESTA DENTRO DE VOCÊ

           Frase para refletir:

“O inimigo mais poderoso que você irá encontrar é você mesmo” (Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão, 1844-1900).






Um bom atleta normalmente tem atrás de si um técnico exigente que, por vezes, parece até inimigo.
 Mas quem é nosso verdadeiro inimigo? 
Costumamos pensar o inimigo como algo ou alguém fora de nós, ou como aquele que é hostil ao nosso modo de ser, pensar e agir.
 Outras vezes, como aquele que quer nosso fracasso e destruição.
 Em síntese, o inimigo é frequentemente visto como aquele que deseja e pratica o mau contra nós. É uma espécie de adversário e malfeitor que planeja e age em função de fazer acontecer nossa ruína.
Tal inimigo o enxergamos comumente fora de nós mesmos. 
O vemos no ambiente de trabalho, em casa, no vizinho, no trânsito, dentro das opiniões políticas, na crença ou na religião oposta à minha; na opinião alheia sob os mais diferentes assuntos etc.. De tais inimigos passamos a vida atacando ou nos defendendo. Por vezes, o inimigo, conforme visto pelo nosso olhar antagônico, passa a ser tão poderoso para a nossa compreensão, que cortamos “esquina” para evitar cruzar com ele. 
Desejamos continuamente sua distância e até, de acordo com o modo como o vemos, sua morte.
Por mais que alguém, que chamamos de inimigo, nos queira e nos faça algum mau, devemos estar atentos para perceber que o mais poderoso inimigo nunca vem de fora. Se fosse aquele que vem de fora seria mais fácil evitá-lo e esquecê-lo, nos distanciando dele ou ignorando-o em nossos pensamentos e no nosso coração.
 No entanto, o maior inimigo nosso somos nós mesmos.
 O mais poderoso deles é aquele que damos alojamento inquestionável e por tempo indeterminado dentro de nosso íntimo mais íntimo.
 O inimigo que se torna poderoso dentro de nós é aquele que alimentamos e engordamos com nosso ódio, com nossa intolerância, com nossos preconceitos, com nossa impaciência, com nossa difamação, e com todas as formas que criamos para denegrir alguém com quem nos antipatizamos, não queremos bem, e que vemos nele uma ameaça à nossa paz e ao nosso caráter.

Um inimigo dentro de nós é alimentado e engordado na medida em que damos poder a tudo o que nos contraria ou nos confronta, e nos ataca.
 Pode ser, porém, que o nosso inimigo, longe de ser um inimigo, é um grande amigo, um poderoso amigo. O inimigo é nosso amigo quando é o único a nos fazer perceber nossas sombras, nosso egoísmo, nossas estreitezas, nossas durezas, e nosso infantilismo emocional. 
O inimigo, muitas vezes, mais do que os amigos, nos aponta o ponto fraco que evitamos olhar e trabalhar.

É ele quem nos arranca das ilusões de nossas falsas imagens que os falsos amigos modelam em nós.
 O inimigo, enfim, é quem nos desafia a mostrar nossos reais valores e potencialidades, pois é ele quem prova tudo aquilo de bom e nobre pelo qual lutamos e em que acreditamos. 
E se o inimigo nos tira algo de precioso e valoroso que queríamos e em que acreditávamos, na verdade é porque aquilo ainda não era suficientemente valoroso em nós e para nós. Portanto, quando encontrarmos esse inimigo poderoso dentro de nós, procuremos dar a ele atenção e ouvido, pois na verdade, no fundo, no fundo, ele é um grande amigo disfarçado de inimigo que só está fazendo seu papel de nos ajudar a limpar e a restaurar em nós tudo o que ainda é fraco, falso, indefinido e mal resolvido. Age sem querer como nosso técnico.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139:23-24

Pensamento: Amados é um privilégio ter um Deus que conhece nosso intimo, mais do que nós mesmos o conhecemos. Muitas vezes não entendemos o que estamos passando, não sabemos qual direção devemos seguir, não sabemos o que passa dentro de nosso coração, mas o Senhor conhece nossa necessidade, nossa dúvida, nossos medos, e somente Ele é capaz de nos guiar pelo melhor caminho.

Oração: Pai querido, entrego meu coração, meus sentimentos e minhas emoções ao Senhor. Minha vida esta em Suas mãos, sei que há tempo para todas as coisas, por isso se houver tristeza, medo, solidão, dúvida, sei que estas coisas são para minha edificação. Guarda meus caminhos, e livra meus passos do caminho do mal. Eu oro em nome de Jesus. Amém.Fonte:Meditação Diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário