quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PROBLEMA DO PROBLEMA

       
                                                                                  
 
“Se você quiser acabar com seu problema, pare de falar nele! Sua mente afeta sua                          boca e sua boca afeta sua mente” (Joyce Meyer, pastora e autora cristã americana, *1943).

“A boca fala do que o coração está cheio”. A palavra “problema” nos lembra uma questão que precisa de alguma solução. Problema é coisa que todo mundo tem. Uns mais e outros menos. Existe até aqueles que têm “pobrema” com o próprio problema. Há quem tenha problema com o “L” e o “R” do problema, trocando um pelo outro.

 O problema, no entanto, significa aquilo que se lança para adiante de si. E o que é lançado para adiante se torna algo distante do real da realidade.

 Fica no futuro. E no futuro fica sem resolver, pois ainda não chegou; daí o incômodo no presente.

 

Sem raízes no agora e colocado adiante ele vira uma espécie de pedra no caminho ou um obstáculo que conduz a pessoa a tropeçar nele e cair.
A isso se dá o nome de pedra de tropeço.
 A pedra de tropeço impede de avançar a cada vez que a pessoa levanta e recomeça.
 Isto é, ela está ali para paralisar a pessoa mesmo. Paralisada ela perde o controle e o domínio da situação e entra no estresse e na insegurança. Estresse por pensar no que ainda não é e não veio.
E insegurança por não poder segurar e nem assegurar-se do que desconhece e só imagina. Para tentar amenizar o estresse e a insegurança recorre-se ao recurso de falar do problema em forma de recordação, lamentação, indignação, revolta, e crítica azeda e reclamação.
 
 Ao fazê-lo espera-se ilusoriamente livrar-se dele.

 

 
Com isso vem o problema do problema que é o seu efeito na mente de quem fala dele continuamente sem resolvê-lo, a afetação.
 O que a boca fala afeta a mente, no sentido de atingi-la em cheio e modelar nela a forma da fala. Em outras palavras,

registra-se ou imprime-se na mente o que a fala expressa.
Ao imprimir na mente a mente exprime na fala
. E a fala vai aos poucos materializando no jeito de ser da

pessoa o que está na mente. Para sair desse círculo vicioso é necessário parar de falar do problema.
E parar de falar dele é bem outra coisa do que silenciar sobre o problema, mas deixar de fazer do problema um problema.
Quando deixamos de fazer do problema um problema ficamos mais soltos para a vida, para o presente, para o que podemos e sabemos fazer na situação do momento, confiados de que só podemos resolver mesmo uma coisa de cada vez.
 É mais ou menos na ótica do texto do texto sagrado do Eclesiastes 3,1 que deixa ser o tempo de cada coisa quando diz:
 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do

céu”. Confiemos nessas palavras sabendo que todo e qualquer problema tem sua solução, ainda que nem sempre dependa de nós mesmos para solucioná-lo.
 Façamos ao nosso tempo apenas o que sabemos e podemos.

 

 

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tiago 5:16

 

 

Pensamento: Às vezes estamos distantes do Senhor e até queremos nos aproximar outra vez, mas não encontramos forças !!! Sentimentos de vazio e tristeza tomam conta de nós !!! Quem sabe também um sentimento de culpa porque entendemos que estamos andando fora dos caminhos do Senhor
. Nossa alma está doente e não sabemos onde encontrar a cura.
 Mas Tiago nos ensina que ao confessarmos nossos pecados, somos curados.
Este é um mistério que pertence a Deus, mas podemos entender que isso acontece porque trazemos à luz àquilo que está em oculto.
Em outras palavras, ao confessarmos, estamos manifestando a Deus o nosso desejo de abandonar o pecado, e reconhecendo que somente Ele é capaz de nos perdoar e curar.

 

 

Oração: Senhor Deus, prepara um momento certo, uma pessoa certa, que seja comprometida com a verdade, que faça a obra do Senhor com compromisso, para que eu possa confessar minha angustia e minhas necessidades. Prepara alguém que saiba ouvir, aconselhar e guardar segredos, pois eu preciso receber a cura do Senhor, preciso encontrar descanso para o meu coração, preciso do Seu Santo Espírito sobre mim, para que eu possa continuar te servindo e adorando cada dia mais. Em nome de Jesus. Amém.

Donte: Meditação  Diária./Devocional Diário.
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário