terça-feira, 31 de maio de 2016

Contentamento

       
“Tendo, porém, sustento (comida) e com que nos cobrirmos (roupa), estejamos com isso contentes.”1 Essas palavras passaram pela minha cabeça enquanto eutomava café da manhã. Será que isso é realmente possível? Eu não tinha tanto certeza de que ter comida e roupas seria o bastante para me satisfazer.
 O apóstolo Paulo certa vez disse: “Aprendi a contentar-me com o que tenho.”2 Descobri que, muitas vezes, é mais fácil falar do que fazer. Houve momentos em que eu gostaria de ter alguns extras como as outras pessoas tinham. Eu nem sempre tenho me sentido satisfeito.
 Como eu poderia ficar satisfeito apenas com comida e roupas? Perguntei-me enquanto terminava o café.
Como se em resposta à minha pergunta, minha atenção se voltou à meo neto de seis meses, Guuilhermee, que naquela hora brincava tranquilo e, todo satisfteio, mordia com as gengivas, uma fatia de maçã. 
Ele sim parecia contente, o retrato perfeito de paz e tranquilidade. Mas o que é que ele tinha? Uma fralda e uma pequena fatia de maçã, contudo estava perfeitamente contente.
Recebi minha resposta. A inocência do Guilherme tinha me ensinado algo.
 Ele não estava preocupado se teria comida no dia seguinte ou se suas fraldas acabariam. Elae tinha comida, tinha roupa e estava perfeitamente contente, confiando que sua mãe cuidaria dele e lhe daria exatamente o que precisava, quando precisasse.
Eu deveria ser assim, pensei, feliz e satisfeito com o que Deus me dá — feliz por estar vivo e confiante em Deus de que Ele cuidará de mim e me dará as coisas que verdadeiramente preciso. 
E agora estou. Não só tenho o que comer, o que vestir e outros confortos materiais, mas também o que muitos milhões de outras pessoas no mundo não têm. Tenho Jesus e Seu presente de salvação. Tenho minha família, minha saúde, amigos. Tenho o pequeno Guilherme que me ama independentemente de qualquer coisa. 
Na verdade, tenho tudo que preciso. Estou verdadeiramente contente!

Filipenses 4:11-12 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

1 Timóteo 6:6-8 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Lucas 12:15 Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." Romanos 8:1


Pensamento: Nossa confiança está na pessoa de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Muitos não dão valor a este nome porque não sabem o verdadeiro valor que Ele tem, pois JESUS tira de mim, e de você amigo e irmão todo o peso, perturbação acusação e condenação que há sobre nós. Se você depositar essa confiança na pessoa de nosso SENHOR JESUS CRISTO, você verá o poder de transformação em sua vida. Porque o maior milagre não é a cura física e sim a espiritual. Pois esse corpo se corrompe mais o espiritual não.


Oração: Senhor ajude-me a ficar firme nos teus caminhos e a não me desviar deles. Que cada dia o Senhor me livre, das muitas quedas que cometemos porque o inimigo insiste em nos desanimar colocando culpa e peso sobre nós, querendo que não venhamos a confiar no que CRISTO fez para sempre, por amor de todos nós, na cruz do calvário.Fonte Meditação Diária.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

O ENIGMA DA TRINDADE









































Em plena aula de Matemática, um dos meus alunos do segundo ano fez a seguinte declaração: “Não existe Deus!”
Considerando que estávamos em uma escola cristã e que o garoto, Martin, era filho de um pastor, fiquei intrigado e lhe perguntei o que o levara àquela conclusão.
 “Meu pai diz que existem Deus, Jesus e o Espírito Santo, mas também que há apenas um Deus.
 Não faz sentido.”
O que fazer? Com certeza, Martin não foi o primeiro a se deparar com o mesmo problema ao refletir na Santa Trindade, mas, naquele momento, eu preferia continuar com a explicação sobre multiplicação.

— Martin, agora estamos na aula de Matemática. Podemos falar disso em outra hora?
— Mas é um problema de Matemática —argumentou. Três não é igual a um!
Que pai ou professor não se viu em uma sinuca de bico como essa?

 As crianças às vezes fazem perguntas nada fáceis de responder.
 Aprendi que em casos assim, é melhor pedir sabedoria a Deus, porque aquilo que eu talvez interprete como arrogância ou insolência da criança pode ser, na verdade, a curiosidade que Deus lhe deu e propiciar uma excelente oportunidade de ensinar.
 Senti que meus conhecimentos teológicos não estavam lá tão frescos na memória para explicar o conceito da Trindade ao Martin e aos outros alunos da sala. …

Recreio! Salva pelo gongo!

Por dez minutos, enquanto as crianças brincavam, orei. E a resposta veio. Foi um tanto simplista e provavelmente nada parecida com a que daria Santo Agostinho ou outros pensadores cristãos, mas foi a que eu tinha para os alunos quando voltaram para a sala. E funcionou.

“A Bíblia chama Jesus de ‘A rosa de Sarom” —expliquei.
 “Deus é como a raiz da roseira. Ele fica escondido, mas é de onde a rosa surgiu e cresceu. Jesus é como a rosa que nasceu desse arbusto. Ele é a parte que aparece do amor de Deus, para que possamos ‘vê-lo’ e senti-lo.
 O Espírito Santo é como a seiva da roseira que corre pelo seu caule e pelos ramos, para mantê-la viva. São três elementos, mas a mesma planta. Entendem?”
Acredito que Martin terá perguntas ainda mais difíceis no futuro e, claro, eu mesmo tenho inúmeros questionamentos. Felizmente, 
Deus sempre responde quando Lhe perguntamos com sinceridade.
 Suas respostas podem ser simples e diretas como a que deu para Martin, mais complexas ou Ele 
ode nos dar a paz para aceitar o que ainda não conseguimos entender.

Hebreus 11:7 Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
2 Coríntios 5:7 Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.Fonte:
Lucas 17:5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
Fonte:Meditação diária.

Jeremias 29:11 (NVI-PT) Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Provérbios 3:5-6 (NVI-PT)
Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie
em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor
em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.
Isaías 41:10 (NVI-PT)
Por isso não tema, pois estou com você;
não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.

                                     

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Onde Começar









                          U  ma reflexão sobre a leitura da Bíblia

Eu era jovem quando me converti e me disseram que deveria ler a Bíblia, mas eu não tinha nenhuma ideia de onde começar
. Tinha o hábito de dar uma olhada nas últimas páginas antes de começar um livro, só para ter uma ideia de como a história terminaria. No caso da Bíblia, o que aconteceu foi que caí de cabeça no Livro do Apocalipse. E não fez nenhum sentido para mim!

Felizmente, alguns cristãos mais experientes vieram em meu socorro e me deram alguns conselhos de como eu deveria ler a Bíblia: 
“Os Evangelhos são objetivos e a ajudarão a aprender sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, entender a essência da mensagem de Jesus
. O melhor ponto de partida é o Evangelho segundo João.”
 Foi interessante descobrir depois que é o livro que contém mais palavras de Jesus em toda a Bíblia. Cada capítulo revela um aspecto da Sua personalidade, mensagem e vida.
Mas a leitura não foi isenta de dificuldades.
 Ao terminar de ler os quatro Evangelhos, via contradições entre eles. Se aquela era a Palavra de Deus, por que os autores contaram algumas histórias ou citaram Jesus de forma diferente?
 Alguém me ajudou: 
“Quando você conta um filme a um amigo, não narra toda a história, apenas as partes que lhe chamaram mais a atenção. Outra pessoa provavelmente escolheria outras cenas que lhe pareceram mais relevantes. Não foi diferente com os evangelistas. Cada um relatou alguns aspectos da vida e ministério de Jesus e omitiu outros.”
 Fez sentido.
Na sequência recomendada para leitura, os próximos livros eram Salmos e Provérbios.
 No primeiro encontrei uma coletânea inspiradora de orações, súplicas, louvores, promessas e profecias. No outro, senti-me diante de uma riqueza de sabedoria prática.
 Como o Livro de Provérbios encontra-se dividido em 31 capítulos, proporcionou-me a conveniência de poder ler um capítulo por dia, durante um mês.
Mas se desejar um plano de ação, não apenas para crescer em fé, mas para dividir o que aprender com os outros, leia o Livro dos Atos.
 Ele relata as atividades dos discípulos, como trabalharam juntos e espalharam as Boas Novas, durante os primeiro 30 anos após a ressurreição de Jesus.

Certamente, a Bíblia tem muito mais do que os livros que aqui citei, mas foram um bom começo para minha jornada de fé e ainda hoje são meus favoritos.

Josué 1:8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
Romanos 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.


"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22


Pensamento: Perdoar não é opcional !!! Se alguém te feriu, e você guarda alguma mágoa dessa pessoa, saiba que Jesus assim como ele morreu para perdoar os teus pecados, ele também morreu pelos pecados dessa pessoa. Mesmo que seu coração não queira, faça uma oração a Deus e entregue a vida dessa pessoa nas mãos do Senhor, e peça a Deus que retire todo sentimento ruim que há dentro de você. Há poder no perdão, Deus se agrada quando perdoamos, milagres acontecem, o perdão faz bem a nós mesmos.

Oração: Pai querido, se tenho algo contra alguém, mostra-me quem é essa pessoa e ajuda-me a perdoá-la. Se há algum sentimento de ódio, vingança, amargura, retira-os de mim, e torna-me a dar a alegria plena de comunhão com o Senhor. Eu oro em nome de JesusAmém.Fonte:Meditação Diária.

domingo, 22 de maio de 2016

CRISES DE FÉ


                                            

Aceitar todos os pontos da doutrina e acreditar completamente por fé não é sempre natural para todos. 
Assim como o Senhor fez as pessoas com personalidades e características físicas muito diferentes, há também diversos tipos de fé.
 Quer a sua seja a que requer tempo e estudo antes de você crer, quer você abrace conceitos com pouco ou nenhum questionamento, a meta final é o que conta: uma fé viva.


Não deve ser visto como fora do normal passar por crises de fé, duvidar ou questionar os pontos da doutrina, inclusive os princípios cristãos
. O Senhor, muitas vezes, opera por meio dessas batalhas da mente e do espírito e as usa para nos fortalecer.
 Ele pode usar esse processo para nos ajudar a voltar para a fundação da nossa fé, para reafirmar nossas crenças e garantir que nossas vidas estejam bem alicerçadas no que cremos. Isso pode nos ajudar a entender o porquê de acreditarmos nas doutrinas que aceitamos e nas suas respectivas fundamentações nas Escrituras.

Muitos cristãos vivenciaram crises de fé ou tiveram de enfrentar ondas de dúvidas. Alguns exemplos notáveis que me ocorrem agora são Martinho Lutero, Madre Teresa e Adoniram Judson. Esses conflitos interiores e as batalhas que travaram para alcançar um lugar de fé e entendimento estão documentados.
 O resultado de suas experiências, entretanto, foi uma crença mais forte, um entendimento mais profundo de Deus e o relacionamento íntimo que Ele busca com cada um de nós. Suas batalhas e vitórias inspiraram muitos.
 Eu diria que suas dificuldades lhes deram uma compreensão mais profunda das dificuldades que as pessoas enfrentam para afirmar sua fé e como isso pode vir a fortalecê-la. 
Muitos têm experiências similares.


Em vez de entender as dúvidas e as crises de fé exclusivamente como ameaças que devam ser resistidas, afastadas de nossa mente e coração, devemos lembrar que os questionamentos, as dúvidas e o ceticismo podem ser degraus para uma fé cristã mais forte e madura. 
Servem para nos levar a examinar a essência do que cremos e afirmá-la.
 Podem nos ajudar a pensar e entender nossa fé tanto espiritual quanto intelectualmente, a pesquisar e descobrir “se estas coisas são assim”, para construir uma fé pessoal e pensada. Uma fé edificada sobre tais premissas não será facilmente dissuadida quando confrontada por argumentos ou crenças contrários ou com as visões intelectuais dos que não creem. Em última análise, o resultado pode ser 

uma fé mais forte e mais experiente.



Marcos 11:22-24 Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Efésios 2:8-9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.


"E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos." Lucas 16:9


Pensamento: Nos versos 1-8 deste capitulo, temos a parábola do administrador infiel, que utiliza recursos indevidos para fazer amigos e assegurar o seu futuro na Terra. Por isso no verso 9, Cristo menciona o uso de riquezas de origem iníqua, cujo acúmulo quase sempre ocorre de forma injusta, em detrimento dos menos favorecidos (Tg 5:1-6). Nesse contexto entendemos que devemos fazer amigos usando essas riquezas em benefício aos pobres (Lc 12:33-34), pensando nos tabernáculos eternos e determinados a assegurar nosso futuro no Céu, do mesmo modo que o administrador infiel estava determinado a assegurar o seu futuro na Terra.


Oração: Querido Pai celestial, ensina-me acumular tesouros no céu. Quero ser um bom administrador dos recursos que o Senhor coloca em minhas mãos. Não permita que eu seja corrompido pelas riquezas. Meu desejo é que meus recursos sejam amplamente utilizados para divulgação do Seu Reino. Eu oro em nome de Jesus. Amém.Fonte:Meditação diária.



sábado, 21 de maio de 2016

SERÁ QUE DEUS SE IMPORTA MESMO?


Ao longo de uma semana, ouvi três pessoas dizerem três coisas diferentes que me fizeram pensar na minha relação com Deus e na Sua participação na minha vida
Uma disse que não sabia se Deus realmente Se importava com o que fazemos e que, à parte da salvação, talvez não estivesse interessado nas decisões que tomamos.


Disse que achava que a maioria das nossas escolhas não faria diferença para Ele, principalmente as do dia a dia.

A outra afirmou acreditar que Deus só intervém depois que chegamos ao limite e não temos mais nenhum outro meio de descobrir a Sua vontade.
 Essa pessoa pensa que Ele espera que usemos todos os recursos disponíveis e façamos tudo o que podemos, antes de Se envolver em nossas questões.
Na visão da terceira pessoa, Deus, na Criação, agiu como um relojoeiro, que monta o relógio, dá corda e o larga para funcionar por conta própria.
 Assim, teria criado o mundo e as leis da natureza e, a partir daí, deixado tudo funcionar sem Sua intervenção ou envolvimento.
Fiquei pensando nesses comentários por alguns dias, porque essas maneiras de ver as coisas me incomodaram. Algo dentro de mim se recusava a aceitar que Deus não Se importasse comigo e que não quisesse participar da minha vida, ou que receber Sua atenção exigisse tanto empenho que nem parecia valer a pena.

Se qualquer desses três conceitos fosse verdadeiro, eu não precisaria de Deus para mais nada a não ser para o perdão pelos meus erros e pecados.
 Se assim, para que serviria Deus? Nos momentos de conflitos, na hora da necessidade de orientação, preciso ter certeza de que Ele pode me ajudar, e não ficar questionando se Ele Se importa comigo ou se quer Se envolver na minha vida.
Remoendo esses três pontos de vista, lembrei-me de três fatores que os contradiziam.
1. Experiência pessoal – Deus interveio na minha vida em diferentes ocasiões, deixando claro que, sim, está interessado nas minhas decisões.
Há muitos anos, tive um sonho no qual recebi a resposta antes sequer de conhecer a pergunta. Poucos dias depois, me foram oferecidos dois trabalhos e, graças ao sonho, estava bem claro que oferta eu deveria aceitar, o que me colocou no caminho do meu trabalho principal para o Senhor, na diretoria da Família Internacional desde então, há 15 anos. Eu não tinha feito nada para receber a resposta, muito menos usado todos os recursos disponíveis.

Em inúmeras ocasiões, busquei e recebi a orientação do Senhor. 
Orei e encontrei soluções. Pedi a Deus para me responder e Ele me atendeu: 
por meio de profecia, na meditação, durante a leitura da Palavra e por meios de circunstâncias, Ele falou ao meu coração e me deu conselhos e orientações claros que funcionaram. 
Sei, por experiência pessoal, que Deus Se importa, está interessado em mim e participará da minha vida se eu estiver receptivo a Ele.

2. A Palavra de Deus – O Antigo e o Novo Testamento falam da relação de Deus com o homem, Sua intervenção, orientação, conselhos, instruções e avisos.

São muitos exemplos do envolvimento de Deus no processo de decisão dos Seus seguidores, mas o seguinte, encontrado no Livro dos Atos, é muito bom:
“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.”
Mostra claramente que Deus tinha uma preferência quanto aonde os discípulos deveriam ir, e deu instruções específicas.
A Bíblia diz explicitamente que devemos buscar a orientação divina antes de uma decisão e que, se o fizermos, Ele nos orientará: “Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos.”

A fé de Davi na orientação divina fica clara nesta oração registrada no Livro dos Salmos: “Faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a Ti levanto a minha alma.“
Jesus disse que se precisarmos de algo, devemos recorrer a Deus e esperar que Ele nos atenda: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.”
Ao escolher os apóstolos entre Seus discípulos, fica evidente que Jesus acreditava que Seu Pai O guiaria nas decisões: “E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a Si os Seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos.”
As Escrituras deixam claro que Deus quer e intervirá se nós assim desejarmos.
3. O Espírito Santo – Além da experiência pessoal e dos exemplos na Palavra, pensei também na promessa que Jesus fez de que, quando Se ausentasse fisicamente, o Pai enviaria o Espírito Santo para habitar entre os que criam. Ele disse que o Espírito Santo viveria em nós.
“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, —o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, e vós, em Mim, e Eu, em vós.”
Se Deus enviou Seu Espírito para habitar comigo para sempre, faz sentido entender que Se interesse na minha vida, no que faço e nas decisões que tomo. Diria que Ele, na verdade, está muito interessado. — E não apenas interessado, mas envolvido.
A palavra grega parakletos usada em referência ao Espírito Santo no Novo Testamento significa conselheiro,ajudante, intercessor, consolador ou advogado. Gosto desses significados, que retratam o Espírito de Deus desempenhando todos esses papeis na minha vida. Adoro o fato de que Deus é meu parceiro no dia a dia, está interessado em mim, em quem sou e no que faço.
Vejo evidências suficientes do desejo de Deus de participar da minha vida ativamente e de iteragir comigo. É uma relação de cumplicidade. O Seu Espírito habita em mim, guia minhas decisões e ajuda na jornada na vida. Estou muito agradecido por Ele não ter simplesmente “dado corda” em mim e Se afastado. Pelo contrário, deu-me meios para Fonte:Meditação Diária.
"Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." Gênesis 3:4-5


Pensamento: As palavras da serpente despertaram na mulher e também no homem, um desejo orgulhoso de ser igual a Deus. No entanto, ao desobedecer a Deus e aceitar a proposta satânica, não conseguiram o que almejavam e perderam a posição que tinham. Será que muitas vezes, não temos deixado o inimigo nos iludir com propostas que têm nos afastado do propósito de Deus ? Vamos orar e vigiar, para que Deus nos mantenha firme em seu propósito.


Oração: Pai querido, por favor eu peço que o Espirito Santo venha inquietar meu coração, para eu não ser iludido pelas propostas que vem do inimigo. Coloco minha vida na Sua presença, para que o Senhor tome conta das minhas decisões. Ajuda-me sempre a decidir por aquilo que for a Sua vontade na minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ESCAPE DA AREIA MOVEDIÇA

                                          uito antes da primeira vítima do filme de Indiana Jones cair pela primeira vez em uma armadilha e de a computação gráfica insuflar novo alento de vida nos zumbis, uma das cenas mais aterrorizantes que se via na telona era aquela em que alguém caia em areia movediça
. Nenhum episódio de Tarzan seria completo se o herói não impedisse uma alma inocente de ser tragada até a morte pela areia gulosa (como dizem no Norte do Brasil) ou, alternativamente, se não mostrasse o vilão ser engolido e desaparecer aos poucos da superfície.

Às vezes, os problemas parecem nos puxar para baixo da mesma forma e quanto mais nos debatermos, mais rapidamente afundamos. Entretanto, raramente as coisas são de fato tão ruins.
 As leis da Física deixam claro que é praticamente impossível alguém submergir na areia movediça além do nível da cintura
. O resgate pode ser difícil e demorado, mas a vítima não afundará totalmente.

 Da mesma forma, os que têm uma fé viva em Deus submergem apenas parcialmente e ficam presos aos seus problemas apenas temporariamente.

Se pesquisar no Google “como escapar da areia movediça” encontrará dicas que, juntas, podem formar um plano básico.
 Adaptadas à abordagem da fé para o enfrentamento de problemas em geral, essas instruções podem ganhar a seguinte redação:

* Não entre em pânico. Reagir em descontrole poderá fazê-lo afundar mais rapidamente. Tente relaxar. Controle seu espírito e confie que Deus está no controle do resto.

* Ore. Deus sempre tem um plano melhor do que qualquer outro que você possa traçar.


* Livre-se de pesos desnecessários.


 Os problemas parecem dar importância demais às coisas de menor valor.


* Distribua o seu peso.
 Apoie-se em Deus. “Ele sustenta … com braços eternos.”

* Seja paciente. Ações lentas e bem pensadas produzem melhores resultados do que atividades frenéticas.

* Descanse regularmente. Higienize sua mente e refresque seu espírito meditando em pensamentos positivos e edificadores da fé, fundamentados na Palavra de Deus.
João 14:1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 16:33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
2 Coríntios 7:1 Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.Fonte Meditação Diária..

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Salmos 91:11


Pensamento: Muitas vezes parece que escolhemos o caminho errado, mesmo assim a promessa de Deus é que em "todos" os caminhos estaremos guardados por Seus anjos. Neste versículo o Senhor mostra o quanto somos importantes, pois até mesmo aos anjos Ele dá ordens ao nosso respeito.


Oração: Pai querido, livra meus pés de pisarem no caminho do mal, mas se por ignorância eu estiver no caminho errado, que os teus anjos me guardem e me coloquem de volta no caminho certo. Obrigado por cuidar de mim, e mostrar como sou importante para o Senhor. Amém.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

vá para o Topo

   Um grupo de amigos já de uma certa idade passaram suas férias de verão subindo colinas de baixa altitude.
 Era grande a alegria do grupo ao conquistar cada cume —uma tarefa nada fácil, considerando os problemas nas costas e outros males que às vezes vêm com a idade.
 É uma atividade árdua, mas as vistas gloriosas compensavam as dores musculares e a fadiga. 
Se lhes perguntar por que não passam as férias relaxando em uma praia tropical, não vão nem considerar a hipótese.
 Preferem subir seus morros, apesar do esforço. 
Dizem que não há satisfação igual à que sentem quando alcançam um cume.
Para este exercício espiritual, visualize uma cordilheira. Concentre-se em uma imagem ou use sua imaginação
. Dê a cada pico o nome de um dos seus problemas e desafios. Chame um de contas a pagar, o outro é a promoção ou o emprego que espera conquistar, o seguinte poderá batizar segundo uma doença crônica e assim por diante.
 Você se sentiu mal e ficou preocupado ao ver essas dificuldades enormes no seu horizonte? É hora de mudar a perspectiva!
Escolha um dos picos e imagine-se escalando-o. Existem dificuldades para subir pelos penhascos rochosos, mas você não está sozinho nessa empreitada, pois conta com um guia forte, experiente e capaz. O Senhor promete: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos.” Ele oferece ajudá-lo quando estiver escalando as rochas. Ele o guia por um caminho seguro. Juntos, vocês conseguem.
 Você está feliz, até ansioso, só de se imaginar no alto da montanha.
  Lembre-se que é um desafio fascinante, não algo monótono. Agora, imagine-se com Jesus celebrando sua chegada ao pico. Você atingiu sua meta!
“Se a conquista de um pico produz momentos de exultação e felicidade, que não se pode comparar a nada na existência monótona e materialista dos tempos modernos, também impõe alguns perigos. A meta dos grandes alpinistas não é ficar cara a cara com o perigo, mas é um teste o qual têm de enfrentar  para merecer a alegria de se erguer por um instante acima do estado de larvas rastejantes. Sobre uma bela e majestosa montanha, vivemos horas de nobreza fraternal, calorosa e extasiante. Aqui, por alguns dias, deixamos de ser escravos para sermos homens. É difícil voltar à servidão.” —Lionel Terray (1921-1965), montanhista francês 
Filipenses 4:13 Tudo posso naquele que me fortalece.
Provérbios 16:3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Mateus 16:26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia." Salmos 25:4-5


Pensamento: Quando sofri o AVC, fiquei furioso com Deus. Como é que Ele tinha permitido que aquilo acontecesse a mim, uma servo fiel? Eu oro, estudo a Bíblia e trabalho em missões. Não seria isso suficiente para garantir que tais coisas não me acontecessem? Durante aqueles meses irados, não ouvi nada de Deus. Chorei, gritei e, ainda assim, Ele permaneceu silencioso. Aos poucos, o silêncio tornou-se um convite para buscar a Deus. Procurei as Escrituras. Escavei fundo, visitei uma nova igreja e li novas lições da Bíblia. Três anos depois, minha amargura passou e minha sensação de relação íntima com Deus foi restaurado. Durante o silêncio, mergulhei ainda mais fundo em meus estudos do que teria feito se O sentisse bem perto. Saí da experiência com um melhor conhecimento das Escrituras. Quando pareceu que Deus tinha-me voltado as costas, prestei atenção. Embora Deus possa estar silencioso, Ele está sempre presente. Deus nos conhece e toma conta de nós, mesmo quando não podemos ouvir Sua voz. Finalmente, percebi que Ele suportou o fardo da minha ira, foi o único que me amou incondicionalmente.

Oração: Obrigada, ó Deus, por Tua fidelidade. Embora possamos não sentir a Tua prese
nça em todo o tempo, ajuda-nos a reconhecer que estás sempre conosco. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

GENERSIDADE EXTRAVAGANTE






                                           O ato de dar melhora nosso relacionamento com nossos bens e com o mundo material no qual vivemos.
 Todos gostamos de ganhar dinheiro, mas há outras coisas que também desfrutamos, tais como o amor de nossa família, pertencer a uma comunidade, a sensação de que a vida tem significado, que estamos realizando algo, contribuindo e ajudando.
 Gostamos de fazer uma diferença positiva na vida das outras pessoas.
 Mas como manter o equilíbrio e a perspectiva? Como adequadamente garantir para nós e os nossos as necessidades básicas como comida, abrigo, educação e saúde e, ao mesmo tempo, ter propósito na vida?
 Como podemos evitar nos preocuparmos excessivamente com as coisas que, em última análise, não satisfazem, para cultivar as que trazem verdadeira satisfação? A prática intencional da generosidade nos ajuda a hierarquizar melhor nossas prioridades.
O ato de doar reflete a natureza de Deus. Damos porque somos criados à Sua imagem, e Sua natureza essencial é dar
. Somos criados com a natureza de Deus impressa em nossas almas, para sermos sociáveis, compassivos, interligados, amorosos e generosos. A generosidade extravagante de Deus é parte da nossa essência também.
 Mas vivemos com a ansiedade e o medo, influenciados por uma cultura que nos faz acreditar que jamais teremos o bastante. 
Deus enviou Jesus Cristo para nos levar de volta ao que somos e a Deus.
 A Bíblia diz para termos “o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus”, e assim nos tornarmos livres. Crescer na graça de dar é parte da jornada de fé do cristão, uma resposta que os discípulos de Cristo oferecem ao chamado de Deus para fazer uma diferença no mundo.
Eclesiastes 5:10 Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido.Fonte: Meditação diária.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." Joel 2:28

Pensamento: Este texto fala sobre o tempo em que vivemos hoje, o espirito santo de Deus está no meio de nós.
 Então não podemos abandonar nossos sonhos, devemos buscar a visão de Deus e profetizar sobre nossa vida, nossa família, nossos negócios, e crer que a promessa de Deus se cumprirá em nossa vida.


Oração: Espirito santo de Deus, derrama sobre mim sua unção, e toma conta da minha vida, da minha alma, dos meus pensamentos. Quero agir conforme o teu querer, quero continuar sonhando e profetizando sobre minha vida. Afasta de mim toda palavra negativa, toca nos meus lábios para que o meu falar seja conforme a tua vontade, guia meus passos de acordo com a sua visão. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

ALEGRIA












                      Frase para refletir:
“Estou sempre alegre e essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida” (Charles Chaplin).

A alegria adquire-se, é um aprendizado, é uma busca existencial de cada um. 
A alegria é uma atitude de coragem, pois cria uma dis-posição interna na alma da pessoa.
 Ser alegre não é fácil, é um ato da vontade. 

Depende um querer intenso que faz com que sejamos capazes de superar as tristezas e provações da vida…
A alegria não é apenas um conceito abstrato, ela deve ser um modo de ser, uma manifestação em nossas vidas. Ser alegre melhora a saúde física e emocional e faz-nos aproximar ainda mais da felicidade… Se você busca a alegria como seu modo de viver você a conseguirá, pois ela revela uma alma sensível e capaz de ver a bondade que há em cada pessoa!   Fonte:Meditação Diária.









Cinco pilares do sucesso financeiro

a fonte de estresse e até preocupações é a falta de dinheiro.
 Nas horas de aperto, é bom lembrar que Deus é a fonte da provisão financeira.
 “Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam.
” É tudo dEle e Ele gosta de dar o que tem.
 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abr
e.” Entretanto, por mais que Deus queira lhe ajudar, se em sua “casa” financeira estiver faltando alguns dos principais pilares, não suportará.
 É preciso acreditar que Deus é capaz de suprir e, então, pedir e agir. É aí que conhecimento, bom senso nos negócios e planejamento entram em cena. Felizmente, Deus tem dado uma abundância de conselhos práticos quanto ao que fazer para estar nas melhores condições para receber Suas bênçãos financeiras.


1. Trabalhe para valer. Pode parecer óbvio, mas muita gente não trabalha como deveria e depois não entende por que as coisas não dão certo.
 O sucesso nos negócios ou mesmo a manutenção de um bom emprego depende de trabalhar com vontade e o tempo necessário. 
Por mais esperta, qualificada ou habilidosa que a pessoa seja, se não trabalhar, Deus provavelmente não poderá abençoá-la tanto quanto gostaria.
 “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.” “Os pensamentos do diligente tendem à abundância.”
 “O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos é falto de juízo.”

2. Valorize e preserve as bênçãos de Deus. O Senhor é um investidor sábio. Ele dá mais para os que Lhe são gratos pelo que receberam e demonstram dar valor ao que têm, cuidando bem das bênçãos materiais que Ele dá, sendo econômico com o dinheiro que Ele supre e não abusando da Sua generosidade. Não seja negligente nem desperdiçador.
 “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito”

3. Dê a quem precisa. Deus vê o sofrimento dos pobres e quer ajudá-los, mas, muitas vezes escolhe fazer isso por meio de agentes terrenos, como você e eu. Por quê?
 Para que possa abençoar tanto quem dá quanto quem recebe. “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livra no dia do mal.” “A alma generosa prosperará; o que regar também será regado.” “Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.” “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.”

4. Peça pelas coisas certas. Deus diz: “Pedi e recebereis”. Mas também explica: “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres.” Deus adora nos ver felizes, mas também tem uma visão mais ampla que a nossa. Ele diz: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Ele sabe o que, no longo prazo, será melhor para nós e para todos os envolvidos e, com base nisso, atende às orações.
 É por isso que devemos orar não apenas para Deus prover o que precisamos, mas também para que estejamos alinhados com Deus, orar pelo que Ele sabe ser o melhor, em vez do que nós queremos ou achamos ser o certo. “Esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que Lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que Lhe fizemos.”

5. Veja a riqueza de forma saudável. A vida está cheia de coisas que valem mais que o dinheiro. “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente.” Não faz sentido pensar que o dinheiro trará verdadeira felicidade Mantenha sua vida espiritual e seu relacionamento com Deus fortes e procure ser um bom exemplo de seguidor sincero e íntegro de Cristo. “Buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” “Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti, e te seguirão.” “Se O ouvirem, e O servirem, acabarão os seus dias em prosperidade, e os seus anos em delícias.” “Deus Não nega bem algum aos que andam na retidão.”
Deuteronômio 8:18 Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Provérbios 3:9-10 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros
ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Mateus 6:33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.