quinta-feira, 13 de abril de 2017

QUANDO O BOM É ´PREFERÍVEL O MELHOR







Ensina o ditado popular que “o bom é inimigo do melhor”.
 Em outras palavras, acomodar-se a algo que seja meramente bom pode fazer que não alcancemos algo melhor.
 Parece ser um imperativo cultural dos nossos dias jamais nos contentarmos com nada inferior ao que acreditamos ser indiscutivelmente o melhor para nós. Mas estou chegando a outra conclusão.

Por causa da minha busca pessoal pelo melhor resultado possível em toda e qualquer situação, vi que deixava passar boas possibilidades, por imaginar que, ao virar da próxima esquina, encontraria o que eu realmente, mas realmente queria
. Com isso, não aproveitava as oportunidades que tinha à mão.
 Foram casos em que parecia que “o melhor” tornou-se inimigo do “bom”. 
Na busca do lendário pote de ouro no fim do arco-íris, não vi a beleza do arco-íris. 
Eu provavelmente ficaria mais feliz se desfrutasse a viagem em vez de ficar tão obcecado em chegar ao destino.

Enquanto pensava nisso, lembrei-me que Pedro disse que Jesus havia andado por toda a parte fazendo o bem.
 Jesus aproveitava para fazer o bem sempre que surgia uma oportunidade.



Existe também a passagem clássica da Carta de Paulo aos Romanos, em que escreve que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.”

 Muitas vezes recorri a esse versículo quando não parecia que as coisas estivessem indo tão bem. 
Contudo, ultimamente, tenho pensado com mais profundidade sobre esse trecho das Escrituras e como as coisas cooperam para o bem, não necessariamente para o melhor.
 Não acho que esteja na melhor situação agora mesmo, mas sei que estou bem e, em vez de me apoquentar pelo que não tenho, posso encontrar alegria e prazer nas coisas positivas das minhas atuais circunstâncias.

Salomão aparentemente chegou a uma conclusão semelhante, pois escreveu: “Então percebi uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, […] pois esta é sua porção.” Sendo assim, uma busca constante por algo melhor pode fazer com que deixemos de valorizar as coisas boas que já temos.

O que acha então de nos contentarmos com o bom?
 Talvez não sempre, mas acho que seríamos mais felizes de uma maneira geral se fizéssemos isso com frequência. Afinal, algo bom não é ruim!
Atos 10:38 (NVI-PT) como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.
Romanos 8:28 (NVI-PT) Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Eclesiastes 5:18 (NVI-PT) Assim, descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua recompensa.Fonte:DEvocional Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário