segunda-feira, 29 de agosto de 2016

É POSÍVELSUPERAR O PASSADO














Em geral, as experiências desagradáveis pelas quais passamos são como pequenos machucados e arranhões em nossos espíritos.
 Como as pancadinhas do dia-a-dia que imprimem manchas escuras no corpo e doem por pouco tempo, as mágoas que sofremos talvez nos deixem “marcas roxas” temporárias na forma de pensamentos negativos ou desânimo, mas, tipicamente, são rapidamente esquecidas.
 Mas há ocasiões em que nossas almas sofrem ferimentos mais profundos. 
Como podemos ser curados desses?
No caso de lesões mais graves, não hesitamos em procurar um médico que adote as medidas cabíveis, fazendo a assepsia do local e o curativo capaz de proteger o ferimento. Conforme o caso, pode ser preciso acompanhamento médico para garantir que a cura se dê da forma apropriada. 
Mesmo assim, a recuperação total pode demorar.

Essa é uma boa analogia de como nossas feridas espirituais podem sarar se tratadas com fé, oração e o devido cuidado. Mas se não forem limpas e medicadas corretamente, se tentarmos escondê-las, corremos o risco de infecção por rancor e ressentimento e todo o corpo pode acabar contaminado.

O rancor não é um mal súbito, mas cresce de maneira similar ao processo infeccioso contínuo de uma ferida que, se não for eliminada, destrói lentamente as áreas saudáveis do corpo com as quais tem contato.


A Bíblia ensina que devemos retirar do coração as coisas que nos incomodam: “Atentando, diligentemente, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados.”

Nossa perspectiva atual não deve ser ditada pelas circunstâncias passadas, porque Deus dispõe do mecanismo para superarmos as experiências negativas. Na verdade, é justamente o que Ele quer! “Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.” Ou seja, ao mergulharmos em Jesus, na Sua Palavra e aprendermos a agir a Seu modo, as coisas velhas passarão e todas as demais se farão novas.

É natural querer culpar os outros pelos nossos problemas pessoais ou dificuldades do passado. O que torna essa linha de raciocínio tão popular é o fato de ser mais conveniente que perdoar e deixar para trás o que nos magoou. Parece mais vantajoso e confortável do que reconhecer que o rancor em si é um erro. Entretanto, ficar preso a essa mentalidade vai tolher sua habilidade de avançar na vida.
Algumas das nossas dificuldades podem, de fato, ser causadas por coisas do nosso passado. Até certo ponto, somos produto do meio e, portanto, influenciados pelas circunstâncias — positivamente em alguns aspectos e negativamente em outros. 
Ninguém teve apenas experiências boas, mas não devemos nos deixar controlar pelas vivências ruins nem permitir que nos influenciem de forma permanente emocional, mental ou espiritualmente.
A vida do cristão consiste em superar adversidades, obstáculos e não se deixar abater por eles. É uma questão de deixar Jesus resolver e superar os problemas pela renovação e transformação da nossa mente. Deus nos responsabiliza pela maneira que reagimos às situações nas quais nos encontramos. Ele deu a cada pessoa vontade própria, livre arbítrio e está constantemente nos pedindo para tomar as decisões e dar os passos certos
. E, quando O atendemos, Ele está bem ali, pronto para nos ajudar a superar.
O fato de podermos exercer certo controle sobre nosso modo de ser torna-se óbvio quando observamos a vida de alguns indivíduos que vivenciaram graves reveses. As reações variam e, em consequência, vemos diferentes tipos de pessoas com vidas muito diferentes. Apesar das adversidades que sofreram, algumas são felizes, saudáveis, bem-sucedidas e ajustadas, enquanto outras são exatamente o oposto: deprimidas, infelizes, descontentes e perturbadas.

Infelizmente, muitos culpam Deus por coisas que saíram errado, mas, por alguma razão, não O consideram responsável por todas as coisas boas da vida.
 Esse relacionamento com Ele é o oposto do que deveria ser. Não Lhe dão o louvor nem o reconhecimento pelos bons momentos, mas O culpam pelos maus.


Segundo a Palavra de Deus, todas as provações têm por finalidade nos fortalecer. Se a vida fosse isenta de problemas, estaríamos mais sujeitos à apatia e não adquiriríamos a força de caráter que nasce e cresce na luta para superar dificuldades. 
É provável que não tivéssemos a empatia ou compaixão por aqueles que estivessem passando pelas mesmas experiências. Com isso, não conheceríamos o lindo milagre que ocorre quando alguém descobre que realmente precisa de Jesus em sua vida, nem sentiríamos a emoção de ver Deus agir a nosso favor e atender às nossas orações para seguirmos adiante.

Jesus quer que nossa “alegria seja completa”. O segredo para isso está em perdoar os que nos prejudicaram, deixarmos de lado o rancor, o ressentimento e esquecermos o passado. Sim, é possível superar o passado!
S
almos 32:5 Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressõesao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa.
Mateus 6:12-15 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.

Lucas 17:3 Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.

Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!" Provérbios 16:16


Pensamento: Quais são as maiores riquezas nesta vida? Com certeza não são ouro e prata. Sabedoria tem valor infinitamente maior, que por sua vez nos ajuda a compreender o que é valioso, o que é verdadeiro, o que é digno do nosso coração, e o que não é.


Oração: Pai do Céu, Deus dos Séculos e Doador de todo dom bom e perfeito, por favor me abençoe com sabedoria santa e prática, para que eu possa saber mais como o Senhor tem me abençoado, e para que eu seja uma bênção para os outros, do jeito que o Senhor quer que eu seja. No nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário