quarta-feira, 25 de maio de 2016

O ENIGMA DA TRINDADE









































Em plena aula de Matemática, um dos meus alunos do segundo ano fez a seguinte declaração: “Não existe Deus!”
Considerando que estávamos em uma escola cristã e que o garoto, Martin, era filho de um pastor, fiquei intrigado e lhe perguntei o que o levara àquela conclusão.
 “Meu pai diz que existem Deus, Jesus e o Espírito Santo, mas também que há apenas um Deus.
 Não faz sentido.”
O que fazer? Com certeza, Martin não foi o primeiro a se deparar com o mesmo problema ao refletir na Santa Trindade, mas, naquele momento, eu preferia continuar com a explicação sobre multiplicação.

— Martin, agora estamos na aula de Matemática. Podemos falar disso em outra hora?
— Mas é um problema de Matemática —argumentou. Três não é igual a um!
Que pai ou professor não se viu em uma sinuca de bico como essa?

 As crianças às vezes fazem perguntas nada fáceis de responder.
 Aprendi que em casos assim, é melhor pedir sabedoria a Deus, porque aquilo que eu talvez interprete como arrogância ou insolência da criança pode ser, na verdade, a curiosidade que Deus lhe deu e propiciar uma excelente oportunidade de ensinar.
 Senti que meus conhecimentos teológicos não estavam lá tão frescos na memória para explicar o conceito da Trindade ao Martin e aos outros alunos da sala. …

Recreio! Salva pelo gongo!

Por dez minutos, enquanto as crianças brincavam, orei. E a resposta veio. Foi um tanto simplista e provavelmente nada parecida com a que daria Santo Agostinho ou outros pensadores cristãos, mas foi a que eu tinha para os alunos quando voltaram para a sala. E funcionou.

“A Bíblia chama Jesus de ‘A rosa de Sarom” —expliquei.
 “Deus é como a raiz da roseira. Ele fica escondido, mas é de onde a rosa surgiu e cresceu. Jesus é como a rosa que nasceu desse arbusto. Ele é a parte que aparece do amor de Deus, para que possamos ‘vê-lo’ e senti-lo.
 O Espírito Santo é como a seiva da roseira que corre pelo seu caule e pelos ramos, para mantê-la viva. São três elementos, mas a mesma planta. Entendem?”
Acredito que Martin terá perguntas ainda mais difíceis no futuro e, claro, eu mesmo tenho inúmeros questionamentos. Felizmente, 
Deus sempre responde quando Lhe perguntamos com sinceridade.
 Suas respostas podem ser simples e diretas como a que deu para Martin, mais complexas ou Ele 
ode nos dar a paz para aceitar o que ainda não conseguimos entender.

Hebreus 11:7 Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
2 Coríntios 5:7 Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.Fonte:
Lucas 17:5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
Fonte:Meditação diária.

Jeremias 29:11 (NVI-PT) Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Provérbios 3:5-6 (NVI-PT)
Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie
em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor
em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.
Isaías 41:10 (NVI-PT)
Por isso não tema, pois estou com você;
não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.

                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário