quarta-feira, 6 de abril de 2016

tUDO bELO




                     

Em um raro dia em que tive um pouco de tempo para organizar algumas coisas, cheguei a uma conclusão sobre mim não muito elogiosa:
 tenho um monte de “obras inacabadas”, pelo menos no que diz respeito a projetos pessoais.
 Esforço-me para cumprir prazos em meu trabalho porque há pessoas que dependem de mim e não quero ser motivo de decepção para ninguém.
Por outro lado, muitas coisas permanecem incompletas.
 São trabalhos em ponto-cruz pela metade que jazem em minha gaveta; posts para meu blog — quase 200 — parados na caixa de rascunho; fotos e mais fotos empilhadas sobre álbuns para fotografias em vez de estarem ordeiramente distribuídas dentro deles.
E há também os livros ou romances que espero escrever. 
Criei uma planilha do Microsoft Excel com títulos provisórios para trabalhos de ficção e não ficção. Uma coluna informa o número de palavras escritas em cada livro. 
No total, são mais de 200 mil palavras, mas nenhuma dessas obras em andamento conta 20 mil.
Fico me perguntando por que tantos dos meus projetos pessoais ficam por concluir.
 Por que é difícil levá-los até o fim? Por que sou assim?


Uma razão pode ser o constante fluxo de ideias que tenho. Acordo de manhã de um sonho vívido e até a hora do almoço já tenho o esboço para um livro.
 Poemas começam a ganhar forma quando estou no ônibus, lendo ou fazendo algum trabalho.
O que dizer dos posts do meu blog?
 Toda vez que pensamentos aleatórios ganham traços de coesão começo a escrever. Isso pode ser provocado por uma experiência daquele mesmo dia ou uma memória de algo distante no passado, ou alguma percepção que se cristalizou em minha mente.
O problema é que começo. Mas aí uma ligação telefônica, a chegada a meu destino ou um pedido de um dos meus filhos me impõem a necessidade de completar meu outro trabalho ou preparar o jantar. E o que foi começado não é terminado.
Procrastinação? Excesso de atividade? Falta de organização
? Muitos castelos nas nuvens? Todas essas alternativas? Qual é a solução para levar esses e outros projetos da categoria “pendentes” para a de “concluídos” para que possam fazer alguma diferença?
No livro The Weathering Grace of God (A resistente graça de Deus — tradução livre), Ken Gire escreve sobre a importância da “quietude”.
“Os poetas conhecem a importância do… silêncio
. Sabem que, se se aquietarem o bastante, a arte na qual estão trabalhando falará com eles, dizendo-lhes o que quer ser e o que precisa que eles façam para isso. Todos os artistas sabem disso — trabalhem com tinta ou argila, palavras ou notas musicais.
“Michelangelo soube permanecer em silêncio diante da pedra e ouvir o Davi preso nela. 
Strauss calou-se às margens do Danúbio para escutar à valsa executada pelas suas águas. Monet não disse palavra quando o sol banhava os lírios à beira da lagoa… Nossa cultura sabe pouco sobre esse tipo de contemplação.”
As melhores ideias e suas respectivas conclusões demandam não apenas tempo de execução, mas também quietude e tranquilidade de corpo, mente e espírito. É preciso escutar para saber como esses pensamentos desejam ser expressos e materializados.
 Se eu me aquietar e escutar, saberei como levar a cabo qualquer um dos projetos que me esperam incompletos.

É fácil começar algo. É bom começar algo.
Um bom começo é meio caminho andado. Mas terminar algo — ir até o fim — nem sempre é fácil.

Demanda algum tempo, paciência e fé — coisas que nem sempre temos nem se veem abundantes à nossa volta. Mas ao ouvir a voz de Deus que nos sussurra quando paramos para escutar, vamos saber o caminho a seguir. Vamos saber terminar o que iniciarmos… e o que Ele começou em nossas vidas
De certa forma, todos somos obras inacabadas de Deus.
 Ele tem muitos “projetos” bem começados e, de certa forma, perfeitos, mas que não estão concluídos
. A obra do Mestre continua: os traços, os cortes, o polimento… cada fase acompanhada de uma promessa: “Tudo fez formoso em Seu tempo.”
E quem diria… terminei este artigo!
Romanos 12:12 (NVI-PT) Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 8:25 (NVI-PT) Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.
Gálatas 6:9 (NVI-PT) E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.Fonte Meditação diária.
"Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si." Ezequiel 14:3a


Pensamento: Idolatria não é apenas o culto e adoração as imagens pagãs, qualquer coisa que colocamos acima ou no lugar de Deus, torna-se um ídolo. Muitas vezes pecamos por colocar confiança demais na segurança de um emprego, por gastar horas com alguma coisa que nos tira o tempo que poderiamos ter com Deus, por apego a coisas materiais, por ter mais amor por alguém ou a uma determinada coisa, ou a nós mesmos, mais do que o amor que deveríamos ter por Deus.



Oração: Pai querido, perdoa pelas vezes que coloquei qualquer coisa no Seu lugar ou até mesmo acima do Senhor. 
Quero amar ao Senhor com todo o meu coração, toda a minha alma, com toda minha força, e com todo meu entendimento. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário