terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

AS DEMORAS DE DEUS NÃO SÃO UMA RECUSA

                                       







Pergunta: 




Já me disseram que a oração é uma coisa garantida e que sempre que eu orar, Deus me ouvirá. Por que então, algumas das minhas orações não são atendidas?
Resposta: Todos nós já ficamos desapontados quando uma situação não aconteceu como queríamos. 
E se tivermos orado contando com um certo resultado e este não ocorre, aí a decepção é dupla, primeiro por que não recebemos o que esperávamos, e segundo, porque aparentemente Deus nos falhou.
Mesmo quando há razões óbvias e plausíveis pelas quais algo não aconteceu como queríamos, 
imaginamos por que é que Deus não fez acontecer mesmo assim. 
Afinal, se Ele é Deus, tem condições de fazer qualquer coisa. 
E, se nos ama tanto quanto a Bíblia diz, por que não atendeu à oração? 
Em momentos assim é fácil ficar ressentido com o Senhor por não responder a uma oração.
Obviamente, não é correto questioná-lO dessa forma acusatória, como se soubéssemos mais do que Ele.
 Entretanto, é bom perguntar por que as coisas não deram certo, pois nos ajudará a alcançar resultados melhores na próxima vez.
A primeira coisa a lembrar é que Ele nunca deixa de fazer o que for melhor a todos os envolvidos e sempre honra Suas promessas dadas na Bíblia.
 Nós, por outro lado, podemos falhar e com certeza falhamos às vezes.
 Também, por nos ter concedido o livre arbítrio, a capacidade de Deus de atender nossas orações é muitas vezes limitada pelas nossas decisões ou de outras pessoas.
As seguintes são algumas boas perguntas que devemos nos fazer quando parecer que nossas orações não estão sendo ouvidas:
*
 O meu pedido foi motivado por amor e interesse altruísta por todos os envolvidos?
* Eu acreditei nas promessas da Palavra de Deus e as reivindiquei?
* Eu traduzi minha fé em ações, fazendo todo o possível para produzir os resultados desejados?

* Foram as decisões de outras pessoas que impediram Deus de fazer o que Lhe pedi?
* Será que ainda não era a hora de Deus responder, ou o plano dEle para mim era outro?
* Será que essa “outra” resposta que Deus me deu no final vai ser melhor?
As demoras de Deus não são recusas

Deus, infalivelmente, atende as nossas orações, mas nem sempre na mesma hora, ou exatamente como esperávamos. Às vezes Ele diz sim; outras vezes, diz não ou espere.
 São vários os fatores que contribuem para o processo, dentre os quais estão você e a sua situação, Deus e a Sua vontade, e as situações dos outros envolvidos.
 O resultado não está completamente sob seu controle, e Deus, propositadamente, escolheu limitar-Se a não ter o domínio total tampouco, o que explica por que nossas orações nem sempre são respondidas na hora. 
Entretanto, quando as condições estão alinhadas para o resultado que Deus sabe ser o melhor, Ele atenderáasua oração. 
Nunca duvide, nem mesmo por um momento, que Deus atenderá o seu chamado.
 Confie nEle e Lhe agradeça pela resposta, ainda que não a veja imediatamente!

A Diferença
Levantei cedo uma manhã
E corri para o dia começar.
Tinha tanto para fazer
Que não tive tempo para orar.
Problemas surgiram de todos os lados,
E cada tarefa mais difícil pareceu.
“Por que Deus não me ajuda?” 
— perguntei.
“Você não pediu!”
 — Ele respondeu.
Tentei chegar à presença de Deus,
Usei todas as minhas chaves para a porta abrir
Deus gentil e amorosamente me corrigiu:
“Filhinho, você não bateu!”
Eu queria ver alegria e beleza
Mas o dia cinza e frio continuou
Perguntei:
 “Deus, por que não me mostrou?”
Ele respondeu:
 “Você não buscou”.
Levantei-me cedo esta manhã
E parei antes de o dia começar
Tinha tanto para fazer
Que tive de parar para orar!
— Fonte Devocional Diario.

João 15:7 (NVI-PT) Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
João 6:44 (NVI-PT) Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.
Lucas 18:1 (NVI-PT) Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Olavo Guerrero: O PODER DA ORAÇÃO PARTE 2

Olavo Guerrero: O PODER DA ORAÇÃO PARTE 2:                                            Obedeça a Deus e faça a Sua vontade. João 9:31 Nós sabemos que Deus não ouve a pecadore...

O PODER DA ORAÇÃO PARTE 2

                                          Obedeça a Deus e faça a Sua vontade.




João 9:31 Nós sabemos que Deus não ouve a pecadores.
 Ele ouve ao homem que é temente a Deus e faz a sua vontade.
João 15:7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
1 João 3:22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que lhe é agradável.

Submeta-se a Deus e ore consoante a vontade dEle.
Salmo 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.
Mateus 6:10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Lucas 22:42 Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
João 5:30 Eu não posso fazer nada de mim mesmo;
 como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, pois não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

1 João 5:14 Esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Seja humilde ao orar.
Daniel 9:18 Não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
Lucas 18:10-14 Dois homens
subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro, cobrador de impostos.
11 O fariseu, posto em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo o que possuo. 13 O cobrador de impostos, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:
 Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele.

Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Tiago 4:6 Antes, ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Quando orar, lembre a Deus das Suas promessas.
Gênesis 32:6-12 Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo:
 Fomos a teu irmão Esaú, e também ele vem a encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.
 7 Então Jacó temeu muito e se angustiou, e repartiu em dois bandos o povo que com ele estava, e as ovelhas, os bois e os camelos. 8 Porque dizia:
 Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará. 9 Disse mais Jacó:
 Ó Deus de meu pai A braão, e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem; 10 sou indigno de todas as beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo. 
Com o meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. 
11 Livra-me, peço-te, das mãos de meu irmão, das mãos de Esaú, pois eu o temo, para que não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos. 12 Mas tu disseste:
 Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar.

Neemias 1:4-11 Quando ouvi estas palavras, assentei-me e chorei.
 Lamentei por alguns dias, e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus
. 5 Então eu disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a benignidade para com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 6 estejam atentos os teus ouvidos, e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos.
 Faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti: também eu e a casa de meu pai pecamos.
 7 Temos procedido perversamente contra ti, e não temos obedecido aos mandamentos, nem aos estatutos, nem aos juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. 8 Lembra-te da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: 
Se fordes infiéis, eu vos espalharei entre os povos, 9 mas se voltardes para mim, e obedecerdes aos meus mandamentos, e os cumprirdes, ainda que os vossos exilados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que escolhi para ali fazer habitar o meu nome. 10 Estes ainda são os teus servos e o teu povo que resgataste com o teu grande poder e com a tua poderosa mão.
 11 Ah! Senhor, estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à dos teus servos que se deleitam em reverenciar o teu nome.
 Dá êxito a teu servo, concedendo-lhe favor perante este homem. Eu era copeiro do rei.

Posso pegar o meu telescópio e ver quilômetros de distância no espaço; mas também posso pôr o meu telescópio de lado, ir para o meu quarto, fechar a porta e, em oração fervorosa, consigo ver mais do Céu e me aproximar mais de Deus do que quando estou equipado com todos os telescópios e instrumentos do mundo.
— Isaac Newton


Assim que acorda cada manhã, todos os seus desejos e esperanças para o dia o tomam como animais selvagens. E sua primeira obrigação pela manhã é afugentá-los; ouvindo aquela outra voz, obtendo aquele outro ponto de vista, permitindo que aquela outra vida maior, mais forte e mais quieta flua.
— C.S. Lewis Fonte Devocional Diário.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Louve e agradeça ao Senhor antes de Lhe apresentar o seu pedido.

Salmo 95:2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.
Salmo 100:4 Entrai pelas portas dele com ações de graça, e em seus átrios com louvor; rendei-lhe graças, e louvai o seu nome.
Filipenses 4:6 Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus.
Seja específico e peça o que precisa.
Mateus 7:7-8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 
Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.
Mateus 21:22 E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
João 16:24 Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Tiago 4:2 Nada tendes porque não pedis.
Ore no nome de Jesus.
João 14:13-14 E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
João 16:23 Naquele dia nada me perguntareis.
 Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dará.

Ouvir o que Deus tem a dizer também faz parte da oração.

Números 9:8 Esperai, e ouvirei o que o Senhor vos ordenará.
1 Samuel 3:9-10 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e se ele te chamar, dirás: Fala, Senhor, pois o teu servo ouve. Então Samuel foi e deitou-se no seu lugar. 10 Veio o Senhor, e ali esteve, chamando como das outras vezes: Samuel! Samuel! Respondeu Samuel: Fala, pois o teu servo ouve.
1 Reis 19:11-12 Disse-lhe Deus: Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar. 
Então um grande e forte vento fendeu os montes e despedaçou as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento.
 Depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo.
 Depois do fogo uma voz calma e suave.
Ore em fé.
Mateus 21:21-22 Jesus respondeu:
 Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. 22
 E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Marcos 11:24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso.
Romanos 4:21 Estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para cumprir.
Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Tiago 1:5-7 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada. 
6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.Fonte Devocional Diário.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

REENCONTRO

                       Frase para refletir:
“O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto” (José Saramago).
Para poder enxergar o que está muito próximo é preciso dar um passo atrás…
 Da mesma forma, faz-se necessário muito esforço para conquistar o que está perto.

 Na busca está toda a dis-posição, todo o desejo e toda antecipação da alegria do encontro.]
 Já foi dito que há mais alegria no ir do que no chegar, pois no ir já estamos a caminho e na energia de sentir (e perceber) o que está por vir…


Na vida existem muitos encontros e despedidas, pois não podemos levar tudo conosco.
 Sempre fazemos escolhas, deixando muitas coisas para trás para podermos levar algumas.
 Em todas as encruzilhadas da vida, deixamos também caminhos (não seguidos) para trás…
 Não chores nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: o reencontro!Fonte Meditação Diária.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

REFLITA Qual é a forma correta de educar os filhos?





Sinais preocupantes de que os pais não estão sabendo educar os filhos

No processo de educação dos filhos, não podemos garantir a eficácia de modelos, afinal, as pessoas são diferentes. Há, porém, trilhas a serem percorridas, as quais levam à jornada de educar os filhos ao sucesso na maioria das vezes.

Constatamos que os pais de outras gerações erravam, mas encaminhavam com firmeza os filhos. 
De uma forma geral, eram muito diretivos, propiciando um modelo autoritário, mas com limites claros.
 Na educação atual, observamos uma democratização do poder parental, onde as crianças expõem o que pensam, mas apresentam maiores fragilidades de respeito aos direitos dos outros.
                                    Foto: Copyright: Juanmonino

Equilíbrio na educação



No modelo anterior, existia o castigo, às vezes violento, mas limitador. 
Existe a necessidade do castigo, para que a criança entenda que a vida é feita com ônus e bônus; e quando infringirem algo, vão ser responsabilizados por seus atos. Assim como atos positivos podem nos trazer elogios. 
O segredo é equilibrarmos punição com recompensas, com ênfase no segundo, para trabalharmos a pulsão de vida que todos temos dentro de nós.

Para vivenciar um modelo democrático, é preciso estabelecer regras que, muitas vezes, os filhos não gostam, porque não têm maturidade para escolher. 

Os pais não perguntam se os filhos querem ir à escola, pois se isso acontecesse, estes, com certeza, prefeririam brincar. 

Por se preocupar e amar os filhos, levam-nos para a escola e explicam, dentro da capacidade de compreensão de cada um, que na vida existem momentos para o trabalho e para o lazer.
Leia mais:
.: 

Atenção aos limites

Um cuidado é importante: à medida que a criança amadurece, os limites vão sendo “flexibilizados” dentro da capacidade que ela tem de escolhas corretas.
Por outro lado, existem pais que cedem muito ou se deixam manipular pelas artimanhas dos filhos.

É importante que os pais tenham autoridade.
 O domínio emocional é sinal de que a situação está sob controle.
Por exemplo:
 se os pais gritam muito, acabam dando dicas para as crianças como esses adultos não aguentam pressão.

Acertei na educação dos filhos

Uma dificuldade da educação atual é que os pais querem ser amigos dos filhos, o que é bom, desde que não tenham medo de serem pais como é seu dever.
Ou passam a ser escravos, fazendo pelos filhos e não os deixando assumirem tarefas adequadas a sua idade.

Quer saber se está acertando? Escute seu filho, converse sobre sentimentos e projetos.

 Ele precisa ter a certeza de que pode contar com você para ajudá-lo, mas também sabe que será cobrado se não respeitar os direitos dos outros, não cumprir com suas obrigações ou colocar em risco a sua própria felicidade.Fonte: Fundação João Paulo Segundo Cn.
A paz que inundou meu coração foi tão completaque penetrou cada fibra do meu ser. Durante os meses mais difíceis que se seguiram, apoiei-me em Jesus mais do que nunca. É difícil explicar, mas Ele Se tornou para mim um tipo diferente de apoio — mais completo.

As circunstâncias então pioraram.
 Minha doença se tornou crônica, debilitante e a dor às vezes era quase insuportável.
Foi nesse momento de crise, sem nenhuma força, que ouvi mais uma vez a gentil voz de Jesus: “Caia para trás! Apenas confie em Mim completamente e caia em Meus braços — como nas suas brincadeiras de criança.”
A experiência pareceu muito real e pude “assisti-la” em câmera lenta. Eu me senti no alto de uma montanha de aflições sob uma fortíssima tempestade. Abri os braços o máximo que pude, pendi para trás e caí sem restrições, em total abandono e em confiança absoluta. Lentamente, desprendi-me da esfera onde estavam os problemas e a tempestade e caí nos braços de Jesus! Era como se houvesse sido amparadao e envolvido em uma atmosfera macia que me cercou com amor. Ali estava eu, flutuando em um silêncio belo e escuro, salpicado de estrelas minúsculas.
Não quero chamar isso de espaço, pois eu não estava no vazio. Era algo vivo, cuja essência me encheu de coragem e fé.

E aos poucos me elevou cada vez mais, acima das montanhas. Senti o frescor do vento frio no meu rosto e, carregado sobre as asas do vento, comecei a voar! Pensei no versículo: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias” (Isaías 40:31). Senti a volta da alegria e meu espírito se revigorou. Foi refrescante e estimulador!


Então ouvi novamente Sua voz: “Aqui é onde você encontra liberdade.
 Quando estiver entrevado num leito de sofrimento, deixe seu espírito cair. Apenas caia.
 Caia sobre Mim. Solte-se e caia.”

De um momento para o outro “apoiar-se” ganhou um novo sentido.
 Ao cair, aprendi a me soltar completamente e cair — não apenas repousar, mas me largar nos braços eternos.
 Que experiência maravilhosa!
A ciência, com todo o conhecimento e experiência que tem acumulado, ainda não encontrou uma pílula que traga verdadeira paz interna que transcenda quaisquer circunstâncias.

Não há poção mágica para uma alma em desespero, nenhum tônico é capaz de curar um espírito ferido e esmagado sob o peso de um fardo insuportável.
Já passei por isso e encontrei paz.

 Ainda que minha condição externa não tenha mudado, meu interior foi curado.
Refiro-me à cura de uma dor interior mais difícil de suportar que a dor que a doença me traz.
Estou livre!
Romanos 10:9 (NVI-PT) Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 5:12 (NVI-PT) Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Lucas 14:23 (NVI-PT) “Então o senhor disse ao servo:
‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

RIBEIROS QUE NUNCA SECAM

Nunca esquecerei o dia quando despontou na minha consciência como realidade um fato: que as promessas da Bíblia são práticas e podem, na verdade, ser aplicadas às minhas necessidades cotidianas.
 Para mim foi uma revelação saber que Deus queria dizer exatamente o que disse nas numerosas promessas dadas na Sua Palavra e que as cumpriria totalmente à risca se eu, por fé, estendesse a mão e as reivindicasse categoricamente.

A Palavra de Deus diz que me foram dadas “grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas,” eu seja “participante da natureza divina” (Cf. 2 Pedro 1:4). Contudo, para o meu entendimento limitado, não passavam de linda linguagem bíblica, nada para se levar a sério nem aplicar à vida real.

Era como a escocesa muito ignorante que tinha passado a maior parte da sua vida escondida lá na região montanhosa da Escócia, tão pobre que a igreja tinha que pagar o aluguel da sua casa.
Um dia, quando o pastor lhe levou o dinheiro do aluguel, disse: “Dona McKintrick, por que o seu filho não 
a sustenta?
 Ouvi dizer que ele tem um bom emprego na Austrália e que é um bom rapaz e a ama muito. Não é verdade?”

“Ah sim,” disse a mãe, “e nunca me esquece. Todas as semanas me escreve as cartas mais amorosas!”
Curioso para saber mais sobre um filho que podia amar a mãe e ainda assim deixá-la sem sustento, o pastor pediu para ver algumas das cartas.

Pouco depois, a mulher voltou com dois pacotes. “Estas são as cartas dele,” disse-lhe entregando o primeiro pacote, “e estas são as lindas gravuras que me manda em cada carta. Cabem perfeitamente na carta e mostra que ele pensa em mim.”
“Uma gravura em cada carta?” O pastor estava mais curioso do que nunca. “Posso vê-las também?”
“É claro,” respondeu. “Algumas têm o rosto de um homem, outras um homem sentado num cavalo e outras têm o retrato do rei nelas. Veja, esta aqui tem o rei da Inglaterra. Viva o rei!”
“Viva o seu filho!” disse o pastor surpreso. “Minha cara amiga, sabia que é uma mulher rica? Isto é dinheiro. A senhora tem uma fortuna aqui! E só de pensar no que tem sofrido e nas necessidades que tem passado, quando todo este tempo tinha aqui em casa riquezas que pensava serem somente ilustrações bonitas!”
Este era sem dúvida o meu problema em relação às promessas da Palavra de Deus. 
Achava que não passavam de ilustrações bonitas, apenas linda linguagem. Nem me dei conta de como eram literalmente verdadeiras Suas promessas!
A Palavra de Deus diz: “Desse modo Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas” (2 Pedro 1:4) — e há centenas delas. Recursos ilimitados! Ribeiros que nunca secam.
Expectativa
Os cristãos estão divididos em duas categorias diferentes: os que oram e realmente esperam que algo aconteça e os que simplesmente oram mas não esperam que nada aconteça.
Oração é primeiramente um meio para chegar a um fim, um elo entre as nossas necessidades humanas e os recursos divinos.
 A oração não é para ser um “castelo nas nuvens” que tem sobre nós somente um efeito subconsciente, mas é algo extremamente prático, tão real, invariável e genuíno como usar o telefone.
 E a pessoa no outro lado da linha, o próprio Deus, nos diz: “Peçam e receberão. 
Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus” (Mateus 7:7; Tiago 4:2) (BLH).
Aceitação
Cabe a nós receber, e a Deus dar. 
As Escrituras dizem:
 “Tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso” (Marcos 11:24). 
A hora de crer é quando apresentamos o nosso pedido em oração e, se acreditarmos, receberemos.
“Esta é a confiança que temos nEle: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve.
 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que Lhe fizemos” (1 João 5:14-15). Não diz que vamos alcançar, mas diz que já alcançamos. Alcançamos agora, não porque qualquer dos nossos sentidos possa dar testemunho disso, mas porque Deus assim o disse.
“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1). Fé é acreditar que Deus vai responder, mesmo que ainda não se veja a resposta. Não é o que nós pensamos, mas o que Deus diz que conta. Não é o que sentimos, mas o que a fé afirma.
Fé apropriadora
Numa tentativa desesperada para ensinar o princípio de “fé apropriadora” aos membros da sua igreja, um pregador uma vez ofereceu o seu relógio de bolso, um objeto caro, a um grupo de meninos que estavam sentados no banco da frente.
— Filho, você gostaria de ter este relógio? — perguntou ao menino mais velho.
— O senhor não me engana! Sei que não fala a sério — respondeu o menino.

A pergunta foi repetida ao próximo menino, depois ao seguinte e sucessivamente a todos eles.
 Todos deram respostas semelhantes à primeira.
Finalmente, o pregador ofereceu o relógio a um que tinha por volta de cinco anos de idade, sentado na beira do banco, com olhos brilhantes e ansiosos focados atentamente no rosto do pregador.
— Garoto, você gostaria de…
Foi o suficiente
. Uma mãozinha gorducha agarrou o relógio e imediatamente embolsou o presente.
 Ao sentar-se novamente, o menino disse com um suspiro satisfeito e adulto que era exatamente o que ele queria há muito tempo.
Depois do culto, os outros meninos se reuniram em volta do pregador em protesto.
“Como poderíamos saber que falava sério?” 
“É exatamente o tipo de relógio que eu queria.” “Se a sua intenção era de fato me dar o relógio, por que não o pôs na minha mão ou me perguntou novamente, para assim eu ter a certeza da oferta?”
Somente o menino mais novo teve fé apropriadora e pôs a sua fé em ação.
Ação
Muitas pessoas acreditam nas promessas de Deus, mas de uma maneira meio impessoal e indefinida: “Ah, claro, elas se aplicam de uma forma geral, mas não especificamente a mim ou a esta situação.”

 No entanto, a pessoa que consegue resultados é aquela que, quando pede algo a Deus, põe a sua fé em ação como se já tivesse o que pediu.
Leva a sério o que Deus diz em alguma promessa, e considera o assunto encerrado.
 É o que muitas vezes se chama a “postura de fé”.
Numa passagem da Bíblia vemos uma esplêndida ilustração disto onde Jesus disse aos leprosos que o procuraram para que os curasse, que se apresentassem aos sacerdotes para serem purificados.
 Jesus não os havia curado ainda, mas as Escrituras dizem que “indo eles, ficaram limpos”. Ao porem a sua fé em ação e obedecerem, mesmo não tendo visto ainda as respostas às suas orações, Deus os atendeu. (Ver Lucas 17:12-14).
 Quando fazemos o esforço de crer, Deus honra tal passo e nos atende. 
Como alguém disse uma vez: “Quando a fé vai ao mercado, leva uma cesta.”
Ficar firme na fé
Certa vez eu orei e fiz tudo o que sabia fazer, mas ainda assim não veio resposta à minha oração. 
Cheguei ao meu limite e não podia fazer nada mais.
 Por que Deus não respondia?
Ao folhear a minha Bíblia enquanto orava, os meus olhos deram com estas palavras: 
“Havendo feito tudo, ficar firmes” (Efésios 6:13). Imediatamente vi a verdade. Estava praticamente culpando o Senhor por não atender à minha oração, quando eu não estava, de nenhuma maneira, fazendo a minha parte.
 Não havia assumido uma postura de fé.
Então comecei a louvá-Lo e agradecer-Lhe por a resposta estar a caminho. Seis horas mais tarde vi a resposta, mas não consegui louvá-Lo mais quando vi a resposta do que quando havia tomado a “postura de fé”, pois naquele momento ela já era minha, por fé. Vemos porque acreditamos, não acreditamos porque vemos.
Fé não é algo fora do comum, um sentimento glorioso, ou alguma sensação maravilhosa, como muitos pensam. 
É apenas acreditar exatamente no que Deus disse. Da mesma forma que você estende a mão e pega algo, a fé é a mão espiritual que se estende e se apropria das promessas de Deus e as toma para si.
João 5:39 (NVI-PT) Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
João 1:1 (NVI-PT) No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Mateus 15:4 (NVI-PT) Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.